Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Coluna da Angélica- Votação para o Conselho Tutelar: antessala da eleição de 2024

1-Eleição

A eleição para conselheiros do Conselho Tutelar se transformou  numa antessala da eleição de 2024 com vistas à eleição majoritária de 2026. O interesse foi tamanho que por todo o Brasil pipocaram denúncias de esquemas que incluem  compra de votos. Políticos e igrejas, principalmente as neopentecostais se mobilizaram para eleger seus candidatos. Até um filme, Som da Liberdade, da produtora da série bíblica The Chosen foi lançado no Brasil pouco antes da eleição. O filme lançado com o apoio do Brasil Paralelo teve até distribuição de ingressos gratuitos. Com forte discurso religioso a produção versa sobre uma rede de exploração sexual, inclusive de crianças.  O filme foi lançado no Brasil no final de setembro com a justificativa de proteger as crianças. Às vésperas da eleição do Conselho Tutelar. Que existe tráfico humano é incontestável. Neste fim de semana a PF resgatou duas mulheres que estavam sofrendo exploração sexual na Bolívia. Que existe uma rede de pedofilia também. Mas não como apresenta a QAnon, uma organização conhecida por disseminar pânico com suas teorias da conspiração. A QAnon é ligada à Ultra Direita mundial e alega haver uma seita de adoradores de Satanás, pedófilos e canibais que comandam uma rede de tráfico que utiliza a tortura de crianças para a obtenção de um hormônio. A produção do filme é acusada de ter utilizado teorias da conspiração da QAnon. Funcionou para muitos que votaram em candidatos ligados a igrejas acreditando na alternativa de proteger as crianças.

2-Mobilização

As teorias da conspiração e a manipulação surtem efeito nas camadas desinformadas. Na véspera e no dia da eleição do Conselho Tutelar, as mensagens via Whtasapp incitavam os eleitores a “limpar” os Conselhos Tutelares da ideologia LGBTQIA+ e outras “atrocidades” que supostamente os candidatos da Esquerda defendem. Dentre estas, ideologia de gênero, banheiro unissex e doutrinação nas escolas. “Somos totalmente contra isso porque ferem princípios e valores…Então hoje eu quero fazer uma convocação principalmente a você que também não concorda com essas atrocidades que querem impor nas escolas e nas famílias, porque o foco é a destruição das famílias usando as crianças. Precisamos impedir isso e uma das formas de fazermos isso é elegendo CTs que defendam nossos princípios e valores, que defendam a família, a liberdade, que realmente defendam os direitos das nossas crianças e adolescentes, que defendam a VIDA!”, diz uma mensagem quem chegou ao meu Whatsapp. Em outra mensagem a pessoa complementa “para conselheiro não voto em nenhum de esquerda que defende aborto”.

3-Mobilização II

A senadora/pastora Damares Alves (Republicanos), foi uma das coordenadoras dessa intoxicação popular em âmbito nacional. O deputado Gustavo Gayer (PL), fez campanha dentro da igreja. Damares foi aquela que inventou uma rede de exploração de crianças no Amapá e acabou desmentida. Gayer foi aquele que disse que macacos tem QI (Quociente de Inteligência) superior ao dos negros. Em Rio Branco a  Chefe de Gabinete do Iteracre fez uma convocação pública ao voto em Fábio Mello. Na publicação nas redes sociais lê-se: “o grupo liderado pela nossa amiga Gabriela Câmara indica o voto em Fábio Mello 4023”. O “grupo” atendeu. Fábio Mello foi o 5º mais votado na capital. Ora, segundo informações, Gabriela Câmara, presidenta do Iteracre,  tem pretensões políticas. Além disso é nora do deputado Manoel Moraes (PP). Filha do casal Silas Câmara (Republicanos), líder da bancada evangélica na Câmara dos Deputados e pastor igreja Assembleia de Deus no Amazonas, estado que possui mais de 3 mil templos da igreja Assembleia de Deus, e da missionária/deputada Antônia Lúcia (Republicanos).

4-Campeão

O mais votado para o Conselho Tutelar de Rio Branco foi Marcelo Lopes, evangelista da Assembleia de Deus. Ele presta assistência religiosa voluntária há 10 anos aos adolescentes em fase de ressocialização. Diz ele que não teve padrinho político na disputa. Afirma que vai pautar sua atuação no Conselho Tutelar, no Estatuto da Criança e Adolescente. Mas isso não é opção para os conselheiros. É a obrigação. Para isso foram eleitos. E segue o baile. Com a gente com o olho em cima. E o auxílio de uma lente de aumento para não perder nenhum detalhe.

