Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Manifestação da Educação teve bate-bocas com o governador.

Manifestação da Educação teve bate-bocas com o governador.

Os trabalhadores em Educação, em greve por tempo indeterminado desde o dia 13 de maio, mostraram força mais uma vez nesta segunda-feira (17). Eles realizaram uma carreata e uma manifestação na frente da sede administrativa do governo.

O governador Gladson Cameli (PP), tentou ganhá-los na simpatia como fez na manifestação dos PMs, quando adesivou o próprio carro e posou para foto, mas não conseguiu repetir o feito .

No meio do tumulto o governador disse: “Quer que eu faça o que? Que eu dê um…(inaudível)”. Um professor responde ao governador: “Respeite a nossa classe, cara”

O clima é de tensão. A Secretaria de Educação ameaça rescindir os contratos dos professores provisórios caso não voltem ao trabalho. Os professores do EJA e os diretores de escolas também estão sofrendo pressões. Alguns diretores chegaram a retirar os nomes da lista por conta disso.

As escolas Frei André Maria Ficarelli e a Manoel Machado, se retiraram da greve, por possuirem um quadro formado por 90% de professores provisórios.

As baixas entretanto não arrefeceram o ânimo. A categoria permanece unida e decidida a manter a paralisação.

À tarde, o comando de greve se reuniu com o Líder do Governo, deputado Pedro Longo (PV).

Em cerca de uma hora de reunião, os grevistas expuseram as promessas não cumpridas, as necessidades que os professores têm durante a pandemia com o aumento de custos que o trabalho tem gerado e falaram dos recursos do Fundeb que “parecem ter sido mal canalizados”. Explicaram que a reposição das perdas da inflação é o mínimo que pode ser feito dado o empobrecimento dos trabalhadores.

Os professores pediram ainda que cenas  como as registradas no vídeo abaixo nesta segunda-feira em frente à Casa Civil sejam evitadas: “Demonstrações como aquela não nos levam a lugar algum”.

O deputado Pedro Longo se comprometeu em  reforçar o diálogo junto ao governador e falar, com os demais envolvidos nas negociações (SEE, Seplag, PGE), sobre as necessidades que podem ser atendidas.
 No início da noite os professores foram informados que o governador ja tem uma proposta que será entregue nesta terça-feira (18). Os grevistas se mantém em vigília.

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Governo e prefeitura se unem para realizar festa do trabalhador em Cruzeiro do Sul

Mais uma vez, a união entre o governo do Acre e a Prefeitura de Cruzeiro …