Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Coluna da Angélica- Sérgio Moro prepara caminho para a presidência

– Sua Excelência o Governador

O Acre teve um novo governador nesta quarta-feira (23). Com o governador Gladson Cameli (PP) e sua vice, Mailza Assis (PP) fora do estado, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Luiz Gonzaga (PSDB), assumiu o governo. Modesto ao extremo, Gonzaga sequer enviou um comunicado à imprensa dando conta da mudança de status. O governador em exercício que não faz questão de títulos e é chamado de Gonzaguinha, é o tal que mantém a mesma expressão tranquila em qualquer situação ou plateia. Seja como deputado, presidente da Aleac, governador ou cidadão embrenhado nas matas em meio aos moradores das comunidades mais distantes, não muda a expressão nem o discurso. Entretanto, ele não conseguiu impedir a comemoração de sua legião de fãs que adoraram vê-lo ocupando o cargo mais importante do Acre.

– Tiro no pé

Parlamentares bolsonaristas que insistiram na realização de uma CPI dos Atos Antidemocráticos que ocorreram em 12 de dezembro de 2022 e 8 de janeiro de 2023, deram um tiro no próprio pé. A CPI aprovou a convocação do general Augusto Heleno, ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República) do governo Bolsonaro, para depor. O blogueiro  Oswaldo Eustáquio, considerado um dos principais incentivadores dos atos, também será ouvido. Miraram no Ministro da Justiça Flávio Dino e acertaram nos braços direito e esquerdo de Jair Bolsonaro. Atos irrefletidos em geral levam a labirintos sem saída. Agora é tarde. A sorte está lançada. O general Heleno é apontado como tendo jogado um papel fundamental nos atos antidemocráticos e acusado de ter estimulado todo o processo, inclusive os acampamentos em frente aos quartéis do exército.

– Voltando

Itamar de Sá, que já foi prefeito de Marechal Thaumaturgo por três vezes, afia as unhas para um possível 4º mandato no comando do município. A diferença é que o ex-petista que contou anteriormente com o apoio dos governadores do PT, Jorge e Tião Viana, aparece agora como um dos favoritos do governador Gladson Cameli (PP). As mudanças ideológicas na política são tão dinâmicas que o eleitor nem consegue acompanhar se não prestar atenção aos cargos, funções e prestação de serviços. Itamar que foi o “homem forte” de Tião Viana, tendo assumido a função de assessor especial nos dois governos Tião Viana no Juruá, mudou radicalmente e na sequência se transformou em um dos articuladores da campanha de Gladson Cameli.

-Rombo dos juros

A gritaria contra os juros de 13,75%, a taxa mais alta do mundo de juros reais, tem razão de ser feita e deveria ser ouvida…e atendida. Dados da Auditoria Cidadã da Dívida mostram que a cada 1% de aumento na taxa Selic pelo Banco Central (BC), o rombo no orçamento federal causado pelos gastos com a dívida pública aumenta 40,1%. O que resulta em mais privatizações, reformas absurdas como a trabalhista e a previdenciária, além de cortes de investimentos em áreas fundamentais para o desenvolvimento do Brasil. Quanto mais a dívida pública aumenta com os juros altos, os reais problemas da inflação não são enfrentados, a população se endivida, o acesso ao crédito é dificultado e falta dinheiro para tudo. A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann definiu a situação em uma frase: “quem gosta de juro alto é a Faria Lima, o Brasil não pode se dobrar ao mercado financeiro em detrimento da geração de empregos e desenvolvimento do país”

– …e rolo da Dívida

Em janeiro deste ano a Dívida Pública do Brasil atingia 73,5% do PIB. A dívida acontece quando o governo gasta mais do que arrecada e passa a ser financiado pelos credores. Os principais credores do Brasil são as instituições financeiras (bancos). É uma bola de neve que não para de crescer porque o governo vende títulos da dívida pública a investidores, que podem ser bancos ou outros países e tem que pagar juros. No ano de 2022,  46,3% dos gastos foram destinados ao pagamento de juros e amortizações da dívida. Em números redondos, 1,88 trilhão de reais. O governo Bolsonaro deixou 315 bilhões de reais de títulos da dívida para vencer em janeiro de 2023. Somente em 2023, até o dia 01 de março, foram gastos 482 bilhões de reais de juros e amortizações da dívida pública, o que corresponde a 66% de todos os gastos federais. Então quando for reclamar das condições da BR 364 e da falta de pontes, só para ficar em dois exemplos, saiba que os juros comeram.

