Crise na Colômbia: 42 mortos e mais de 80 desaparecidos

Crise na Colômbia- 42 mortos e mais de 80 desaparecidos
Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Os protestos contra o governo explodiram no dia 28 de abril. A população foi às ruas contra a reforma tributária do presidente Ivan Duque que puniu as classes mais desfavorecidas e a falta de gestão da pandemia. Soma-se a isso o fato do enriquecimento das elites em contraposição ao empobrecimento da classe trabalhadora.

O presidente reagiu com repressão. Colocou o exército e a polícia nas ruas, com o apoio de forças paramilitares.  Já foram registrados assassinatos  cometidos pelas forças de segurança do governo; prisões arbitrárias;  centenas de feridos e a volta do estupro  como arma de guerra contra o povo.

A violência da repressão popular na Colômbia chamou a atenção de organismos internacionais que destacam a semelhança com a Doutrina de Segurança Nacional criada nos Estados Unidos, durante o período da Guerra Fria que considerava o povo e suas lutas como “inimigos internos”.

Os Estados Unidos formaram milhares de militares latino-americanos em cursos ministrados na Escola das Américas, inicialmente localizada no Panamá e desde 2001 em Fort Benning (Geórgia), onde continua a operar sob o nome de Instituto do Hemisfério Ocidental para Cooperação em Segurança. .

A sobrevivência da Doutrina de Segurança Nacional. 

Militares colombianos, assim como dos demais países da América do Sul, incluindo o Brasil,  foram treinados nos Estados Unidos nos últimos 20 anos. A Doutrina de Segurança Nacional inspirou os golpes e as ditaduras sangrentas que varreram o cone sul na década de 1970.

A Colômbia  tem sido a base ideológica da luta contra as insurgências e mobilizações populares, dos milhares de massacres impunes.

Desde o dia 28 de abril foram registradas 42 mortes e mais de 80 desaparecimentos.

Leia mais aqui:  elsaltodiario.com

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

“Tem hora que é preciso estancar a crise senão ela vai bater no gabinete do governador”, diz Edvaldo sobre perda de liderança de Henrique Maciel

Em discurso nesta terça-feira (21), o deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) voltou a falar sobre …