Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Coluna da Angélica- Quem liga para notas de políticos?

1-Incômodos

A constatação do deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) do abandono de uma unidade de saúde no Jordão provocou a reação da prefeitura. Não no sentido de recuperar a unidade como seria o correto, mas no de desqualificar o denunciante. A velha história de matar o carteiro que trouxe a notícia ruim. Em nota a prefeitura de Naldo Ribeiro (PDT), acusa Edvaldo de espalhar Fake News. O parlamentar apresentou provas em fotos e vídeo. A nota também afirma que são realizados atendimentos no local todos os anos. Não sei o que é pior, se o abandono total ou o atendimento de saúde de pessoas num local tão insalubre. A nota da prefeitura também informa ter recebido a Unidade mal conservada. O que significa que em mais de três anos de administração a única coisa que fizeram foi reclamar da exposição da gestão? Com a palavra o prefeito Naldo Ribeiro.

2-…e exageros

Já a prefeitura de Rio Branco apelou para um exercício de futurologia ao citar o incêndio na boate Kiss para justificar a ação no bar Recanto, local de eventos voltado para a população LGBTQIA+. Segundo o proprietário do bar, a cavalaria adentrou o estabelecimento. Não há argumento que justifique enfiar a cavalaria dentro de um estabelecimento de diversão. A ação típica de regimes totalitários poderia ter machucado os presentes. A alegação de controle da poluição sonora também não cola em uma cidade onde carros com caixas de som em altos volumes circulam livremente e locais como a Maison Borges impedem o sono dos moradores dos Conjunto Universitário I sem que fiscais da prefeitura ou de qualquer órgão acionem a cavalaria. E o proprietário do Recanto é que é acusado de ser defensor de posicionamento radical.

3-Mar de lama

Os coordenadores da Lava Jato, Sérgio Moro(União) e Deltan Dallagnol (Podemos) estão sendo tragados. Dallagnol não consegue atrair povo para a sua causa…perdida. Após ser cassado por unanimidade pelo TSE, fez uma carreata com três carros pelas ruas de Curitiba e neste domingo, reuniu cerca de 100 pessoas em São Paulo no ato em defesa do seu mandato cassado. Dallagnol não descarta sair do país para não ser preso. Sérgio Moro vai no mesmo caminho. Ele pode ter o mandato de senador cassado e ser preso. Falta de decoro parlamentar pode ser alegado pela fraude para afastar o Juiz Eduardo Appio das investigações. Especialistas afirmam que a voz apresentada por Moro como sendo de Appio não era do juiz. A “prova” foi usada para afastar Eduardo Appio. A juíza Gabriela Hardt, amiga de Moro, se afastou do caso. Ela se declarou suspeita. Paralelo a isso, o deputado Rogério Correia (PT) encaminhou ao ministro Dias Toffoli, do STF , a gravação na qual o empresário Tony Garcia detalha como Sérgio Moro chantageava autoridades do Judiciário para obter sentenças do jeito que queria. Rogério Correia pede que Tony Garcia seja ouvido pelos Ministros do STF.

4-…afunda Lava Jato

Para completar até o presidente do PL, partido de Jair Bolsonaro, se posicionou contra a dupla Moro & Dallagnol. Valdemar da Costa Neto disse que os dois coordenadores da Lava jato ultrapassaram todos os limites da lei. Que vão pagar caro e que o PL vai manter o processo contra Moro. O PL abriu um processo contra Sérgio Moro por abuso de poder econômico e caixa 2, logo após a eleição de 2022. Em 2021, Tony Garcia que disse ter grampeado autoridades a mando de Sérgio Moro, prestou depoimento à Gabriela Hardt. A juíza arquivou as denúncias. A justiça deve apurar se Hardt também estava sendo chantageada. O pai dela é suspeito de vender informações sigilosas sobre tecnologia de exploração de minérios a um banco canadense que posteriormente comprou a subsidiária da Petrobras. O pai da juíza substituta de Moro era funcionário da Petrobras e a Engevix subsidiária da Petrobras foi alvo da Lava Jato. A batata está assando.

