Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Coluna da Angélica- Políticos se ouriçam por meio mandato de Gladson

1- Reincidente
A dúvida sobre essa história do Dudé Lima é se é para rir ou para chorar. Se realmente ele conversou com uma pessoa de 47 anos pensando tratar-se de uma jovem disponível e acabou vítima de extorsão pela segunda vez, é o que popularmente se chamaria de pato. Difícil acreditar que a pessoa em questão seja uma “empresária” de Minas Gerais, peça cargo no Acre e se contente com estágio  aqui. Prints divulgados pelo site O Seringal mostram uma conversa bem animada que deveria ter ficado em segredo, afinal como dizem, segredo é para quatro paredes. O problema é que a internet não tem paredes. E a carência não tem limites. Incrível que ainda tenha quem caia em golpes desse tipo quando dezenas de canais no YouTube alertam para esse tipo de trambique. Dudé perdeu pouco. 70 reais e uns arranhões na autoestima além de uma exposição pública negativa. Afinal concordou em conseguir um cargo público para a pessoa. Pensando bem, na conversa divulgada a impressão que se tem é que estavam marcando um encontro presencial, como se ambos estivessem na mesma cidade. Mas, deixemos esses detalhes intrigantes para a investigação, afinal a única coisa que nos interessa no caso é o detalhe que envolve possível distribuição de cargo público em troca de favores sexuais. O resto é meramente uma questão privada que não nos diz respeito.
2- Visita do Fachin
Claro que a visita do Ministro do STF, Edson Fachin não foi um festival de frases feitas. Mas que teve, teve. O Ministro disse que o Acre orgulha o Brasil. Não explicou porque o Acre orgulha o Brasil. Mas massageou, ainda que superficialmente, o ego dos acreanos. Deixou o “orgulho” boiando, à disposição da imaginação fértil da assistência. Afirmou que o Estado que enfrenta grandes desafios  tem força e vigor para superar, especialmente em proveito das pessoas que mais necessitam. Uma frase coringa. Adaptável a qualquer estado da federação. O Acre dependente de repasses do governo federal e emendas parlamentares  e em meio ao tsunami político da Operação Ptolomeu está mais carente de afago que quem cai em golpe de estelionato amoroso. Aí vem o governador Gladson Cameli (PP) dizer que a presença do ministro é importante para que conheça a realidade do nosso Estado. Como se tivessem levado Fachin à periferia da capital e à BR 364. Sem isso, o Ministro foi do jeito que chegou. Do Acre, conheceu os gabinetes e amabilidade acreana.
3- Ouriçou
A visita do Ministro Edson Fachin não teve nada a ver com a Operação Ptolomeu, até porque se o caso subir para o STF, deve cair nas mãos da Ministra Carmen Lúcia, mas como aconteceu logo após a lapada do STJ, serviu para ouriçar o meio político e alimentar a ideia de afastamento de Gladson do governo antes da metade do mandato. O que reforçaria a tese de uma nova eleição para o governo do Acre. E é neste aspecto que se iniciam as especulações. Tem quem ache que se a chapa Gladson/Mailza for cassada, Jorge Viana consegue atrair Marcus Alexandre de volta para o PT para ser o candidato a governador de meio mandato com chance de mandato inteiro em caso de reeleição. Mas o ex-vice-governador Major Rocha também está disposto a entrar na disputa. E com um trunfo- foi o principal denunciante de questões referendadas pela Polícia Federal. Rocha diz que tem muita coisa errada que ainda não apareceu e que sendo governador vai trazer tudo a tona. Passar a limpo a história toda. Além de colocar o Acre no rumo. Conta ainda com a possibilidade de levar os votos dos anti PT. Se o que está desenhado acontecer, promete ser uma boa briga.
4-…e não foi pouco
A maioria dos políticos do Acre acha que o afastamento de Gladson são favas contadas, embora não espere isso para já. Caso a chapa Gladson/Mailza seja cassada depois da metade do mandato, diminuem as chances de ter nova eleição. Neste caso, quem assumiria o governo seria o presidente da Assembleia Legislativa. Se até lá, como comentam à boca pequena, Nicolau Júnior (PP) tiver retornado à presidência do Legislativo, será ele o governador tampão que inspirado pela impressionante votação que obteve em 2022, pode sim disputar no cargo para governador em 2026. Nicolau obteve 16.636 votos, consagrando-se o deputado estadual mais votado. E isto, sem grandes projetos ou bandeiras de luta. Seja como for, deve enfrentar nas urnas o senador Alan Rick (União), que obteve 154.312 votos. A bolsa de apostas coloca Alan também como adversário de Mailza na disputa pelo governo em 2026 caso a Operação Ptolomeu não dê em nada e Gladson se afaste para disputar o Senado deixando Mailza no governo. Parece que Mailza e Alan já anteciparam a briga de uma possível futura disputa, embora não esteja descartada a possibilidade de Alan Rick também disputar o governo no meio do mandato, caso a chapa Gladson/Mailza seja cassada.
5- Resolvido com sucesso
O impasse criado pela intenção do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), de aumentar a arrecadação através da taxação de compras cujos valores não ultrapassassem 50 dólares, foi resolvido com sucesso. A 1ª Dama Janja entrou em campo e convenceu Lula (PT) a vetar a intenção de Haddad porque iria prejudicar pessoas mais pobres. O Ministro da Fazenda voltou atrás e a Shein se dispôs a fazer parceria com 2 mil fabricantes no país, o que deve gerar 100 mil empregos nos próximos três anos. De acordo com o anúncio da própria Shein, a intenção da fábrica chinesa é um investimento de  750 milhões de reais no Brasil para estabelecer uma rede com milhares de fabricantes do setor têxtil no país.

