Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Em seminário promovido pela Câmara, eles afirmaram que falta muito para que as metas do atual Plano sejam cumpridas

Especialistas defendem mudanças no próximo Plano Nacional de Educação

 

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou seminário nesta terça-feira (11) para avaliar a efetiva implantação do atual Plano Nacional de Educação (PNE). Aprovado em 2014, o PNE é composto por 20 metas que devem ser colocadas em prática até o final do ano que vem. Mas especialistas em educação concordam ao afirmar que ainda falta muito para que as metas sejam cumpridas.

O representante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pelo acompanhamento da execução do PNE, Gustavo Moraes, lembrou que para avaliar os resultados é preciso fazer um recorte de raça, gênero, localidade e renda.

“O desafio de monitorar o PNE não é só dizer se cumpriu ou não cumpriu a meta, é ver se estamos progredindo ou estamos regredindo, onde estão localizadas as desigualdades na educação brasileira e como podemos agir pra diminuir essas desigualdades”, explicou.

Para ele, o próximo plano, que deve ser enviado ao Congresso Nacional no primeiro semestre de 2024, tem que ser adaptado para que conseguir enfrentar essas desigualdades.

Já para a representante do Ministério da Educação Selma Rocha, a discussão em relação ao próximo PNE tem de pensar não só na atualização e no cumprimento das metas, mas sim se relacionar com temas como ciência e tecnologia, meio ambiente, cultura e geração de emprego e renda.

“Não é possível pensar um plano de desenvolvimento nessa circunstância sem que nós levemos em consideração essa dimensão, que é intersetorial, e que tem impacto na vida das escolas e dos territórios onde há escolas em todo o País”.

O presidente do Conselho Nacional dos Trabalhadores da Educação e representante do Fórum Nacional da Educação, Heleno Araújo, destacou que o PNE aprovado em 2014 não conseguiu sair do papel da forma esperada por problemas políticos, econômicos e pela pandemia de Covid-19.

Para ele, só é possível avançar se não houver retrocesso nos investimentos. “Alcançar 10% do PIB para educação foi um fato histórico no nosso País. E de lá pra cá não avançamos, houve uma redução do orçamento da educação”, lamentou.

Debate amplo
O deputado Pedro Uczai (PT-SC), que pediu a realização do seminário, destacou a importância de o próximo Plano Nacional de Educação ser amplamente discutido, como forma de garantir uma eficiência melhor das metas para a educação.

“É preciso produzir uma proposta que seja a mais próxima do parlamento, da sociedade e do governo. Por isso, eu acho importante o diálogo permanente aqui nesse segundo semestre e as conferências, onde todos os deputados vão participar para fazer a mediação, porque quando chegar [a proposta] a gente já tem muita coisa construída coletivamente”, afirmou.

Segundo Pedro Uczai, o País precisa se empenhar para cumprir os investimentos de 10% do PIB em educação até o final do próximo ano, como prevê o PNE atual.

Informações Câmara dos Deputados

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Nota pública sobre o pagamento do mês de abril

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), informa que, …