Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Coluna da Angélica- Troupe nos EUA: Xandão tá de olho

1-Calouro

Eduardo Veloso (União), negou que vá assumir a Secretaria Municipal de Saúde. Nada muda com a negativa. Palavras o vento leva. Ainda mais as dos políticos. Calouros falam. Veteranos observam. E registram ações. Ligam os fios. E tiram conclusões. Olhos atentos observam que  Veloso se licenciou para que seu suplente Fábio Rueda, irmão do futuro presidente do União Brasil assumisse o mandato de deputado federal. Rueda integra a equipe médica de Recife que realiza cirurgias cardíacas no Acre. O chefe da equipe é irmão da esposa de Eduardo Veloso, a também médica Rejane Holanda. Que Tião Bocalom quer como vice. Não existem fios soltos. E os olhos seguem atentos. Inclusive às movimentações do presidente do partido no Acre que está jogando água fria na fervura de Veloso e Bocalom.

2- Timing

Bocalom aliás, tenta se equilibrar numa corda bamba que cada vez balança mais. Marcou sua ida para o PL de Jair Bolsonaro no pior momento deste. A dúvida é se vai conseguir assinar a ficha de filiação antes ou depois da prisão. A ala extremista do Acre torce para dar tempo de Bolsonaro vir para o grande evento de filiação e para ser homenageado em Rio Branco. Olhos atentos observam que muito mais para tirar uma casquinha em votos do que por fidelidade à persona e seu projeto. O senador Márcio Bittar (União), ainda trata Bolsonaro de “presidente”. Como se ele não tivesse sido derrotado na eleição de 2022. O que soa como um sinal que não crê no resultado das urnas. Bocalom pode terminar isolado. Tendo ao seu lado apenas o grupo radical que pode afundar com ele. O eleitor está cansado de guerra. Quer resultados.

3-Acreano no meio

Teve um deputado acreano na comitiva que acompanhou Eduardo Bolsonaro (PL), aos EUA. Se o nome do deputado acreano não foi lembrado pela imprensa nacional não serei eu a faze-lo. Fato é que Zé Trovão (PL) Marcel Van Hattem (Novo), Gustavo Gayer (PL), Paulo Bilynskyj (PL) e André Fernandes (PL), foram nominados. O acreano ficou no “entre outros”.  Sem densidade suficiente para ter o nome divulgado. O grupo viajou para os EUA sabendo que a audiência solicitada pelo filho de Jair Bolsonaro na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Estados Unidos havia sido cancelada. Barrados no cordão de isolamento tiveram que apelar para um ato fracassado na frente do Capitólio, que chamaram de coletiva. A coletiva só teve três microfones. Um deles usado por Eduardo Bolsonaro. Outro o do YouTuber português Sérgio Tavares, ativista de Extrema Direita que esteve no ato organizado por Silas Malafaia. A imprensa estadunidense não deu a mínima. 

4-Confusos & Atrapalhados

 Parlamentares que defendem anistia para os golpistas de extrema direita que não aceitaram o resultado da eleição foram aos EUA  reclamar de ditadura no Brasil. Ditadura que banca as viagens de protesto contra o governo. Pausa para o espanto. Saíram de lá reclamando de censura nos EUA. Enquanto colecionam fracassos podem entender que nem mesmo os ET’s vão ajudá-los. Só o Robertinho Português mesmo. Pessoal bizarro este. Apela para os Estados Unidos como se este país fosse o STF do mundo. Seria exigir demais que quem desconhece o sentido de Democracia entendesse o significado de autonomia dos países. Ou é a pura e simples deficiência cognitiva ou a tentativa de criar um novo Juán Guaidó. O venezuelano autointitulado presidente da Venezuela e sua genérica Janine Añez que quebraram a cara. Guaidó foi abandonado na estrada e Añez está presa. Só para constar.

5-Dobraram a aposta

Jair Bolsonaro e seus apoiadores mesmo com todas as delações e testemunhos que evidenciam uma tentativa de golpe para implantar uma nova ditadura no Brasil, dobraram a aposta. Os atos pelo Brasil e no estrangeiro podem ser encarados como tentativa de incitar a opinião pública contra o TSE e o STF.  O que reforça e pode até antecipar a possibilidade de prisão do ex-presidente. E até dos que forem considerados corresponsáveis pelo incitamento. O Art. 312 da Lei 5.349 prevê esta possiblidade “como garantia da ordem pública”. E nenhum dos “insistentes” poderá alegar desconhecimento sobre a tentativa de golpe. Tinha até um decreto de Estado de Sítio pronto para ser executado. Em tempo,  Estado de Sítio suspende a atuação dos Poderes Legislativo (deputados e senadores) e do Judiciário. O que significa que todo o poder fica concentrado nas mãos de uma pessoa. O ditador. Como se diz, quem procura, acha.

