Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Coluna da Angélica- A cor da roupa do Papai Noel vai reduzir o preço da cesta básica em Rio Branco?

1-Contradição

A prefeitura de Rio Branco brinca de democracia. Faz enquete para saber se a população prefere Papai Noel Azul ou Vermelho. Como se a cor da roupa do Papai Noel influenciasse na rotina dos moradores do município. Como se a cor incidisse sobre os serviços que a gestão municipal tem que prestar como Saúde, Educação, creches, etc. Se fosse para democratizar duvera as questões, teria feito uma consulta para a população dizer que tipo de transporte público prefere, abastecimento de água, esgoto, por exemplo. Engaja a população num debate estéril e a distrai das questões sérias. Papai Noel poderia vir vestido de verde, cinza ou até sem cor, desde que a população atingisse um bom índice  de Desenvolvimento Humano. Num município onde a incidência de pobreza atinge 37,21 da população, segundo o IBGE, discutir cor da roupa de Papai Noel é o que não se pode chamar de prioridade.

2-Contradição II

A Braskem empresa que está afundando a capital de Alagoas,  participa da COP 28. Ela está no pavilhão brasileiro junto com a Vale, Petrobras e Syngenta, “campeãs do capitalismo verde, consciente e sustentável”.   Braskem afundou Maceió. A Vale soterrou Brumadinho. A Syngenta é uma multinacional que está entre as líderes mundiais da produção de agrotóxicos e acusada de perseguir cientistas para abafar  o risco de seus produtos.  As empresas privadas são muito competentes.

3- Afundando Maceió

A Braskem é acusada do maior crime ambiental urbano do mundo.  A mina localizada em Maceió afunda 2,6 cm por hora. 3 m nos últimos dias. O afundamento atingiu a área ao redor da mina e já desalojou 55 mil pessoas. E pode causar um buraco do tamanho do Maracanã. Não se tem todos os detalhes do crime, mas o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), já anistiou a Braskem e  doou os terrenos dos bairros afetados para serem usados posteriormente pela empresa, até mesmo no mercado imobiliário. Detalhe, o acordo da prefeitura de Maceió com a Braskem tem uma cláusula que estabelece que nenhum prefeito que venha a suceder o atual pode revogar o acordo. Contrato eterno. A empresa lucrou com a exploração, e após provocar o desastre vai lucrar construindo imóveis que vai vender ou alugar. Isso num dos mais famosos pontos turísticos do litoral brasileiro. Olhos atentos, observai. Governos seguem interesses dos capitalistas.

4-Lucros

A mineração de Sal Gema foi iniciada em Maceió na década de 1970, durante a ditadura militar. Para explorar sal-gema é necessário  cavar um poço, injetar água na camada de sal que fica no subsolo. Isso forma uma salmoura que é extraída das minas para a superfície. Depois, esses poços são preenchidos com água para estabilizar o solo. No caso de Maceió, com o passar dos anos esses líquidos vazaram, provocando buracos e, consequente, instabilidade ao solo, que levou ao afundamento. De acordo com o Geoportal, desde a década de 1980 são registrados desmoronamentos de minas de sal na região. Segundo os estudos quando o desmoronamento ocorre ainda na camada de sal, existem técnicas de pressurização e controle passíveis de implementação. Mas todas as medidas foram ignoradas pela Braskem para reduzir gastos com energia. A mineração alterou a tensão do maciço rochoso sob os bairros o que causou o problema. “Para nós, tornar o mundo melhor significa construir um futuro com soluções que melhoram a vida das pessoas e protegem o planeta”, diz o site da Novonor, conglomerado empresarial que possui 50% da Braskem. A Novonor é a antiga Odebrecht. Os outros 47% pertencem a Petrobras. Em tempo o Sal Gema é utilizado na produção de soda cáustica e PVC.  As mineradoras faturaram 219 bilhões de reais em 2020.

5- …e consequências

Por causa da mineração, o tremor de terra de 2018 causou o afundamento do solo em cinco bairros de Maceió, desalojando cerca de 60 mil moradores  e afetando mais de 200 mil pessoas. Em caso de colapso da mina de Maceió, a Lagoa Mundaú pode se tornar salgada. O que provocará impacto direto para a fauna e flora locais e impactar a área de mangue. Segundo o Observatório da Mineração, o Brasil tem 155 processos ativos para exploração de sal-gema registrados na Agência Nacional de Mineração e autorização para captar, anualmente, 15,7 trilhões de litros de água. O suficiente para abastecer 284 milhões de brasileiros.  O equivalente a 1,8 bilhões de litros de água por hora. Uma verdadeira espoliação das águas pelo setor mineral. E você aí preocupado em não desperdiçar água, para salvar o planeta. Moderando até a lavagem da calçada. O BNDES  investiu 25,5 bilhões de reais entre 2002 e 2022 em atividades de mineração.

6-Lobby e acordo

O lobby das empresas e os “acordos” conquistados podem ser observados em qualquer parte do mundo. É básico. O sistema funciona para proteger as grandes empresas. Muitos leitores observaram que nada prospera contra a Energisa, por exemplo. Olhos atentos observaram que até o anúncio de aumento na tarifa de energia elétrica que já é absurdamente cara no Acre, vem com atenuantes. Por exemplo, em vez de anunciarem que a partir deste mês a energia elétrica ficará 14,55 % mais cara, informaram que ficará 7,25% menor que o previsto. Não tem “pelo menos” nessa história. A energia ficará mais cara do que já está. E a Energisa apenas distribui. Não gera. E vai ficar mais cara. Prepare o bolso e o lenço para enxugar as lágrimas, porque não há luz no fim do túnel.

