Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Coluna da Angélica- Bocalom pede empréstimo e descobre código de Hamurábi

1-Habere ducem

O deputado Manoel Moraes (PP), finalmente encarnou a figura de líder do governo. E vestiu bem. Sem levantar a voz. Sem confrontar. Mesmo ao se pronunciar sobra a grave, gravíssima, denúncia com provas do deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), que encaminhou 10 casos devidamente documentados de pessoas que foram vítimas da Máfia dos Consignados e outros 9 casos de matrículas que não estão mais na folha de pagamento. Diplomaticamente Manoel Moraes disse que tendo provas o caso deve ser apurado. Embora na minha humilde avaliação a investigação é que deveria buscar as provas. Moraes agiu com a mesma diplomacia em relação à denúncia de condições precárias de trabalho na Polícia Civil e na Educação feitas por Michelle Melo (PDT).  A base já pode comemorar. Enfim tem um líder. Que acertou o passo. A população espera que o requerimento de Edvaldo para tirar essa história a limpo. Só assim poderá se juntar às comemorações.

2- Grave, gravíssimo

Edvaldo Magalhães denunciou um esquema que altera a matrícula de servidores temporários para efetivos para que estes possam obter empréstimos consignados, mediante o pagamento de 35% a 50% do valor do empréstimo para os operadores do esquema.  Pedágio. Se for confirmado, é um triplo crime. Além da fraude para a obtenção de dividendos, a exploração dos provisórios que ficariam com a metade do valor do empréstimo e com esse percentual teriam que pagar o empréstimo e os juros. O requerimento apresentado pelo líder da oposição solicita a presença do representante da Fênix Soft (ou hard?) e os Secretários de Estado de Administração e Planejamento, além de representantes do banco para que expliquem a situação. É grave e precisa ser tirado a limpo. E se for comprovado que os responsáveis sejam punidos e obrigados a devolver o dinheiro. Como dizia a saudosa Marlize Braga “quem for podre que se quebre”.

3-Não se pode elogiar

…sem mostrar o outro lado da moeda. O mesmo Manoel Moraes, pediu um prazo de 60 dias para a Energisa se adequar ao projeto de Eduardo Ribeiro (PSD), que estabelece a obrigatoriedade das distribuidoras de energia fornecerem meios do consumidor pagar o débito no ato do corte.  Pausa para o espanto. Distribuidoras de energia elétrica são concessões públicas, mas a Energisa é tratada a pão de ló. O que levanta suspeitas. Esse tratamento diferenciado por parte de todas as instituições levanta a possibilidade de chamar a empresa de intocável. Afinal, se desconhece prazo de 60 dias dado pela empresa para os consumidores se adequarem às cobranças. Deputados deveriam ser advogados de defesa da população e não de empresas que a esfolam. Só acho.

4-Discurso 

O primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu fez um discurso no qual afirmou que a guerra é um teste para a humanidade contra o eixo do mal. Uma disputa entre a luz e a escuridão. A luz seriam os sionistas e a escuridão todos os que não professam a mesma ideologia travestida de fé deles. Nos filmes e histórias o “bem” tem o sinal verde para acabar com o “mal”. No roteiro de Netanyahu Israel tem o direito de lutar contra o mal representado por milhões de pessoas que podem ser exterminadas em nome do seu “bem”. Para isso ele citou Isaías, do Velho Testamento. “Vamos liderar o povo de Israel…realizaremos a profecia de Isaías”. Netanyahu joga o mundo na beira de uma terceira guerra mundial, mas isenta seu filho do serviço militar obrigatório e o envia para os EUA. Yair foi fotografado na praia. Miami Beach. Enquanto seu pai manda centenas de jovens israelenses para a morte na guerra. Em nome de Isaías. O discurso claramente teocrático de “Bibi” levou o jornalista Rodrigo Garcia a denomina-lo de “Ayatolá com o sinal trocado”. Em tempo, Ayatolá é líder religioso e chefe de Estado. É um líder teocrático. Sistema que submete as leis do país às leis de uma única religião. Olhos atentos, observai.