5-MPF na causa

A tentativa de domínio dos Conselhos Tutelares na eleição de domingo, resultou numa representação ao Ministério Público Federal feita pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), através da Associação de Ex Conselheiros e Conselheiros da Infância (AECCI). O Movimento levantou a preocupação sobre a possível interferência por abuso do poder religioso nas eleições. Segundo o MNDH há indícios de uma estratégia político-religiosa de grandes entidades religiosas para influenciar seus seguidores a participarem das eleições do Conselho Tutelar e a votarem em candidatos que promovam seus ideais religiosos durante o mandato. Muitos desses candidatos representantes desse segmento, foram financiados e apoiados por políticos, por igrejas e extremistas eleitos, acusados de terem usado suas estruturas de gabinete ou desvio de finalidade do recurso público. Segundo o MNDH o domínio dos extremistas religiosos nos Conselhos Tutelares, é um passo para a eleição de extremistas nos próximos pleitos. Um caminho para transformar o Brasil num país fundamentalista. Quer um exemplo de país fundamentalista? Afeganistão. Detalhe, não adianta defender a laicidade para quem não respeita nem deseja o Estado Laico. Olhos atentos, observai.

6-Fora da realidade

As razões apresentadas pelo grupo fundamentalista subvertem a realidade.  Não existe ideologia de gênero. O que se prega é o respeito às diferenças. Muito menos imposição de banheiros unissex. 68% dos casos de violência sexual contra crianças de 0 a 9 anos acontecem dentro de casa e não em banheiros unissex. Além disso, banheiros unissex são uma realidade. Nas residências, ônibus e aviões. Em relação ao aborto que mobiliza os desinformados pelos aproveitadores, é necessário observar que não são pró-vida como se intitulam. São pró-nascimento. Se mobilizam para garantir que nasçam mas depois disso o fato de passarem fome,  pedirem esmola, morarem na calçada, não os mobiliza tanto. No Brasil, 63% das crianças vivem na pobreza. Quando as famílias dessas crianças pobres recebem auxílio do governo, criticam: “têm filhos para receber Bolsa-Família”. Quando a criança vira adolescente revoltado e envereda pelo caminho do crime defendem que bandido bom é bandido morto. Ser Pró-Vida é defender políticas públicas para garantir que estas mais de 20 milhões de crianças tenham alimentação, educação e saúde. A defesa da família é um valor do povo. Independente de partido. Nenhum partido defende o fim das famílias, embora alguns políticos só se importem com as famílias deles. Como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).  Na tal da guerra espiritual os racionais buscam é combater a insanidade.

7-Não salva

Religiões não salvam crianças e adolescentes dos abusos sexuais. No Brasil, 108 membros do clero católico foram denunciados, condenados ou se tornaram réus por envolvimento em abuso sexual de 148 crianças, adolescentes ou pessoas com deficiência intelectual. Os abusadores são arcebispos, bispos, monsenhores e padres. Os dados são do livro “Pedofilia na Igreja- Um dossiê inédito sobre casos de abuso envolvendo padres católicos no Brasil”. As denúncias contra pastores evangélicos por abuso sexual infanto-juvenil são quase semanais. A última que ganhou as páginas de imprensa foi a prisão de José Lopes, conhecido como Pastor Martins, na saída do culto. O fato ocorreu no dia 22 de setembro, no Ceará. O pastor evangélico de 60 anos foi preso pelo estupro de duas crianças. Uma de apenas 9 anos e outra de 13. As crianças não foram estupradas num banheiro unissex. Nem por uma pessoa trans. Mas por um defensor da família. Não se vê igreja denunciando seus padres ou pastores abusadores.

8- Antecedentes

O aparelhamento dos conselhos não é privativo dos Conselhos Tutelares. Os Conselhos de Medicina também passaram por isso. Na campanha para a eleição dos Conselhos de Medicina, no mês de agosto, a Extrema Direita também atuou fortemente. Segundo denúncias de médicos, esse grupo de Extrema Direita utilizou táticas fascistas para influenciar a votação. Chegaram a colocar os nomes dos médicos de Esquerda em um site sugerindo que não votassem neles, garantem. Os antigos diziam que diploma não encurta orelha. Pois. Durante a pandemia vimos até médicos antivacina …

Bom dia, candidato Marcus Alexandre. Pode-se dizer que Vossa Excelência abriu a porta para a transformação da Esquerda do Acre em mera canhota? Nascido politicamente no PT, batizado por Jorge Viana decidiu disputar a prefeitura pelo MDB. Agora vem o ex-presidente do PT, Cesário Braga sugerir uma composição sua com o governador Gladson Cameli (PP) nessa disputa que conta com o apoio incondicional do PT. É para rir ou para chorar?

Esta é uma coluna de opinião e reflexão

Contato- [email protected]

Imagem- Radar Amazônico

 

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

TRE-AC realiza mutirão de atendimento ao eleitor

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizará a partir desta quarta-feira, 1º, até 8 …