Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Programa que capacita jovens em situação de vulnerabilidade é premiado pelo CNJ

Iniciativa desenvolvida pela FIEAC, SENAI, Tribunal de Justiça do Acre e outros parceiros capacita jovens em situação de vulnerabilidade

O Programa de Desenvolvimento Profissional e Inclusão Social pelo Trabalho, chamado de RadioAtivo, conquistou o primeiro lugar, na categoria Tribunal, eixo Medida Socioeducativa, no Prêmio Prioridade Absoluta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O resultado foi divulgado na segunda-feira, 11 de dezembro, em cerimônia realizada em Brasília (DF).

A desembargadora-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Regina Ferrari, juntamente com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), José Adriano, receberam o troféu, como símbolo do reconhecimento pela ação que é fruto da parceria entre o Judiciário por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), a Federação das Indústrias do Acre (FIEAC), SENAI/AC, Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Defensoria Pública estadual (DPE/AC), Assembleia Legislativa (Aleac) e empresas.

O RadioAtivo atende adolescentes de todo o estado, que são acompanhados pelas varas da Infância e da Juventude, através de medidas de proteção, e jovens egressos ou em cumprimento de medidas socioeducativas. Os adolescentes participam de programas de aprendizagem do SENAI e SENAC, com formação técnica-profissional, para depois tentarem uma vaga de emprego, na modalidade Jovem Aprendiz, nas empresas parceiras.

 

Criado em 2019, o programa ainda conta com o suporte de várias empresas e os jovens selecionados, ao participarem, recebem bolsa de subsídio enquanto estão estudando. Neste ano, os beneficiados pelo programa iniciaram os cursos de “Programador Full Stack” e Panificação e Confeitaria, em Rio Branco, e o curso de Operador de Computador, no município de Cruzeiro do Sul, todos no SENAI/AC.

Ao receber a premiação, a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, ressaltou que toda criança, todo adolescente, deve ser protegido, deve ter um ambiente seguro para crescer, se desenvolver, consolidar seus valores e, acima de tudo, ter oportunidade a uma boa educação. Segundo ela, infelizmente, não é essa a realidade brasileira, e muitos adolescentes acabam indo para a experiência da internação em um Instituto Socioeducativo. “E cada adolescente que chega neste lugar, significa que falhamos enquanto sociedade”, frisou Ferrari.

“E é diante dessa realidade que criamos o projeto RadioAtivo. O nome expressa radiar esperança, radiar atenção, radiar carinho, radiar oportunidade. O RadioAtivo representa acima de tudo a união de instituições que acreditam que a oportunidade ao conhecimento e ao trabalho, são ferramentas transformadoras. O Tribunal de Justiça do Acre agradece imensamente esse reconhecimento, compartilhando este prêmio com nossos parceiros que são fundamentais nessa jornada”, disse a presidente do TJAC.

Já o presidente da FIEAC, José Adriano, pontua que o caminho para um futuro digno para os jovens é a qualificação profissional. “Por isso fazemos esse grande esforço, já há alguns anos, no sentido de criarmos oportunidades para a nossa juventude, sobretudo para quem está em situação de vulnerabilidade. Trabalhando em parceria com instituições responsáveis e comprometidas, podemos obter resultados ainda mais extraordinários. Esse é o nosso objetivo e nossa missão”, enfatiza o empresário.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Acre busca apoio da ONU para fortalecimento de políticas migratórias

Localizado na tríplice fronteira do Brasil, Bolívia e Peru, o Acre é rota de entrada …