5-Furacão Jéssica

A ex-deputada Jéssica Sales (MDB), vem com tudo na eleição de 2024. Se disputar a prefeitura de Cruzeiro do Sul, sua terra natal, tem tudo para deixar os adversários como terra arrasada pelo furacão. Apesar de ser filha do casal de políticos Antônia Sales e Vagner Sales, de quem herdou as características políticas, Jéssica tem mais semelhança com a forma de atuação do pai, ex-deputado e ex-prefeito. A juventude e o dinamismo da moça encontram espaço entre os jovens de Cruzeiro do Sul. Ela é ligada no 220. Nem dorme. Dizem que costuma ligar para os assessores durante a madrugada para debater temas. A maneira como lida com as vicissitudes, encarando de frente os problemas sem se vitimizar é outro ponto de destaque na personalidade de Jéssica. Enfrentou o câncer com coragem e otimismo. Em vez de se lamentar, quando quebrou a perna, gravou um vídeo dançando de muletas. Atitudes positivas são fundamentais na solução dos problemas administrativos que sempre aparecem.

6-Fogo no parquinho

O PL pode expulsar Ricardo Sales do Partido por causa dos ataques públicos à direção do partido. Sales queria disputar a prefeitura de São Paulo. Como não obteve o apoio do partido, nem de Jair Bolsonaro, atacou Valdemar da Costa Neto. No Twitter, Ricardo Sales publicou: “Valdemar, através do deputado Antônio Carlos Rodrigues, ex-ministro da Dilma e atual elo de ligação do PL com o PT, tem uma secretaria e duas subprefeituras na administração Nunes (prefeito de São Paulo), que não apoiou Bolsonaro no ano passado …o MDB (partido de Ricardo Nunes), tem ministérios e é base do PT no Congresso. A prefeitura de Nunes e Marta está cheia de petistas. Enfim, para o Centrão é tudo business. Não são conservadores nem liberas e nem direita. Muito menos oposição. Jamais serão. Serão sempre governo. Não foi para isso que passamos 4 anos lutando contra a esquerda. Vergonha”. Em tempo- Ricardo Sales pediu demissão do Ministério do Meio Ambiente de Bolsonaro, para não ser preso. Ele é acusado de corrupção e de envolvimento em contrabando de madeira da Amazônia.

7-Triste

Muito triste esses episódios envolvendo o ex-vereador de Rio Branco, Anderson Sandro. Digo isso porque lembro dele criança cheio de esperança e sonhos. Anderson fez os pais comprarem um terno porque queria ser político quando crescesse. Uma sucessão de erros e descuidos o levaram a uma posição complicada da qual tem tempo de sair. Foi preso pela Polícia Federal por apresentar certidões falsas em licitação; teve a prisão decretada por falta de pagamento de pensão alimentícia e acabou exonerado do Deracre. É inadmissível ver defensores de políticos do naipe de Arthur Lira crucificando Anderson. Lira é tronco velho engrossado por anos de bandalheira. Anderson é jovem e tem oportunidade de encontrar o caminho. Torço pelos jovens.

8- Crime

Surpresa zero o fato da autodeclaração de posse de terras ter possibilitado a certificação de propriedades irregulares. Se não foi a intenção atingir terras indígenas e áreas protegidas, foi isso o que conseguiu. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, pelo menos 18 milhões de hectares de florestas públicas, federais e estaduais, foram registrados ilegalmente como propriedades no Cadastro Ambiental Rural (CAR), até 2020. Em 2022, metade do desmatamento registrado pelo sistema Prodes aconteceu em propriedades registradas no CAR, quase 90% de forma ilegal. A autodeclaração passou a ser permitida no governo Jair Bolsonaro. O problema do Brasil não é terra e sim a distribuição dela. O Brasil possui 8.514.876 km² . Apenas 1.665.124 km² menor que todo o território europeu que contém 50 países e 747 milhões e 89 mil habitantes. O Brasil 217 milhões e 422 mil habitantes.  Ou seja, a Europa tem mais de duas vezes a população do Brasil, o que significa que em número populacional cabem mais de dois Brasis dentro da Europa, sendo que o continente europeu é pouco maior que o Brasil. O que nos falta é uma reforma agrária e tecnologia para o uso dos espaços.

Bom dia, vice-governadora Mailza Assis (PP). Essa disputa com o senador Alan Rick (União), pelo apoio político dos líderes evangélicos pode ser chamada de guerra santa ou de disputa pelo título de fundamentalista do ano? Religiosos podem ser força política num Estado Laico?  Sem ofensa. Só para esclarecer mesmo.

Esta é uma coluna de opinião

Contato- [email protected]

Imagem-Gartic

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Entenda o conceito de liberdade da Extrema Direita

A liberdade dos neoliberais e o papel do Estado A primeira exclamação feita por Javier …