Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Coluna da Angélica: alta incidência de raios e tempestade política

-Indeciso.com

Já saturou a paciência essa indefinição do ex-prefeito de Rio Branco e ex-PT, Marcus Alexandre. A posição de noiva disputada é interessante até certo ponto. Marcus passou do ponto. Não sabe para que partido vai. Não sabe se vai disputar a eleição municipal. Mais um pouco e não saberá mais nem o número do seu CPF.  Está merecendo o conselho do gato que ri da história Alice no país das maravilhas: “para quem não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”. Isso dá margem a especulações e certezas derrubadas no próximo minuto. A última é que ele pode vir a se filiar ao Podemos de Ney Amorim e disputar a prefeitura de Rio Branco com o ex-vereador da capital, Professor Roger do Cidadania de vice. Preparados para a tese ser derrubada em 3…2…1? Se for concretizada será a chapa dos ex. Ex-PT, ex-prefeito, ex-indeciso com ex-vereador de vice. Cuidado. Ex também é o radical de excluído.

-No MDB

Agora tem gente do MDB apostando que Marcus Alexandre será o candidato da legenda à prefeitura de Rio Branco. Na base do tudo é possível embora nada seja provável em se tratando da pessoa em questão, vale um acréscimo. O MDB estuda uma federação com Podemos, Cidadania e PSDB. Só que para depois da eleição de 2024. Isso soa mais como um delírio das cabeças medebistas. Uma aposta no mercado de futuros da bolsa política. O MDB não está com essa bola toda no vale do Acre para enfrentar uma eleição solo. E ainda tem que equacionar o fator Emerson Jarude que teria interesse em disputar a vaga. Refiro-me ao Vale do Acre porque no Juruá tem Jéssica Sales com chances reais de ganhar a prefeitura de Cruzeiro do Sul. Além disso, Marcus Alexandre deve levar em conta a fritura interna pela qual passam os candidatos do MDB. Alguém esqueceu o que fizeram com Mara Rocha na última eleição? Alguns medebistas não queriam bolsonaristas no partido. Mara é bolsonarista. Mas aprovar candidaturas para boicotar depois é no mínimo traição. Pegando leve, incoerência.

-Volta no Lira

O reinado de chantagem de Arthur Lira (PP) está acabando. O Centrão, reino do presidente da Câmara, rachou. 142 deputados de cinco partidos formaram novo bloco. PSD, MDB, Republicanos, Podemos e PSC formam agora bloco com maior número de deputados da Câmara. O bloco  reúne partidos aliados ao governo de Lula e de partidos que haviam declarado independência ou sinalizado oposição. Os blocos parlamentares atuam conjuntamente na Câmara. Têm líderes em comum e influenciam na distribuição de cargos e comando de comissões. O grito de independência a Arthur Lira foi dado na quinta-feira (30) e diminui muito o poder dele. A essa altura, Lula deve estar dizendo Bye, Bye, Lira. A conversa agora é outra.

– Todas as frentes

O deputado Luiz Gonzaga (PSDB), atua em todas as frentes. Nesta segunda-feira (03) realiza uma sessão solene em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo para dar voz aos familiares e profissionais, que terão na sessão a oportunidade de fazerem suas reclamações e reivindicações, e ao mesmo tempo dá exemplo aos colegas sobre a realização de sessões solenes em dias em que não tem sessão ordinária. O respeito aos direitos e atendimento digno para os portadores de transtorno do espectro autista (TEA) é uma bandeira dos mandatos de Gonzaga. Mesmo com todos os trabalhos parlamentares e a responsabilidade de presidir o Legislativo Estadual,  Luiz Gonzaga não deixa de dar atenção as obrigações que tem com a União do Vegetal da qual participa. Neste sábado (01), participou da entrega de roupas, agasalhos, calçados, material de limpeza e higiene às famílias atingidas pela cheia do Rio Acre que estão abrigadas no abrigo coordenado pela Aleac na escola Zuleide Pereira de Souza. Todos os ítens foram arrecadados pela Casa da União, entidade beneficente sem fins lucrativos ligada à União do Vegetal.

– Dólar fora

A Índia e a Malásia firmaram acordo para o uso da Rúpia, moeda indiana, no comércio entre os dois países. As liquidações das transações financeiras serão feitas por banco indiano, sem SWIFT ( Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais), sistema que permite a troca de informações bancárias e transferências entre as instituições financeiras. Outros sete países da ASEAN (Associação dos Países do Sudeste Asiático),  estão em negociações para aderirem. Na quarta-feira (29), a China e o Brasil firmaram um acordo de negociação para transações comerciais em suas próprias moedas, também abandonando o dólar americano como intermediário. Dessa maneira Brasil e China vão realizar transações comerciais e financeiras diretamente, trocando Yuan por Real. A China é o maior parceiro comercial do Brasil. Bateu um recorde de 150,5 bilhões de dólares em comércio bilateral em 2022. A China tem negócios semelhantes com a Rússia, Paquistão e vários outros países. O abandono do dólar está pegando cada vez mais depois que o ocidente roubou as reservas russas. Com isso a confiabilidade desabou.