5-…e consequências

A insanidade de Netanyahu associada a de Joe Biden estão levando o conflito em Gaza a escalar. Os considerados “escuridão”, portanto passíveis de ser destruídos, começam a se movimentar. A Rússia iniciou testes nucleares.  O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan se afastou de Israel. O Irã se uniu ao Hamas e ao Hesbolah. A Ministra dos Direitos Sociais da Espanha, Ione Belarra Urteaga, pediu que a Europa rompa as relações diplomáticas com Israel. O que mostra que se Netanyahu não retroceder vai arrastar o mundo para uma catástrofe mundial. E Netanyahu não vai retroceder. Apesar de não ter apoio dentro de seu país. 86% da população israelense está contra ele. Mas Biden, o senhor das armas, está com ele. E Netanyahu deve ter alterado a frase “se Deus está comigo quem poderá ser contra mim?”, para “se Biden está comigo quem poderá ser contra mim?”. Cada um escolhe o deus ao qual servir.

6- Crenças

Estados teocráticos são os países que submetem as leis do país às normas de uma religião.  As ações políticas, jurídicas, de conduta moral e ética e força policial são baseadas na religião do país. Quem domina o governo israelense são os sionistas. Os sionistas não representam o povo judeu. É Um grupo racista radical que detém o poder financeiro e político de Israel. Os judeus e os sionistas seguem as regras do judaísmo. Cada um ao seu modo. Mas o comum aos dois grupos é que  só dão importância ao Antigo Testamento.  A Torá, o livro sagrado dos judeus, corresponde aos cinco primeiros livros do Antigo Testamento. Chamado de Pentateuco. O cristianismo que afirma que Jesus é o Messias, foi acrescentado ao Novo Testamento. Mas os judeus não seguem o Novo testamento nem entendem Jesus como o Messias. Portanto, não são cristãos. Ponto.

7-Crise 

Parece que a deputada federal Antônia Lúcia (Republicanos) não conseguiu segurar a onda de seu complexo de comunicação. A emissora Assembleia de Deus Madureira inaugurada em abril de 2022 e visitada com pompa e circunstância pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), perdeu os “nomes de peso”, a audiência, e agora segundo os funcionários, ameaça demitir o restante. Já deixaram a emissora, Edvaldo de Souza que durante anos ancorou o programa Gazeta Alerta da Tv Gazeta; a repórter Lenilda Cavalcante e o editor Pedro Paulo. Com eles, de acordo com os funcionários, saíram também os patrocinadores. Com isso a Bispa teria conseguido manter a Tv graças a verba de mídia da prefeitura de Rio Branco.  Mas os pagamentos foram atrasando…atrasando, até que o prefeito Tião Bocalom (PP), cortou os repasses. Segundo os funcionários, em consequência disso, outros cinco trabalhadores da emissora estão na lista de demissão da administração que não tem como pagar os salários. A decisão provocou indignação. Nos corredores da emissora Antônia Lúcia é acusada de “farra com passagens aéreas pagas pelo contribuinte” e de levar uma vida de luxos em Brasília enquanto demite trabalhadores no Acre. Antônia Lúcia é casada com o também deputado federal Silas Câmara (Republicanos), líder da igreja Assembleia de Deus Madureira no Amazonas.

8-Merecido

A ex-deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), foi imortalizada no livro 100 Vozes pela Democracia, lançado nesta quarta-feira (25) no Senado da República.  Perpétua foi considerada uma das 100 vozes mais importantes do país na luta pela democracia no Brasil. O artigo dela “A profissão militar e o segundo assalto de Bolsonaro”, que trata da tentativa de golpe após a eleição de Lula (PT), foi publicado no livro. Diz Perpétua no artigo “a ideia das Forças Armadas bancando um golpe de estado em pleno século 21 para arrebentar as urnas eletrônicas e ungir Jair Bolsonaro como ditador … fere todas as instituições democráticas do Estado brasileiro mas  atinge primeiramente as Forças Armadas. A possibilidade da obediência passiva, fora da Constituição, desmoraliza a ordem hierárquica , rebaixa à condição de guarda pretoriana.” Saudade do tempo em que o Acre tinha bons representantes como Perpétua Almeida, Léo de Brito e Raimundo Angelim (PT), dentre outros do mesmo quilate na Câmara dos Deputados. Compare. Atualmente Perpétua é diretora de Economia Sustentável e Industrialização na Agência de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Bom dia, Tião Bocalom (PP), prefeito de Rio Branco. Quer dizer que Vossa Excelência aderiu ao “Olho por olho, dente por dente”?  Aguardemos para quem ver coloca em campo o maior número de caolhos e banguelas. Tudo tem consequência. Lene Petecão (PSD) que o diga, né?

Esta é uma coluna de opinião e reflexão.

Contato- [email protected]

Imagem- Infornatus

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Já passou da hora de arriar a lona do circo neopentecostal bolsonarista

O Brasil não é do “senhor Jesus”, nem de Malafaia, nem de Michelle e nem …