Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Coluna da Angélica- Antônia Lúcia se arma para a guerra

1-Grave

Muito grave esse problema envolvendo as famílias da deputada federal Antônia Lúcia (Republicanos) e do deputado Manoel Moraes (PP). A troca de acusações vai de abuso sexual a cárcere privado.  No meio do fogo cruzado, duas crianças. As netas da parlamentar. Uma autista. Filhas da presidente do Iteracre, Gabriela Câmara. Enteadas do filho do deputado Manoel Moraes. Independente de quem tenha razão, as vítimas são as duas crianças. Porém, é necessário que tudo seja esclarecido. Afinal, a deputada acusa o genro de molestar sexualmente as netas dela e o pai do rapaz, deputado estadual Manoel Moraes de ameaçá-la de morte por causa da denúncia.  Do outro lado, insinuações sobre a sanidade mental da parlamentar. Antônia Lúcia pode ser chamada de controversa dentre outras coisas mas é inegável ser uma pessoa esperta. Uma pessoa esperta não colocaria  em risco uma parceria política que deu certo como a que fez com Manoel Moraes.  A menos que a situação fosse extremamente grave.

2-Recado

Antônia Lúcia publicou em seu Instagram um vídeo saindo da sede do Supremo Tribunal de Justiça com a legenda: “Participando de uma audiência crucial no STJ. Foi uma agenda especial com a Ministra Nancy Andrighi. Trocar ideias, informações e experiências com a excelentíssima ministra tão respeitada e influente no cenário jurídico nacional é sempre incrível. Seguimos comprometida com o fortalecimento das instituições, estados e a busca por uma sociedade justa para as famílias e autoridades”.Hastags: Audiência importante; Ministra Nancy Andrighi, Justiça. Parece, só parece, um recado para o governador Gladson Cameli. Que ninguém se surpreenda se a busca por um novo líder do governo já tenha começado. Parece. Só parece, que o atual líder tem um flanco assaz vulnerável.

3-Insistência

O prefeito Tião Bocalom (PP), parece o personagem da campanha publicitária “eu sou brasileiro. Não desisto nunca”. Então. O pedido de empréstimo de 260 milhões voltou à Câmara de Vereadores. Recentemente Bocalom disse que espera que a matéria seja aprovada até o dia 20 de dezembro. A previsão de encerramento do ano legislativo é 15 de dezembro. Cinco dias antes do limite do prazo previsto. Caso não seja votado até o início do recesso legislativo, será necessário convocar uma sessão extraordinária. Oficialmente não existe mais pagamento por sessão extraordinária. Seria maldade pensar também no extraoficialmente? O conhecido “por debaixo dos panos” . Afinal, como se diz, o diabo mora nos detalhes.

4-BBB

Bocalom marca um ponto importante ao lançar um link para o acompanhamento 24h de suas obras. Através desse BBB, qualquer pessoa poderá acompanhar passo a passo  as obras do elevado da Dias Martins,  construção do prédio do RBPrev, revitalização da Avenida Chico Mendes e ponte sobre o Igarapé Judia. Grande sacada. Esperamos que todos os gastos sejam também disponibilizados no BBB do TB.

5- Cobrança

Os deputados Eduardo Ribeiro (PSD) e Adailton Cruz (PSB) foram os únicos a cobrar rigor e celeridade nas investigações sobre a morte da enfermeira Géssica Melo em uma perseguição policial. Este caso não pode cair no esquecimento nem ser normalizado. Não há justificativa nem desculpa para uma pessoa ser morta pela polícia. Muito menos uma mulher sozinha. A não ser na nota apressada assinada pelo secretário de Segurança Pública coronel Américo Gaia. Para todas as outras pessoas o fato é inconcebível. A pressa não é boa conselheira, coronel. As autoridades têm obrigação de controlar seus agentes. A polícia não pode se igualar à violência dos faccionados que diz combater.  Polícia matando não é segurança. É violência contra o cidadão. Contra a sociedade. Quem não se indigna é tão culpado quanto. Ponto.

6-Para refletir

No período que antecede a votação do orçamento a Casa do Povo fica mais visitada que a Casa do Papai Noel no Natal. É a época das autoridades de todos os poderes se chocarem nos corredores apertados do prédio. Olhos atentos observam que essa movimentação diz muito sobre a independência dos poderes.

7-Aplausos para o nada

Sobre os títulos de Cidadão Rio Branquense e Cidadão Acreano para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), intencionados pelo vereador João Marcos Luz (PL) e deputado Arlenilson Cunha (PL), leitor atento comenta: “João Marcos não é supresa porque é doido mas o Arlenilson se meter nessa besteira é surpreendente”. Feito o registro.

