Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Coluna da Angélica- Bastidores da Expoacre, a história não contada

1- Esquisita

A Expoacre 2023, de melhor da história, passou para a categoria de a mais estranha. Pouca gente e muitas regras. A começar pela cavalgada. O número de cavalos que em anos anteriores chegava a 300/400 cavalos, neste ano ficou em torno de 150 animais. As comitivas que animavam a festa praticamente zeraram. Apenas uma se inscreveu. Elas foram substituídas pelos dois trios elétricos contratados pelo governo e desses, apenas um desfilou. O Trio Elétrico dos VIPs que levaria o alto escalão e influencers não saiu por estar fora das regras.  Faltou comitiva e sobrou briga. Para não dizer que não falei de flores, o ponto positivo foi a segurança. Para o resto sobram reclamações e comparações com as anteriores. Com saldo negativo para a edição 2023.

2-…e digna de nota

Das muitas pessoas que ouvi sobre a abertura da Expoacre, a desorganização da cavalgada foi unanimidade. A ausência do governador Gladson Cameli (PP) na cavalgada também foi muito criticada, mas temos que dar a ele o direito da justificativa. Ele está cumprindo o pós-operatório. Uma parte delicada de uma cirurgia. No caso de abdominoplastia, a recuperação requer pelo menos duas semanas de repouso. E evitar esforços físicos durante 30 dias. Coitado do governador. Deve ter pensado que fazer o procedimento no período da feira garantiria a ele a tranquilidade para cumprir o pós-operatório. Não combinou com os presos e estourou a rebelião. E ainda o queriam montado num cavalo. Contém ironia.

3- Detalhes
Não vi, mas recebi a descrição de coleguinhas de hospício (jornalistas) que garantem que o Secretário Adjunto de produção, Edivan Maciel atropelou um trenzinho que circulava junto com a cavalgada. Teria sido ordenado ao Secretário de Turismo que não permitisse a presença dos deputados federais Eduardo Veloso (União) e Gerlen Diniz (PP) no Trio Elétrico que conduzia a banda. A ex-primeira-dama Ana Paula Cameli compareceu ao show do Nattan com sua amiga ex-primeira-dama da Casa Civil. Ambas acompanhadas da discrição. Já a vice-prefeita da capital teve como companheira a animação. Vendo o peixe pelo preço que comprei.

4- Reação

Profissionais de imprensa preparam um boicote a Leôncio Castro, alto cargo comissionado no governo e empresário. Afirmam que o candidato derrotado a deputado estadual pelo Patriota se sentiu “o dono do campinho” por ter trazido alguns shows e mandou expulsar os profissionais que haviam subido no Trio Elétrico da banda em busca de um local de observação e imagens. Ocorre que, segundo os profissionais, Leôncio planeja reinaugurar um bar com a presença de um cantor que era famoso na década de 1990 e vai querer divulgação. “Não dou mais uma linha desse cara”, dizem. Dentre os questionamentos da tchurma está o suposto parentesco de Leôncio com um dos homens presos em uma agência bancária de Manaus suspeitos de sacarem três milhões de reais sem comprovação da destinação do dinheiro. O fato ocorreu em outubro de 2022 durante a Operação Eleições 2022.

5-Bizarro

É estranho para não dizer mórbido o interesse que muitas pessoas têm pela sexualidade alheia. Uma história envolvendo o jogador Neymar e o surfista Pedro Scooby inundou as redes sociais poucos dias atrás. O jogador do Palmeiras Gustavo Garcia assim como o pastor André Valadão da Igreja Batista da Lagoinha foram expostos por garotas de programa travestis. O ex-jogador Ronaldinho sofreu exposição semelhante. Recentemente uma declaração do acreano Marcelo Bimbi causou. Todas envolviam relações homossexuais. De todos, o único que merecia o destaque é o que envolve o pastor pela contradição entre discurso homofóbico e a prática. No mais, cada um que faça o que quiser do jeito que quiser, desde que não prejudique ninguém. O assombro e as críticas são exclusivamente para relações homossexuais. Na Expoacre, por exemplo, tem senhores que levam a esposa e a amante. Tem até quem foi alvo da Operação Delivery que passou pelo susto de ver sua “novinha” beber até desmaiar e nada disso teve repercussão.