– Dinheiro tem

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP) pediu do governo federal 1,5 milhão de reais para auxiliar nos problemas causados pela enchente deste ano. Pouco. Pedido de quem não precisa. Como aqueles aniversariantes que ao serem perguntados sobre o que gostariam de ganhar de presente, respondem “qualquer coisa. O importante é a lembrança”. Também, para quem como ele garante ter 400 milhões de reais em caixa, mais de 266 vezes o que solicitou do governo federal, a quantia pedida não faz nem cócegas. Aguardando o cumprimento da promessa de construção de mais de mil residências em 24 horas. Juro que não quero taxar Bocalom de falastrão. Mas se for preciso…

-Lucro incontestável

A Energisa comprou a ES Gás, Companhia  Estatal de Gás do Espírito Santo,  por 1,423 bilhão e vai pagar 96,5 milhões a mais de ágio (juro superior à taxa legal). Pagou porque tem como recuperar o investimento através da cobrança nas contas dos consumidores. É assim que funciona. Contas cada vez mais caras para que a Energisa se espalhe como um polvo pelo país com lucros cada vez mais maiores. Segundo informações, a Energisa visa o filão da Sabesp. O governador Tarcísio Freitas já manifestou interesse em privatizar. O Brasil continua na contramão do mundo. Em todo o mundo a reestatização vem dando o tom. De acordo com o Transnational Institute (TNI), só entre os anos 2000 e 2017, 884 serviços foram reestatizados mundo porque as empresas privadas priorizavam o lucro e os serviços estavam caros e ruins.  Foram concessões não renovadas, contratos rompidos ou empresas compradas de volta, em sua grande maioria de serviços essenciais como distribuição de água, energia, transporte público e coleta de lixo.  Parafraseando Zé Ramalho, vamos de Admirável Gado Novo: “Vocês que fazem parte dessa massa, que passa dos projetos do futuro. É duro tanto ter que caminhar e dar muito mais do que receber”.

-Educação

Infeliz, desastrada e antinacional. Assim está sendo encarada a declaração do Ministro da Educação, Camilo Santana, que não há necessidade de mexer no Ensino Médio. Educadores de todo o país que tinham esperança que num governo do PT, as coisas iriam melhorar nesta área, criticam o Ministro com veemência. Dizem que é a má vontade travestida de relutância. Camilo, segundo os críticos, só ouve acionistas. Neste ano as vagas do Sisu nas Universidades Públicas não foram preenchidas. O esvaziamento da classe trabalhadora nas universidades é visível. Depois podem usar as notas do Enem das escolas da rede pública para aprofundar e justificar o processo de privatizações, o que vai afastar ainda mais o pobre da Educação formal e mais ainda do ensino superior. Dessa forma Camilo põe em prática o desejo do Ministro da Educação de Bolsonaro, Milton Ribeiro, que disse que a universidade deveria ser um espaço de acesso “para poucos”. Muda tudo para ficar tudo do mesmo jeito. Triste.

…no abismo

Na observação dos educadores a Educação Pública no Brasil pode ser resumida em três estilos: 1) Escola de banco=formação de alunos passivos, que não questionam, não desenvolvem senso crítico. Aluno servil ao capitalismo. São reprovados no ENEM, só conseguem trabalho de mão de obra escrava, desenvolvem ódio e vivem à custa de remédios antidepressivos e ficam revoltados capazes de matar os outros, pois enxergam tudo como mercadoria e coisas matáveis; 2) Escolas particulares= como os pais pagam para os filhos estudarem, impõem aos professores a aceitação de todas as transgressões que os alunos venham a cometer; 3)Escolas Militares=treinam os alunos a ficarem adestrados, servis, sem senso crítico,  doutrinação de matar, frieza, sem empatia, domesticados na arte de obedecer aos superiores, sejam quem forem.  Em resumo, a Educação brasileira está caminhando para o abismo, pois quando não é libertadora, o sonho do oprimido passa a ser se vingar no outro oprimido. Educação tem que ser projeto de Estado e não de governos. E Camilo Santana está decepcionando.

Bom dia, acreanos de todos os matizes políticos. O Sistema de Monitoramento Político (SMP) prevê dias de raios e trovoadas. Aparentemente o único local sem a incidência de tempestades é o gabinete da vice-governadora Mailza Assis…por enquanto.

Esta é uma coluna de opinião

Contato- [email protected]

Imagem- BBC

 

 

 

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Polícia Civil do Acre leva cidadania aos idosos do Lar dos Vicentinos em Rio Branco

Em uma ação de cidadania e valorização daqueles que tanto contribuíram com as nossas vidas …