Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Coluna da Angélica- Lá vai o Boca. Pra onde ele vai?

1-À pagode

Com todo o respeito às forças de segurança do país, mas é impossível não registrar. Os dois acreanos que fugiram do presídio de segurança máxima em Mossoró (RN), mais que levar as forças de segurança do país à pagode, parecem estar mostrando que a inteligência e determinação que faltam às polícias sobram no outro lado. A fuga aconteceu há uma semana e até agora nem sinal a não ser que invadiram uma residência, fizeram a família refém e fugiram com celulares e mantimentos. Os dois acreanos estavam na mesma prisão em que Fernandinho Beira-Mar cumpre pena. Os acreanos fugiram. Beira-Mar continua preso. O acreano tem que ser estudado.

 2-Ferino & Faca Cega

Não é nome de dupla sertaneja. A referência é sobre os deputados Emerson Jarude (Novo) e Afonso Fernandes (PL). O primeiro, o ferino, é Jarude que na sessão desta terça-feira (20), questionou as constantes viagens de membros do governo para Dubai. Segundo ele, no ano passado foram gastos 380 mil só com as diárias da comitiva. Este ano, foram 150 mil. Só com diárias. Sem contar as passagens. E estamos no segundo mês do ano. “O que o governo do Acre perdeu em Dubai que não sai de lá? Espero que desta vez encontrem pelo menos um engenheiro em Dubai para concluir a restauração da ponte metálica”. Já o segundo, Afonso Fernandes, ao falar sobre a matéria veiculada no Fantástico sobre o envolvimento do governo do Acre com a MedTrauma, disse que “as reportagens não vêm acompanhadas de isenção. Pegam apenas os pontos que interessam”. Como se os deputados agissem de maneira diferente.

3-Corrupção

A corrupção desembarcou no Brasil junto com os europeus. Só para se ter uma ideia, basta dizer que o primeiro ministro da Justiça do Brasil, Pedro Borges, era um notório corrupto. O fidalgo português que era supervisor de obras em Portugal veio para o Brasil na expedição de Tomé de Souza lá pelos idos de 1549 depois de ter sido condenado a não mais ocupar cargo público em sua terra natal. Mas o Brasil não era Portugal, portanto…Pedro Borges se enrolou com a lei em Portugal quando era supervisor de obras do reino. Após uma investigação sobre uma grande obra que não foi concluída, foi denunciado por se apropriar da metade da verba, motivo pelo qual a obra não foi concluída. Para não ser preso, uma vez que era um fidalgo, Pedro Borges foi promovido a desembargador. Seus pares aliviaram sua pena. Só não poderia ocupar cargo público lá. Pobre Brasil. Com esse início não poderia ser diferente. E não foi.  Há pelo menos 455 anos os principais escândalos no país envolvem corrupção. Ou golpes e tentativas de golpes. Que também envolvem corrupção. Pois.

4-Registro

Leitor atento comenta que nessa questão da MedTrauma os órgãos de controle deveriam ser tão responsabilizados quanto. No mínimo por omissão. Feito o registro.

5-Impeachment

118 deputados assinaram a proposta de Carla Zambelli (PL) para impitimar  o presidente Lula (PT), pelas declarações contra o massacre do povo palestino. Três deles integram a bancada do Acre: Ulysses Araújo (União), Gérlen Diniz (PP) e Roberto Duarte (Republicanos). A justificativa oficial é que Lula teve atitude hostil a Israel. Sem entrar no mérito de questionar se o grupo é parlamentar de Israel e não do Brasil nem acusar de tolos por estarem fortalecendo Arthur Lira (PP), posso dizer que o objetivo único e exclusivo é atingir Lula. O que seria concretizar em parte a tentativa de golpe de Jair Bolsonaro (PL). Porque a declaração de Lula não teve repercussão negativa no mundo. Ao contrário. O isolado na história é Benjamin Netanyahu. Nenhum chefe de Estado se solidarizou com ele. As palavras de Lula foram saudadas por judeus do mundo todo. Os judeus ortodoxos inclusive disseram que foram palavras leves para definir Netanyahu. Tábata Amaral (PSB), levou uma invertida da Articulação Judaica ao lamentar as palavras de Lula quando o presidente condenou a ação do governo de Israel contra os palestinos: “Tábata, nossa comunidade judaica não precisa do seu lamento que é um oportunismo tosco. Nós estamos ao lado do presidente no combate às políticas genocidas e racistas”.