6- CPMI da verdade

Ver a oposição ao governo Lula (PT) comemorar a instalação da CPMI que pretende investigar os atos terroristas de 8 de janeiro e pedir punição exemplar para os culpados é como ver o rabo abanar o cachorro. Quem participou, contestou a vitória de Lula e pediu intervenção militar contra Lula, portanto assumiu ser contra o presidente e contra a democracia. O senador Randolfe  Rodrigues (Rede), colocou os pingos nos is: “nós é que queremos essa CPMI. Nós somos as vítimas. Vamos para essa investigação. Estamos com desejo de investigar”. O deputado coronel Ulysses (União) “informou” a população do Acre que a CPMI  do 8 de Janeiro está recebendo novas adesões e deve ser instalada na próxima semana. Ulysses deveria ser alertado que antes da internet era fácil assumir um protagonismo que não é seu mas agora muita gente assiste TV Câmara, TV Senado, TV Justiça e até agora não se viu o parlamentar acreano usar a tribuna. Aliás, nem se sabe se além da bancada acreana alguém na Câmara dos Deputados o conhece.
7- Tiradentes
Neste 21 de abril comemora-se com feriado nacional, o dia de Tiradentes, que passou de criminoso a herói reverenciado a partir da ressignificação promovida no início do período republicano que necessitava de símbolos e heróis. A Inconfidência Mineira ocorrida em 1789, ano em que também iniciou a Revolução Francesa, foi um dos mais significativos episódios da história do Brasil. Os inconfidentes se inspiraram no Iluminismo, movimento que originou a ideia de igualdade entre os homens e foram alimentados
pela crise econômica provocada pelo declínio da atividade mineradora e pela opressão da fiscalização portuguesa. Mas estava distante das demandas populares e não propunha mudanças sociais profundas. Foi um movimento de elite e tinha em Tiradentes, o único elo possível com os setores populares. Em 1946 por decreto do presidente Eurico Gaspar Dutra o dia 21 de abril foi instituído com o Dia das Polícias Militares e Civis  e Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, considerado o Patrono Cívico da Nação e das Polícias.
8- Tiradentes II
21 de abril, o Dia das Polícias, marca a data de enforcamento de Tiradentes.  A primeira grande homenagem a Tiradentes foi em 21 de abril de 1890, em cerimônia presidida pelo Marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente do Brasil. Também o primeiro militar a presidir o país. O feriado nacional desta data foi criado em 1965  pelo primeiro presidente da ditadura  militar no Brasil, o também Marechal, Humberto de Alencar Castelo Branco.
Bom dia e bom feriado de Tiradentes…graças ao Marechal Castelo Branco.
Esta é uma coluna de opinião
Imagem- Biry Sarkis

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Polícia Civil do Acre leva cidadania aos idosos do Lar dos Vicentinos em Rio Branco

Em uma ação de cidadania e valorização daqueles que tanto contribuíram com as nossas vidas …