Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Caso pode ganhar repercussão nacional

Caso pode ganhar repercussão nacional

Caso pode ganhar repercussão nacional
Caso pode ganhar repercussão nacional

É Fantástico

Roda nos bastidores a informação que o repórter investigativo da TV Globo,  Eduardo Faustini está apurando o caso dos precatórios no Acre. Se a informação for confirmada em breve teremos o caso no Fantástico, principal programa dominical nacional. Faustini se notabilizou pelo quadro “Cadê o dinheiro que tava Aqui”. Em junho de 2020, foram presos em São Paulo, um juiz federal,  dois advogados e um diretor de Secretaria estadual por envolvimento num esquema de corrupção envolvendo a liberação de precatórios. A justiça lá, foi rápida. A investigação começou em 19 de março e três meses depois as prisões foram efetuadas.

Justiça Federal

Em relação ao caso dos precatórios em São Paulo, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), defendeu “a rigorosa apuração dos fatos… porque o trabalho da magistratura federal e o prestígio da instituição não podem ser arranhados por eventuais desvios, que, caso comprovados, devem ser punidos exemplarmente”.

Cui Bono

O Procurador Geral de Justiça aposentado, Edmar Monteiro, disse em entrevista ao “Cartas na Mesa“,  acreinfoco, que no Acre, é preciso que quem está investigando traga uma satisfação à sociedade a respeito do escândalo dos precatórios, porque enquanto isso não acontecer a aparência é de que não estão investigando. Existem três frentes de investigação: uma da Polícia Federal, uma do Ministério Público Estadual e uma da Polícia Civil. O depoimento do atual assessor especial do governo, Edmar Monteiro, foi prestado à Polícia Federal em três de fevereiro deste ano. 9 meses atrás. Segundo o Procurador Geral de Justiça aposentado, as instituições no Acre têm toda a estrutura necessária para investigar a fundo a questão. “Siga o dinheiro”, ensina.

Siga o dinheiro

Edmar Monteiro diz que muita gente ficou muito bem financeiramente com esse esquema dos precatórios que envolve achacar proprietários de precatórios. Achacar segundo o dicionário online é o mesmo que furtar, roubar, com recurso à intimidação ou violência: “teve gente que vendeu (abaixo do valor), porque lhe foi colocado que não havia expectativa de receber. Tão logo vendeu, o precatório foi pago”. O procurador aposentado comentou que soube dentro do Ministério Público que pessoas suspeitas de envolvimento no esquema estariam adquirindo imóveis fora do Acre e que uma só conta recebeu R$ 5 milhões de uma só vez. Monteiro também disse na entrevista “falam que havia a participação direta do Procurador Geral do Estado”. Ele sugere que os órgãos de controle façam uma avaliação de todos os pareceres para ver quem foi beneficiado e como foi sacado esse dinheiro. Se o dinheiro entrou numa conta e saiu logo em seguida, além da quebra de sigilo telefônico e bancário dos suspeitos.

Bem conhecido

O ex-procurador disse que informou ao governador Gladson Cameli (PP), que iria depor na Polícia Federal sobre o caso e que o governador não colocou empecilho. Ao voltar, Edmar Monteiro entregou nas mãos de Gladson, a única cópia do depoimento que possuía. O que em livre tradução pode ser entendido como- o governador lavou as mãos. Porque não colocou empecilho mas também não moveu uma palha para apurar. Não tomou nenhuma providência sobre o caso. Gladson também não se pronunciou sobre a esposa dele, primeira dama do estado ter trabalhado no escritório de advocacia acusado de captar clientes para os compradores de precatórios. A esse respeito o deputado Daniel Zen (PT) disse que “o governador do Acre está sob suspeita pela relação familiar incestuosa nesse caso dos precatórios” e que Gladson tem a obrigação de dar uma explicação para a população. E dessa vez comer pipoca sentado no chão não vai substituir o esclarecimento público.

Todo mundo na Europa

Governador e comitiva, prefeito e Secretário Municipal de Meio Ambiente,  Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público Estadual, o ex-governador Jorge Viana (PT)… todos na Escócia para a Cop 26. Não será por falta de representantes que o Acre não se adequará às exigências da Conferência do Clima.  Alguns estenderam a viagem por outros países. Menos o Secretário de Turismo que não integrou a comitiva governamental e ficou no Acre. Isso apesar do governador do estado ter afirmado que uma das suas intenções na Europa é fomentar o turismo de experiência. O prefeito Tião Bocalom (PP) por sua vez, anuncia a aquisição de 10 ônibus movidos por energia elétrica. Espera-se que a ideia faça parte de uma intenção de criar uma frota municipal e não adquirir os veículos com dinheiro público para entregar para a iniciativa privada, já beneficiada com R$ 2,5 milhões, recentemente.

Socorro Financeiro

Aliás este socorro prestado às empresas do transporte coletivo, pela prefeitura da capital ficou entalado na garganta de muita gente. O aporte financeiro foi dado após pressão das empresas que não pagaram seus motoristas e demais funcionários. Onde foi feita a confusão entre poder público municipal e banco de socorro a empresários, com crédito a fundo perdido é uma questão que precisa ser explicada. Até onde se sabe, cada um deve se responsabilizar pelas próprias dívidas. Que obrigação a prefeitura tem de pagar salários de funcionários de empresas privadas é uma pergunta que não cala. Acaso a prefeitura assume a dívida do pobre que não tem como pagar a passagem de ônibus? Parece permanecer ad infinitum a mania de se eleger com o voto dos pobres para governar para os ricos.

 

 Bom dia governador em exercício Major Rocha (PSL). É verdade que vossa excelência exigiu a implantação de ponto eletrônico nas empresas falidas, onde a suspeita é que tem gente recebendo sem aparecer no local de trabalho, inclusive gente que mora fora do Acre? Exigiu também transparência e publicação discriminada em D.O, da verba da mídia? Será que começou a novena à Nossa Senhora dos Aflitos? 

 

Esta é uma coluna de opinião

Contato: [email protected]

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Governo do Estado vai usar 39 milhões de dólares do Fonplata em infraestrutura urbana na capital

O governador Gladson Cameli assinou nesta terça-feira, 14, uma operação de crédito externo entre o …