Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Hospital de Feijó é acusado de suposta negligência com criança autista

A  ONG Pais e Amigos do Autismo e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade de Feijó (APAATDHF), através de seu presidente Juvenil Nascimento denunciou a demora no atendimento de uma criança com Transtorno do Aspecto Autista (TEA).

Segundo a denúncia, a criança chegou ao hospital às 20:35 de 30 de dezembro de 2023 com febre alta. A mãe informou o transtorno da filha ao fazer o cadastro. Mas a criança só conseguiu passar pela triagem por volta das 22:50. Mais de duas horas depois de ter chegado ao hospital.

De acordo com a denúncia, a demora no atendimento foi provocada porque só havia esta criança necessitando passar pela triagem e ninguém quis fazer. A enfermeira de plantão não fez a classificação de risco. Um dos técnicos disse que estava ocupado e o outro falou que não era função dele. Depois de quase duas horas de espera, a mãe foi a sala da enfermeira e pediu celeridade uma vez que estava há duas horas aguardando a filha passar pela triagem. Teria obtido como resposta da enfermeira que iria em seguida, mas não apareceu. Às 22:50 um técnico se sensibilizou com a situação e fez a classificação de risco que possibilitou o atendimento. O que só foi possível  depois que todos os outros pacientes foram atendidos. A lei 14.626/2023 garante o atendimento prioritário aos autistas.

A denúncia foi formulada ao Ministério Público e ao Coren. A Secretaria de Saúde do Estado foi informada sobre o fato mas não se manifestou.

Segundo Juvenil Nascimento, ele próprio testemunhou o ocorrido juntamente com todos os servidores que estavam de plantão na data. As fotos foram tiradas pelos funcionários. A primeira da esquerda para a direita mostra pai e mãe com a criança no corredor vazio, aguardando o atendimento. A segunda, que não havia ninguém para fazer a triagem. A última é o prontuário de atendimento.

O Diretor do hospital de Feijó, Wirley Moreira da Silva disse que a criança deu entrada às 20:35 e foi atendida às 22:19. E que o hospital tem todo o procedimento detalhado.

“A versão da direção do hospital de Feijó é mentirosa”, disse Juvenil.

O caso será investigado pelo Ministério Público.

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Artesãos acreanos participam do 17º Salão do Artesanato em Brasília

Sete artesãos acreanos participam do 17º Salão do Artesanato de Brasília, entre esta quarta-feira, 8, …