Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Edvaldo se reúne com a DPE e STR de Tarauacá para discutir situação dos posseiros ameaçados por falsos projetos de carbono

 

A manhã deste sábado (13) foi de intenso trabalho em Tarauacá. Um encontro realizado no auditório do Sinteac reuniu o deputado estadual Edvaldo Magalhães, a Defensoria Pública Estadual (DPE/AC), trabalhadores da agricultura familiar e extrativistas, além do Sindicato Rural de Tarauacá. Na pauta, a discussão pela regularização fundiária de áreas ocupadas por posseiros há vários anos, que hoje estão ameaçados pelos falsos projetos de crédito de carbono.

A respeito deste assunto, o deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) destacou que, assim como está ocorrendo em Feijó, a Defensoria Pública vai ingressar com ações de usucapião, em defesa desses trabalhadores rurais. A ideia é assegurar o direito à posse conquistado por essas famílias.

“Estamos aqui em Tarauacá, com representantes de várias comunidades que tem um problema em comum: que é a luta pela regularização das suas posses, que moram há décadas, outros mais recentes, porém há mais de 10 e 20 anos, mas que estão sendo prejudicados e ameaçados por falsos projetos de crédito de carbono. É o golpe falso do carbono. Esse tipo de luta vai ter um desdobramento, porque aqui a Defensoria Pública do Estado abraçou a causa dos que menos tem. E, nós vamos ter ações ajuizadas ou mediadas para acordos com a Defensoria Pública e o Sindicato Rural dos Trabalhadores de Tarauacá”, explicou Edvaldo Magalhães.

O defensor público Celso Araújo, que coordena o Núcleo da Cidadania, disse que a Defensoria está atenta a essas questões. “Nós fomos convidados pelo deputado Edvaldo Magalhães para nós conversarmos com os moradores, verificar e atender uma demanda de regularização fundiária. Já estamos fazendo este trabalho de regularização fundiária com a comunidade rural de Feijó. Agora, estamos visitando a comunidade rural de Tarauacá, porque o trabalho da Defensoria é ajudar as pessoas mais necessitadas. É trabalhar em prol de quem mais precisa”.

O presidente do Sindicato Rural de Tarauacá, Sandro Falcão, agradeceu o apoio do deputado Edvaldo Magalhães e do defensor público Celso Araújo por abraçarem a causa.

“Ficamos muito gratos pela parceria que temos com o Edvaldo e o compromisso que ele tem com os trabalhadores. Hoje foi o começo de uma iniciativa que já vinha sendo travada há muito tempo, sobre a questão da regularização fundiária. Com a presença da Defensoria Pública, isso vai ser um grande avanço que vamos ter. Ficamos felizes com o apoio do deputado Edvaldo e da Defensoria Pública do Estado, através do doutor Celso”, disse.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Gladson recebe presidentes dos conselhos regionais de Engenharia NO/NE para debater infraestrutura

O governador Gladson Cameli se reuniu, nesta quinta-feira, 25, com os presidentes dos conselhos regionais …