7-Só 7

Leitores que acompanham de perto os trabalhos na Câmara de Vereadores de Rio Branco apostam na possibilidade de reeleição de 7  vereadores. Detalhe, apenas um por bom trabalho. Na visão dos leitores voltam apenas Raimundo Neném(PSB), Elzinha Mendonça (PSB), Fábio Araújo (PDT), Samir Bestene (PP), N-Lima (PP) , Antonio Morais (PSB) e Rutênio Sá (PP).  Neném em função da visibilidade por ser o presidente da Câmara de Vereadores. Elzinha Mendonça por ser do grupo político da deputada federal Socorro Néri (PP) que é adversária política do prefeito Tião Bocalom (PP). Por ser sogra do Secretário de Educação do Estado, Aberson Carvalho, Elzinha seria municiada por ele no combate a gestão Bocalom. Samir Bestene por ter o peso do sobrenome e o parentesco com o candidato do governador Alysson Bestene (PP). “Se colar no primo, vai”, arriscam. Samir é filho de José Bestene, o presidente da Saneacre. Ponto. N-Lima, por ter uma base eleitoral fiel. Antônio Morais, idem. Rutênio Sá pelo preparo e por ter tido destaque como presidente da CCJ e Fábio Araújo pelo bom trabalho desenvolvido durante o mandato. Fábio Araújo foi decisivo na luta pela correta aplicação da Lei Paulo Gustavo e liderou a resistência contra os empréstimos que Bocalom queria.

8-Vagas

De acordo com a análise acima, restam 10 vagas a serem ocupadas por novos vereadores. E sobram bons nomes para os substituir. A eleição municipal tem uma importância que vai além da defesa de uma administração centrada no cuidado com a cidade, sem descartar a importância disso. Um bom prefeito precisa garantir resultados no transporte público, coleta de lixo, Educação e Saúde além do abastecimento de água e saneamento. Os vereadores contribuem para a administração pontuando os pontos fracos para que o prefeito possa corrigi-los. Mas a eleição municipal tem outro componente igualmente importante. A formação de base para os candidatos de 2026. Serão fundamentais nos apoios a candidatos ao governo, deputados estaduais, federais e senadores. Olhos atentos observam a necessidade de analisar com frieza cada nome. O resultado vai impactar diretamente nossas vidas e a saúde política e econômica do estado e do país. Os que reclamam da atuação da bancada federal, e não são poucos, precisam observar com atenção. Refletir sobre o que está em volta de cada candidato municipal além de seu currículo. O “diz-me com quem andas” nunca foi tão importante como agora.

9- Orgulho nacional

Um busto do educador brasileiro Paulo Freire integra a partir de agora o seleto grupo de esculturas que fazem parte do acervo da biblioteca da Universidade de Cambridge (Inglaterra). A escultura de 30 kg foi uma homenagem da terceira melhor universidade do mundo ao pensador brasileiro. A importância e a contribuição de Paulo Freire são reconhecidas mundialmente. O livro dele “Pedagogia do Oprimido” é apontado como a obra acadêmica mais citada no mundo. No Brasil, ele é combatido pelos apegados à ignorância formada por uma horda que nunca leu sequer um parágrafo de uma publicação dele. Ou, não têm condições intelectuais de entender nem o título de seus livros. Em tempo, a Universidade de Cambridge é a segunda mais antiga universidade em língua inglesa do mundo e uma das três melhores do mundo. Foi fundada em 1209. E Paulo Freire está na lista de seus reconhecidos como ilustres. E tem até estátua.

10-Fator Milei

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei que toma posse daqui a 6 dias, nomeou para a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, Rodolfo Barra, conhecido como defensor do nazismo. A Procuradoria-Geral presta assessoria jurídica ao Estado e o defende em julgamentos. Milei que afirma estar em processo de conversão ao judaísmo, nomeou Barra que já foi preso por atacar sinagogas. E segue o tango. Com pitadas de nusach e acordes da Walkürenritt. Para os ouvidos atônitos.

Bom  dia, Secretário de Segurança Américo Gaia. Ainda que mal pergunte, Vossa Excelência leu a nota que assinou sobre a morte da enfermeira Géssica Melo de Oliveira? A moça foi alvejada por 5 tiros desferidos por policiais militares. Uma nota “passa pano” não vai levar a população pensar que a polícia do Acre tem licença para matar?  Até onde se sabe, não cabe à polícia julgar e executar. E pena de morte não é legalizada no Brasil. Cinco tiros contra uma mulher sozinha? Por não obedecer ordem para parar? Não tinham mira para atirar nos pneus? PM é para conter a violência. Não praticá-la, né?

 

Esta é uma coluna de opinião e reflexão

Contato- [email protected]

Imagem- Gazeta do Povo

 

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Brasileia vai ganhar Núcleo Técnico e nova delegacia

O delegado-geral de Polícia Civil do Acre, juntamente com diretores e delegados da Regional do …