Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Coluna da Angélica- Disputa 2024: ainda estão rolando os dadosColuna da Angélica- Disputa 2024: ainda estão rolando os dados
Coluna da Angélica- Disputa 2024: ainda estão rolando os dados

Coluna da Angélica- Disputa 2024: ainda estão rolando os dados

1- Piada

No Anuário das Cidades mais Seguras do Brasil, o Acre é considerado o 7º estado mais seguro para se viver.  Pela pesquisa da MySide, Rio Branco está em 10º lugar no ranking das capitais mais seguras. Quase um primor em termos de segurança. Em Tão Tão Segura, nem as equipes da prefeitura trabalhando na limpeza de ruas escapam de assalto. No 7º estado mais seguro do país, vereador e família são feitos reféns e sequestrados após assalto. Jovens de 15 anos são assassinados nas ruas em plena luz do dia.  Se os pesquisadores não saíram do filme Mad Max a publicação é uma piada de muito mau gosto. Pelo tanto de gente que está trocando o Acre por lugares mais seguros, quem acreditar nestas publicações e vier para Tão Tão Segura se arrisca a encontrar uma cidade fantasma.

2- Reprise

A foto da filiação de Marcus Alexandre ao MDB, ladeado por Baleia Rossi e Flaviano Melo é praticamente uma cópia da que foi tirada com a ex-deputada federal Mara Rocha e o ex-vice governador Major Rocha. Com o perdão da análise tosca, o partido parece criança esgalamida. Daquelas que comem demais e regurgitam em seguida. Estendeu o tapete vermelho para Eliane Sinhasique (Podemos), Roberto Duarte (Republicanos), Emerson Jarude (Novo) e para os irmãos Rocha e se desfez de todos.  Na base de o lobo perde a pele mas não perde o hábito, é de se perguntar quando acontecerá o mesmo com Marcus Alexandre. Pelo jeito, é um partido de “cabeças brancas”, onde só os encanecidos permanecem. Aguardemos. Com um olho na porta de entrada e o outro na porta de saída.

3-Bastidores

De acordo com o sistema informal de informações, Marcus Alexandre teria feito a exigência de liberdade para montar sua própria coordenação de campanha. O que pode significar que não haverá ingerência nem presença de medebistas. Pode ser cedo para avaliar, mas o resultado dessa composição levanta questões incômodas que levam a suspeitas: ou o MDB engole PT ou o PT engole o MDB. O beijo de dois bicudos sempre resulta em um dos bicos quebrado. Antes da filiação o ex-governador Jorge Viana (PT) deu uma entrevista esclarecedora ao jornalista Itaan Arruda que não passou despercebida a ouvidos atentos. JV disse textualmente que Marcus Alexandre “é um cara em quem confio” e que “na hora de governar, ele vai contemplar todo mundo”. Neste cenário, resta saber se o MDB se contentará em entrar com a legenda e dividir os espaços.

4-Não são duvera

A maioria dos nomes que se apresenta para disputar a prefeitura de Rio Branco não é “duvera”. Entram no jogo apenas para barganhar espaços no governo. A rigor a disputa de 2024 já está polarizada entre Marcus Alexandre e o candidato do governador Gladson Cameli (PP), até agora representado pelo Secretário de Governo Alysson Bestene. Tião Bocalom (PP) corre fora da raia. Não tem apoio nem do partido. Ainda por cima sofre de uma metástase política. Faz pouco pela periferia e quando faz, sua equipe de trabalhadores sofre ataque de bandidos. Tudo colabora para derrotar as pretensões do prefeito.

5-Ridículo

O deputado Marco Feliciano (PL), protagonizou uma cena absurda nesta terça (08) na CPMI do 8 de janeiro. Com seu terno cor de beterraba e cara “harmonizada” por procedimentos estéticos, partiu para cima da senadora Soraya Thronicke (Podemos). Feliciano fez um discurso transfóbico dizendo que que apenas pessoas com “gravíssimos problemas em sua formação psicológica” aprovariam a ideia de um ser humano poder ser o que quiser. Que a Esquerda é composta por monstros que tiram crianças do útero. Foi repreendido por Soraya que condenou a fala e alegou que ainda por cima isso não tinha nada a ver com o depoimento de Anderson Torres que estava sendo tomado e só alimentava o ódio. Em resposta Marco Feliciano, pastor evangélico da Igreja Catedral do Avivamento, fundada por ele mesmo,  bateu na mesa e desrespeitou Soraya. Senadora que inclusive comunga de várias ideias de Feliciano. Defende o liberalismo, o armamento e também já apoiou Bolsonaro. Foi preciso o senador Rogério Carvalho (PT) sair em defesa de Soraya colocando-se entre os dois. Feliciano que tentou inventar que Soraya havia “metido o dedo na cara dele” e foi desmentido até pelo presidente da CPMI, Arthur Maia (União), na sequência acusou Rogério Carvalho de ter cuspido na cara dele. Impressionante como certos políticos vivem de produzir cenas prontas para cortes destinados a lacração nas redes sociais.

6-…e recorrente

Não por acaso esta é considerada a pior legislatura da Câmara dos Deputados. A limitação intelectual associada à vaidade e o conservadorismo machista afeta muitos deputados.  Evair de Melo (PP), gravou vídeo fazendo gestos desabonadores mostrando a deputada Fernanda Melchiona (PSOL) ao fundo. Enquanto ela fala, ele aparece em primeiro plano fazendo gestos que passam a informação que é conversa furada e até mensagem sexista. Tenta reforçar a ideia que as deputadas que reagem contra o machismo naquela casa são loucas, histéricas e mimizentas. Jandira Feghalli (PCdoB) foi quem melhor definiu a atual composição da Câmara dos Deputados: “parecem alunos do nível fundamental”.

7- Registro

Assessoria do senador Alan Rick (União) informa que ele luta pela melhoria da prestação de serviço aéreo para o Acre desde o primeiro mandato. Feito o registro. Aliás um dos pontos positivos dos mandatos de Alan é sua assessoria. Em política o sucesso é dividido: 50% dependem da inteligência e carisma do protagonista, mas a outra metade é mérito dos coadjuvantes.

8-Para refletir

Sete pessoas do caso Marielle Franco já foram executadas. Testemunhas estão sendo apagadas  e nada do mandante ser descoberto. A vereadora do Rio de Janeiro pelo PSOL foi assassinada com 5 tiros na cabeça, em 14 de março de 2018 no centro da cidade. Cinco anos atrás. As investigações apontam para uma mistura entre o jogo do bicho, milícias, polícias e políticos. Um levantamento do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos afirma que a execução de Marielle é uma das 174 mortes de defensoras e defensores de direitos humanos ocorridas entre 2015 e 2019 no Brasil.

Bom dia, presidente do Iteracre, Gabriela Câmara. Vossa Excelência está precisando de uma assessoria jurídica sobre Lei Eleitoral? Se pretender se candidatar não deve ir assim por cima da pausada né? Esse vídeo postado em vossa rede social pode ser interpretado como campanha eleitoral antecipada. E aí não vai ter oração nem reza que dê jeito.

Disputa 2024
Disputa 2024

Esta é uma coluna de opinião e reflexão

Contato- [email protected]

imagem- Folha do Acre

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Brasileia vai ganhar Núcleo Técnico e nova delegacia

O delegado-geral de Polícia Civil do Acre, juntamente com diretores e delegados da Regional do …