6-Caldo

“Diferentão” é o apelido do restaurante localizado no espaço reservado à Indústria no parque de exposições durante a Expoacre 2023. O restaurante, localizado em espaço nobre ao lado da Seict segundo o sistema informal de notícias, é patrocinado pela Secretaria e utiliza como mão-de-obra, os funcionários da Seict. No início deste ano um casal de chefs foi contratado pela Seict. À época, a imaginação fértil pensou que o Secretário Assurbanípal Mesquita pretendia montar uma cozinha industrial em sua secretaria e fornecer “quentinhas” para os outros órgãos de governo. Mas que nada. Os chefs foram contratados para a Assessoria Técnica de Gabinete e chefia da Assessoria Jurídica da Seict. Agora, aparece o restaurante…Um jantar no “Diferentão” para quem descobrir as intenções do Secretário com essa receita secreta.

7-…entornou

O caso atiçou a curiosidade de funcionários públicos que afirmam que a chef é chamada nos corredores ora de “assessora cozinheira” ora de “secretária adjunta”. “É ela quem dita as regras na secretaria, manda contratar e demitir. Até os pagamentos ela quem diz para o Assur quais deve pagar”(Sic), afirmam. Os funcionários suspeitam desta relação. Segundo eles, a comissionada acompanha Assurbanípal Mesquita desde a época da extinta SMDGU, onde permaneceu após a saída dele por causa da Operação G7.  Teria permanecido graças a interferência de um vereador. Claro que pode ser apenas uma relação de confiança sem a necessidade de notas fiscais, mas que os servidores suspeitam, suspeitam. De acordo com as informações ela trabalha na mesma sala do marido, sobe e desce escadas e vai para a Expoacre todas as noites apesar de estar em uma gestação de alto risco. Motivo alegado para não ser demitida na mudança de gestão.  Os servidores não questionam competências, amizades, ou seja lá o que for, mas privilégios. Feito o registro.

7- Ah, coitado

Na abertura da Expoacre 2023, o convalescente governador Gladson Cameli (PP) disse que não tinha dúvidas sobre o sucesso da Feira. A Expoacre “é uma feira de desenvolvimento, de aquecimento da economia e é feita para aqueles que querem se divertir”. Aguardemos o resultado do “aquecimento da economia” porque em termos de diversão há controvérsias. Três shows foram cancelados de última hora. Zé Vaqueiro, Mari Fernandes e MC Kevin cancelaram e o cantor gospel Lukas Augustinho passou mal após realizar o seu show. Parece que enterraram uma cabeça de burro na organização dos shows.

8- Dúvida

O ex-prefeito Marcus Alexandre é funcionário público do estado do Acre. Ele integra o quadro da Secretaria de Obras. Estava cedido pelo governo para o TRE do qual desligou-se. A dúvida é se com o desligamento o engenheiro voltará a prestar serviço ao seu órgão de origem trabalhando em obras do governo Cameli, receberá salário sem trabalhar ou pedirá afastamento sem ônus. O setor informal de notícias que funciona nos subterrâneos da política suspeita que o pré-candidato recebe “ajuda” de políticos com mandato. Ora pois.

9-Reflexão

O deputado Emerson Jarude é o mais novo integrante do partido Novo. Um partido novo no nome e velho nas ideias. Boa sorte para ele…e para seus eleitores.

Bom dia, deputado Eduardo Ribeiro (PSD). Vossa Excelência já ouviu dizer que equilibrar-se com um pé num lado e o outro no outro é arriscado? Pois. Na corda bamba da política isso pode resultar em queda né?

Esta é uma coluna de opinião e reflexão

Contato- [email protected]

Imagem- Contilnet

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Já passou da hora de arriar a lona do circo neopentecostal bolsonarista

O Brasil não é do “senhor Jesus”, nem de Malafaia, nem de Michelle e nem …