Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Coluna da Angélica- Vai para a China ou não vai?
Coluna da Angélica- Vai para a China ou não vai?

Coluna da Angélica- Vai para a China ou não vai?

1- Pânico

A negativa da ministra do STJ Nancy Andrighi para o pedido de viagem do governador caiu como uma bomba. Como ela é a relatora da Operação Ptolomeu, muitos encaram a decisão como uma antecipação da decisão sobre o pedido de afastamento de Gladson Cameli (PP) do cargo. O fato espalhou pânico entre os poucos fiéis ao governador. Sim, existe um pequeno grupo fiel que assim se mantém independente do que aconteça. O resto está tentando se cacifar junto à Mailza Assis. E faz tempo. E Gladson sabe que a política se alimenta da traição. Não desconhece também que cada um só vale pela vantagem que pode oferecer. Se não for afastado, o governador verá o retorno da romaria para beijar sua mão. Com manifestações de fidelidade eterna. Como é de praxe. A previsão é que a decisão seja tomada até o final de fevereiro. Até lá os infiéis estarão como formiga em dia de chuva. Correndo de um lado para o outro.

2-História

Quando era governador, Romildo Magalhães andava com batedores e ao descer do carro era carregado nos braços para não sujar os sapatos. E ninguém me contou. Eu vi. Sou testemunha ocular da história. Era tratado como um desses ditadores de republiquetas que se vê em filmes. Após sair do governo era visto comendo “quebe” encostado em balcão de bar sem nenhum glamour. Lições da história.

3-Importância

Da viagem para China, o único detalhe importante foi a negativa. O Brazil China Meeting é uma reunião do Lide, de João Dória, ex-governador de São Paulo. A empresa que se apresenta como Grupo de Líderes Empresariais é uma bem estruturada empresa de lobby que aproxima empresários de políticos. A grosso modo, transforma o Estado em um balcão de negócios para preservar o lucro de grandes empresas e banqueiros em transações comerciais. Talvez isso tenha levado a ministra do STJ a negar a permissão para o governador do Acre participar. Mas Gladson ao que parece está bem interessado. Tanto que recorreu ao STF para conseguir a liberação do passaporte para a viagem. O governador não informou o motivo da insistência. Olhos atentos observam que o Acre só tem a floresta e madeira para jogar no balcão.  Para o governador pode restar o China in Box ou o China Norte que é mais perto. Com todo o respeito. E com água na boca. Perdão. Não sei dizer em mandarim.

4-Importância II

Olhos atentos observam que mais importante que participar de evento promovido pelo João Dória na China é a participação no ato de 8 de janeiro para o qual todos os governadores foram convidados. O ato vai relembrar os atos terroristas com a depredação das sedes dos poderes. Na verdade é um protesto contra a violência. É grátis e indolor. E nem precisa de passaporte. Depois das revelações das investigações da Polícia Federal que havia um plano para matar o ministro Alexandre Moraes do STF além de outras autoridades não há dúvidas sobre a gravidade e violência da turba. Não participar de um ato contra o terrorismo e a violência é nas palavras do jornalista Moisés Mendes o mesmo que aproximar-se do golpismo que segurava a corda que pretendia enforcar o ministro Alexandre de Moraes. A observar se o governador do Acre terá posição ou se vai preferir estar presente na memória dos acampados que fizeram vigília ao lado de quartéis e dos tios do zap que continuam alimentando o ódio.

5-Golpe

Tinha financiamento, minuta e roteiro. O nome de quem seria beneficiado pelo golpe. Terroristas para explodir o aeroporto de Brasília. Tinha sabotagem à infraestrutura como rodovias e torres de transmissão de energia. Apoio armado de CACs e muitos militares. Tinha imprensa com termos suaves para encobrir, e dar impressão de normalidade ao golpe (intervenção, contra-golpe, etc).  Tinha religiosos para abençoar o golpe e ensaio para matar, prender e afastar membros do STF. Estava muito organizado para não ser considerado um golpe. O golpe frustrado em 8 de Janeiro de 2023 foi real e assustador. A Ministra Rosa Weber e sua filha foram ameaçadas assim como o Ministro Alexandre de Moraes, sua esposa e seus filhos  e os Ministros  Edson Fachin, Carmem Lúcia e Luís Roberto Barroso. A Ministra Rosa Weber recebeu um e-mail com montagem da filha dela sendo esquartejada. Terroristas confessaram que havia recompensa paga por empresários e até por dinheiro federal pela cabeça de Alexandre de Moraes. Um vídeo feito em Guarapuava, interior do Paraná mostra um boneco de Alexandre de Moraes enforcado, com os dizeres “Aqui jaz a justiça”. Imaginem se o golpe tivesse tido sucesso e essa turba violenta e incivilizada conseguisse o intento de implantar uma ditadura no Brasil. Teríamos mortes em todas as regiões do país. Quem fosse contra morreria. Teríamos sequestros, prisões arbitrárias de políticos de oposição e de populares que não apoiaram o golpe. É assustador como essas pessoas resolvem os problemas. Com barbárie. Sem nenhum preceito de civilização. Olhos atentos observam que Jair Bolsonaro (PL), disse que só deixaria a presidência morto. Ponto.