6-Reação

A Procuradoria Geral da República já foi acionada sobre a possível e bem provável utilização de dinheiro público para o deslocamento dos parlamentares para o fiasco nos EUA. Aguardemos a resposta de Paulo Gonet. O motivo da ida aos EUA também foi questionado. Está sendo encarado como a continuidade da tentativa de golpe. Bobagem com B maiúsculo é tentar passar que Donald Trump é amigo de Jair Bolsonaro. Amigo nada. Para Trump, sul-americanos são seres inferiores. Meros cucarachas. O que tem de real nesta relação é que Bolsonaro é fã de Trump. O que não tem peso em termos de relações internacionais. Portanto, podem tirar o burrinho do banhado. Biden, Trump, Michelle Obama e quem mais vier não vão se orientar por manifestações de amor eterno. Isso não significa nada. Nem em eleição papal. Parlamentares avaliam a possibilidade de levar a entourage de Eduardo Bolsonaro à Comissão de Ética da Câmara dos Deputados.  Mesmo sendo difícil levar adiante um processo de cassação de mandatos por conta da composição conservadora da Câmara, eufemismo para Extrema Direita, entendem que não podem deixar passar a contradição de políticos eleitos pelo voto direto quererem acabar com a Democracia. Exemplos de reação contra o extremismo no mundo, não faltam. Aguardemos.

7- …dura

Na Grécia o partido político Gregos pela Pátria ( Helenos), foi impedido de participar de eleições. O partido foi fundado por um ex-membro da organização neonazista grega, Amanhecer Dourado. A decisão da Suprema Corte da Grécia foi tomada para salvaguardar a ordem constitucional democrática. O grupo começou nos anos 1980 tendo a frente Nikos Michaloliakos,  escolhido por um dos ex-ditadores da Grécia para liderar um grupo de jovens de extrema-direita após a queda do regime militar. Transformou-se em partido político e elegeu vários deputados. Acabou extinto pela Suprema Corte grega em 2020,  declarado organização criminosa. Seus principais líderes foram presos. O partido era formado por negacionistas, xenófobos e agitadores que posavam para fotos com armas de fogo  fazendo saudações nazistas. Eles estiveram por trás de ataques violentos a imigrantes e ativistas de Esquerda e foram ainda, acusados de perjúrio.Ilias Kasidiaris criou o Gregos pela Pátria (Helenos), para levar a Extrema Direita de volta ao cenário político. Para o primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis a maior falha nas democracias no mundo é permitir partidos de extremistas. Então. Foram banidos da política grega. E nem precisaram vandalizar as sedes dos poderes para isso. Nem questionar o resultado das urnas.  E nem a Grécia foi taxada de ditadura.

8-Barbas de molho

O PP passou nos últimos dias por uma séria divergência interna. Grupos e opiniões divididos sobre manter a candidatura de Alysson Bestene, apresentar outro candidato pelo partido ou concorrer a vice numa das chapas com chances de vitória. A confusão foi tamanha que foram todos bater à porta do Ciro Nogueira, presidente nacional do partido. Ciro não foi além do óbvio: o partido tem interesse em manter as candidaturas municipais.  O PP vai dispor de mais de 330 milhões para as eleições municipais deste ano. O valor é maior para capitais que tenham candidatos majoritários. A pergunta de 1 milhão de dólares é se o interesse de alguns correligionários de Alysson é torná-lo prefeito de Rio Branco ou se estão espichando o olho para os milhares de reais para a campanha. Nem que para isso tenham que imolar o “Leitãozinho” no altar da ganância. Olhos atentos observam que no entorno dele tem gente que tem um cifrão em vez de pupila. Talvez até dentro da própria família. Solidariedade ao Alysson.

9- Momento tristeza

Pela morte prematura de Ornaldo Huni Kuin. Além de pessoa maravilhosa, Ornaldo cumpriu um papel de destaque na luta nacional pelos direitos indígenas. Em especial no que se refere à Educação. Ele foi um dos protagonistas na construção e organização do I Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas, Encontro da Sociedade Brasileira para o desenvolvimento da Ciência – SBPC Indígena, compôs o primeiro grupo no Programa de Educação Tutorial – PET Indígena Ações em Saúde e participou do Programa Abdias Nascimento – Intercâmbio/estágio de um ano na Espanha. Em todos, levantou a bandeira de oportunidades para os indígenas. Queria que todos os seus irmãos indígenas tivessem a oportunidade que ele arrancou da vida conseguindo se formar em medicina. Merecia uma homenagem do governo do Estado.

Bom dia, presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco, Raimundo Neném (PSB).  É verdade que Vossa Excelência viajou para um curso de capacitação?  Parece que os cursos de capacitação não surtiram muito resultado né? Se fossem bons, a qualidade da representação na Câmara de Vereadores da capital seria outra. A menos que uma disciplina dos cursos oriente como fazer uma viagem segura para Manacapuru né?

Esta é uma coluna de opinião e reflexão

[email protected]

Imagem- Veja

 

 

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Coluna da Angélica-Gladson e Socorro: em nome da paz

1-The winner O governador Gladson Cameli (PP) e a deputada federal Socorro Néri (PP) fizeram …