-Assessoria

Uma boa assessoria transforma um político medíocre em ótimo. O contrário também é verdadeiro. Uma péssima assessoria transforma um ótimo homem público em péssimo político. Ciente disso o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), mantém sua bem azeitada equipe. Outro que parece ter aprendido rápido é o deputado Coronel Ulysses (União). Por lá, cada movimento é um flash. Ponto também para a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), que mesmo nos momentos mais conturbados da gestão não deixa a peteca cair. Em contrapartida outros…amadorismo, a gente vê por aí.

– Moro num país tropical

Não duvidem que o senador Sérgio Moro (União) esteja sendo preparado para disputar a presidência do Brasil em 2026. Pelo que se vê na imprensa os lances indicam a aposta. Esta última, o colocando como paladino do combate ao crime organizado e vítima em consequência, parece um degrau da escalada. O que para muitos não passa de oportunismo e manipulação tenta transformá-lo em herói e mártir, sem nunca ter sido. Fato confirmado pelo promotor Lincoln Gakyia que afirmou que Moro não fez nenhuma solicitação de transferência de Marcola e outros membros do PCC para os presídios federais. Gakyia desafiou os interessados, a verificarem os documentos que provam que o pedido foi assinado por ele (Lincoln Gakyia) e o juiz tomou a decisão. Segundo ele o acordo inicial de solicitação coletiva, dos secretários estaduais de Segurança, das administrações carcerárias (Ministério da Justiça), do Ministério Público não foi cumprido e Lincoln acabou assinando sozinho. Sérgio Moro entrou de gaiato nesse navio, portanto nada justificaria estar sob ameaça.

– Desmistificado

O jornalista Luís Nassif segue essa mesma linha de raciocínio e destaca os pontos fracos da histórinha mal contada. Se Sérgio Moro está  marcado por atos tomados dois anos atrás, de mandar líderes do PCC para prisões federais, por que a ameaça não se estendeu a nenhum diretor de presídio, nenhum outro procurador ou delegado que atua na linha de frente contra o PCC, mas contra um senador que não tem mais nada a ver com o tema? Outros dois pontos são destacados por Nassif:  a operação foi conduzida pela Polícia Federal de Cascavel, cidade do estado de Sérgio Moro e estourou no dia em que o governo Lula mudou a Superintendência da PF no Paraná, até então dominada por delegados bolsonaristas, apesar de ter sido acompanhada pela PF de Brasília. Além disso, foi Gabriela Hardt, juíza amiga de Moro, quem  ordenou a operação da PF e disse que Sergio Moro era alvo do PCC. Pois.

– Encontro em fotos

Pelas fotos que circulam nas redes sociais como registro do encontro do governador Gladson Cameli com o ex-governador e presidente da Apex, Jorge Viana (PT), parece que o petista nem estava a vontade nem satisfeito. Muito pelo contrário. JV não aparece sorrindo em nenhuma das fotos divulgadas. Em todas, a face crispada e o olhar de desconfiança dão o tom. Se realmente uma imagem fala mais que mil palavras, Gladson vai precisar melhorar o repertório para sensibilizar Viana.

Bom dia, prefeito Tião Bocalom (PP). Vossa Excelência finalmente aprendeu com o toró que castigou a capital que as soluções não estão em ônibus elétricos nem na distante Europa, mas no arroz com feijão da manutenção e escoamento das ruas? E ainda que mal pergunte: já andou pelas áreas afetadas? Tem gente com saudade do Marcus Alexandre…

Esta é uma coluna de opinião

Contato- [email protected]

Imagem- Polêmica Paraíba

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Governo inicia planejamento para realização da Expoacre Juruá

O governo do Acre iniciou nesta sexta-feira, 3, o planejamento para a realização da Expoacre …