6-Fuleiragem

Habitantes do mundo paralelo, alimentados por desinformação e por políticos de interesses escusos dizem que a entrevista do Ministro Alexandre de Moraes na qual expôs os planos para matá-lo e a reação de apoio ao padre Júlio Lancellotti são cortinas de fumaça para tirar o foco da Mynd8.  Não por acaso a origem dessa campanha foi o deputado Gustavo Gayer (PL). Aquele que disse que negros têm QI inferior ao dos macacos. Também não por acaso, o discurso dele sobre o caso da Choquei/Mynd8 foi noticiado pela Revista Oeste e pelo site Gazeta do Povo, ambos claramente ligados à Extrema Direita. Segundo eles, a Mynd8 agencia perfis pró-Lula. Quando na verdade a Mynd8 é uma agência responsável por 34 perfis de entretenimento e ativismo político e mais de 400 artistas e influenciadores. Entre seus clientes estão Renan Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro e o vereador Tammy Miranda (PL). A Mynd também é responsável pela publicidade de artistas como Pabllo Vittar, Gil do Vigor, Luisa Sonza e Deolane Bezerra. Entre os clientes da agência estão ainda empresas como Americanas,  Magazine Luiza, Ambev, TV Globo e Amazon, além de Cleo, Bela Gil, Lexa, Yuri Marçal e Gil do Vigor. A Mynd8 teve contratos nos governos: Dilma, Temer, Bolsonaro e Lula. O Choquei, perfil que divulgou a Fake News que levou Jéssica Canedo (22), ao suicídio, informou que encerrou a parceria com a Mynd8 em 2022. O discurso de Gayer serviu para os habitantes do mundo paralelo apontarem o dedo para a agência afirmando ser ela o “Gabinete do Ódio” de Lula (PT). Confundem Gabinete do Ódio, esquema de divulgação de Fake News suspeito de estar instalado dentro do governo Bolsonaro sob a responsabilidade do filho dele, Carlos Bolsonaro (Republicanos), com uma agência independente. Meramente comercial. Deficiência de entendimento.

7-Tímida

A atuação tímida da atual legislatura da Câmara Municipal de Rio Branco cria um sentimento de mudança no quadro de vereadores da capital. O mandato abaixo das expectativas, do prefeito Tião Bocalom (PP) seria um ambiente perfeito para o protagonismo dos vereadores. Afinal a gestão Bocalom parece atuar no improviso. Sem planejamento estratégico. O que cria resistência ao nome dele e ao dos que o apoiam.  Principalmente nos bairros periféricos. Os vereadores poderiam ter se cacifado junto aos eleitores se tivessem pautado as discussões sobre os problemas de infraestrutura, educação, saúde e produção, mas a quase totalidade deles optou por silenciar. Talvez as benesses tenham sido compensadoras. Quem sabe? Mas a conta deve ser apresentada em outubro deste ano. E é só isso o que esperam as novas lideranças. Muitas delas, levadas pelo clamor da sociedade que sente a distância dos vereadores dos problemas do dia a dia. Os bastidores partidários fervem com novos nomes que se apresentam para substituir os atuais vereadores. E muitos dos atuais, ao que tudo indica têm milhas para uma temporada em Manacapuru. Pode ser que as férias em Manacapuru sirva para um reflexão sobre o papel e as responsabilidades dos mandatos eletivos. Na observação dos leitores da coluna, apenas Elzinha Mendonça (PSB) e Fábio Araújo (PDT), devem voltar por merecimento.  Parece que na Câmara de Vereadores de Rio Branco a frase “Ano novo, vida nova” será profética.

8-Mudança

O prefeito Tião Bocalom iniciou o mandato em guerra com os parlamentares mirins. Achou que era absoluto. Mas não demorou a acordar. Logo teve que  entrar no jogo, alinhar a conversa e ceder cargos. É o que se conhece por “unir a base” na política do toma lá dá cá.  Base unida, críticas silenciadas. E tudo bem para todos. Os vereadores com uma estrutura quase igual a dos deputados estaduais e o prefeito à vontade para sonhar com o futuro político. Leitor atento diz que “tirando os vereadores de Centro-Esquerda, Elzinha Mendonça e Fábio Araújo, o restante é fechado com o Boca e não abre nem para um caminhão carregado de entulho”. Feito o registro.

Boa tarde, deputada Socorro Néri presidente municipal do PP. Quer dizer que o Alysson Bestene (PP) está animado com a candidatura é? Talvez a gente acreditasse nisso se ele demonstrasse essa animação toda no rosto né? 

Esta é uma coluna de opinião e reflexão

Contato- [email protected]

Imagem- Depositphotos

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Comissão aprova parecer de Petecão que reduz Imposto de Renda de transportadores autônomos de passageiros

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (23), o relatório do senador Sérgio …