6-Detalhes

Em setembro do ano passado na CPI do 8 de janeiro o senador Flávio Bolsonaro (PL) disse, que as prisões dos participantes nos  ataques terroristas lembravam as detenções de judeus. Ninguém protestou. Uma das coordenadoras do movimento é Bia Kicis (PL), que posou com Beatrix von Storch neta do ministro das finanças de Hitler. O pedido de impeachment é tudo o que o Arthur Lira queria para continuar a chantagear o governo. Ele não vai colocar o impeachment em votação. Vai deixar que permaneça como uma espada sobre a cabeça de Lula. É a arma que ele precisava para continuar a extorquir o presidente.  O país é que vai sofrer com isso. Parabéns aos envolvidos.  Olhos atentos observam que se  Lula é acusado de crime de responsabilidade os deputados que tentam se aproveitar dessa situação poderiam ser acusados de crime de irresponsabilidade.

7-…sórdidos

Netanyahu transformou a Palestina num campo de concentração, cercado por um muro de 4m de altura. Cercado por terra, mar e ar.  Confinou 2,5 milhões de pessoas numa área de 365km2. Rio Branco tem  8 834,942 km². Ou seja, caberiam 24 Faixas de Gaza em Rio Branco e ainda sobraria uns terrenos para doar para Senador Guiomard ou Bujari. Pois esses 2,5 milhões de pessoas foram bombardeados ininterruptamente durante 5 meses. 45 mil bombas foram jogadas contra essas pessoas que não têm como sair do gueto. Água, medicamentos e alimentos foram impedidos de entrar no campo de concentração. Os hospitais foram destruídos. Crianças feridas são amputadas sem anestesia. 30 mil pessoas foram mortas. 13 mil delas eram crianças.  70 mil pessoas estão feridas. Muitos, desaparecidos. Hitler matava 127 crianças judias por dia no campo de concentração de Auschwitz. Netanyahu mata 178 crianças palestinas por dia em Gaza. Olhos atentos, observai com dedicação os “Cidadãos de Bem” que se posicionam contra a denúncia de Lula pois devem apoiar as ações de Netanyahu. O primeiro-ministro de Israel é um corrupto que está usando o massacre para desviar o foco das atenções dos processos que existem contra ele. Mas não terá como se segurar. Com 80% de rejeição, assim que acabar a guerra será deposto e preso. Por enquanto está pagando 30 mil mortos por sua liberdade.

8-Para Refletir

“Cuidado com o homem que fala em colocar as coisas em ordem. Colocar as coisas em ordem sempre significa colocar as coisas sob seu controle.” Denis Diderot.

9-Bon voyage

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP…ainda), vai participar da manifestação em defesa de Jair Bolsonaro no próximo dia 25. Segundo Boca, para defender os valores cristãos: “nós defendemos os princípios cristãos e como bons cristão temos que estar juntos, porque não dá mais para continuar com essa turma que ao tempo todo que pisotear os princípios cristãos”. Pausa para o espanto. Quais serão os princípios cristãos que estão sendo pisoteados? Bater no peito e dizer Deus, Pátria e Família não significa nada. É um slogan vazio de sentido mas repleto de simbolismo autoritário. Muitas vezes é um escudo atrás se esconde a ânsia pelo poder e o cometimento de irregularidades. Jair Bolsonaro por exemplo é acusado de tentativa de Golpe de Estado. De trocar refinaria construída com o suor do povo brasileiro por joias. De corrupção em várias áreas. De deixar morrer mais de 700 mil brasileiros enquanto zombava das pessoas com falta de ar durante a pandemia de covid. Com relação aos valores cristãos pisoteados, não se viu nenhuma igreja ser fechada ou pastor preso, exceto os estupradores, o que não pode ser confundido com seguidor de Cristo. Como prefeito e pastor Bocalom é um ótimo fazendeiro. Boca ainda se exalta por ir com dinheiro próprio. Mérito nenhum. O povo de Rio Branco não tem obrigação de pagar despesas de participação em ato de defesa de pessoa acusada de crimes. Pobre Bocalom. Pode estar apenas tentando atrair atenção. Talvez consiga. Do Xandão.

Bom dia, “patriotas”. Tem vagas sobrando nos hotéis da Paulista. Só para constar.

Esta é uma coluna de opinião e reflexão

Contato- [email protected]

Imagem- PikPng

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Comissão aprova parecer de Petecão que reduz Imposto de Renda de transportadores autônomos de passageiros

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (23), o relatório do senador Sérgio …