8-Presidente

Depois dos fiascos administrativos de Tarcisio Freitas (Republicanos), em São Paulo e Romeu Zema (Novo), em Minas Gerais, a Ultra Direita ficou sem opção para disputar com Lula em 2026. Michelle Bolsonaro não consegue romper a bolha limitada pelo fanatismo, embora apesar de se apresentar como tal, ela esteja longe de ser uma fanática religiosa. Sua vida e seus atos provam o contrário. Nesse contexto aparece o presidente do Banco Central, Campos Neto para preencher a lacuna. Se for, podem apostar que virá com uma forte campanha midiática e o apoio do Mercado. Olhos atentos observam que o pior não é ter Campos Neto candidato. O pior é ter pobre que vai votar nele. E vai ter. Pode apostar. Raciocínio é uma tinta que passa longe dos dedinhos que digitam o número na urna eletrônica.

9-Flopou

A derrota de James do Lacen na eleição de 2020 entristeceu muita gente. Por seu desempenho e conduta, ele era considerado a grande esperança naquela eleição. Também foi grande a expectativa quando assumiu a vaga deixada por Michelle Melo (PDT). Desapontou. É considerado um teleguiado. Coisa que nem mesmo ele nega. Por ocasião da polêmica causada pelos pedidos de empréstimo do prefeito Tião Bocalom, disse que seguia a orientação do líder N-Lima: “o que ele disser vou fazer”. Os partidos têm bons nomes para compor uma câmara de Vereadores de qualidade. O problema é que se recusam a calçar as sandálias da humildade e disputar um mandato considerado menor, mesmo que avançassem para a Assembleia Legislativa no meio do mandato. Com um bom suplente seriam dois postos bem ocupados. E a sociedade agradeceria. Mas são os tais que não querem subir as escadas pelos primeiros degraus. Esquecem todos que política é estratégia.

10-Engodo

A lista dos melhores do site o Ranking dos Políticos é uma armadilha. Todo ano apresentam sua listinha e as pessoas acreditam que os apresentados são os melhores. O objetivo é esse mesmo. O site Ranking dos Políticos é dos empresários Alexandre Ostrowiecki e Renato Feder. Os donos da Multilaser. Aquela empresa envolvida no escândalo dos tablets em São Paulo. Coincidentemente Renato Feder foi o maior doador na campanha do prefeito de São Paulo. A Multilaser dos donos do Ranking dos Políticos também filiada ao Lide, empresa de lobby do João Dória. A Multilaser dos donos do Ranking dos Políticos tem lado. É de Direita. Não se verá político de Esquerda por melhor que seja na sua lista porque estes não atendem aos critérios de seguir a cartilha do Mercado e defesa das bandeiras dos mais ricos. Na lista deles quanto mais à Direita, mais pontua.  Quem define os critérios de qualidade dos políticos é um conselho formado por financistas, ex-presidentes de Banco Central, Fiesp,  pessoas ligadas ao Renova Brasil…enfim, o clássico “homens brancos e ricos”. Quem defende pautas populares e melhorias para a população não entra na lista. Luis Carlos Heinze (PP),  já foi considerados dos melhores do Brasil pelo Ranking dos Políticos mesmo condenado por  improbidade administrativa por desvio verba do orçamento e ter sido processado por afirmações que que índios, gays e quilombolas “não prestam”. Olhos atentos observai e vigiai se seu deputado e senador está no ranking dos que lutam por melhorias para a população ou no Ranking dos Políticos que prioriza os interesses dos muito ricos. Faça sua própria lista e não caia em contos do vigário.

11-Luta

Absurdo o deputado Pedro Longo (PDT) ter que pedir para que a Lei seja cumprida. É lei. Tem que ser cumprida. E fiscalizada. Refiro-me a que proíbe a utilização de fogos com barulho, de autoria de Pedro Longo. Foi aprovada e sancionada. Não é uma lei menor. Quem tem animais domésticos, crianças sensíveis ao barulho, como autistas ou pessoas debilitadas em casa sabe o transtorno que isso causa. A lei tem que ser cumprida. E os infratores denunciados devem pagar pela infração.

Bom dia, deputado Tanízio Sá (MDB). Será que o crescimento político de Vossa Excelência está fazendo os donos do partido se sentirem ameaçados?  Parece ser uma norma do partido- não cresça a ponto de ameaçar nossa liderança. Triste mas aparentemente recorrente, né? 

Esta é uma coluna de opinião e reflexão

Contato- [email protected]

 

 

 

 

 

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Polícia procura ladrões que roubaram computadores de escolas no Rio

Agentes de três delegacias especializadas realizaram na terça-feira (30), uma operação para cumprir mandados de …