Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Coluna da Angélica- Acirra-se conflito entre PM e Secretário de Segurança

Coluna da Angélica- Acirra-se conflito entre PM e Secretário de Segurança

 Jordão abandonada

A cidade de Jordão está sem comando nesta segunda-feira (12). O prefeito Naudo Ribeiro (PDT) foi para um seringal no Rio Muru; o vice-prefeito Siã Kaxinawá, foi para a aldeia; o presidente da Câmara de Vereadores Eudes Mendes (PDT), viajou acompanhado do vice-presidente Antônio Jorge (PL) e do 1º secretário, Sivaldo Kaxinawá (PCdoB). Para completar, a cidade está sem juiz. Jordão é um município onde o PDT reina quase absoluto. Além do prefeito e do vice, tem três dos nove vereadores, incluindo o presidente da Câmara de Vereadores. Alô , Luís Tchê, presidente do PDT no Acre. Alô, deputado Jesus Sérgio (PDT), desse jeito o bicho pega.

…e Tarauacá na fé

Na outra prefeitura do PDT, Tarauacá, onde a prefeita é nada menos que a esposa do deputado federal Jesus Sérgio, a fé da prefeita Néia Sérgio (PDT) continua dando o tom. Na Páscoa ela mandou colocar umas cruzes com capelinhas para santos católicos na praça da cidade, o que causou descontentamento na comunidade evangélica da cidade. Os moradores reclamam que a única obra da prefeita conhecida por suas “visões”, foi a decoração católica de Páscoa.

Cabeça

A revolta dos oficiais da PM com o Secretário de Segurança vai muito além das Notas de Repúdio publicada nesta segunda-feira (12). Informações de caserna garantem que a cabeça do Secretário foi pedida ao governador Gladson Cameli que se comprometeu em dar a resposta em breve. Sem querer colocar lenha na fogueira e já colocando, o motoboy que teve a moto apreendida e a promessa de Gladson de doar o dinheiro para que ele pagasse as multas e pudesse retirar a moto do pátio do Detran está esperando até hoje.

Sem perdão

Para a Associação dos oficiais, o áudio do Secretário de Segurança vazado no sábado (10), não condiz com o que se espera de um secretário de Estado e afirma que: “não de admite a fragilização das instituições de segurança por parte dos que têm o dever moral de tutelá-las”. Já a nota assinada pelo Comandante da PM, coronel Paulo César Silva, diz que : “o comando não aceita qualquer tipo de declaração ofensiva que coloque em dúvida a capacidade intelectual e emocional do nosso efetivo e de nossos oficiais”.

Resultado amargo

A confusão toda pode acabar tendo um resultado diferente do que os militares esperam. Na surdina existe uma disputa de poder entre a Polícia Militar e a Polícia Civil. Os militares não gostam de ser submetidos às ordens de um civil, e é o que pode acabar acontecendo caso Gladson resolva trocar o Secretário de Segurança. Nos bastidores dizem que tem delegado na expectativa, embora o velho desejo de ter o coronel Marcos Kinpara no comando da pasta tenha ressuscitado. Marcos Secretário seria um meio de manter o irmão Minoru no PSDB. Arrisco dizer que será muito difícil apaziguar os ânimos fardados em qualquer das opções dadas.

Sonho

Com a decisão do STF de restituir os direitos políticos ao ex-presidente Lula da Silva, o PT ganhou musculatura em todo o território nacional. No Acre o ex-quase tudo Jorge Viana (PT), já sente a comichão para retornar ao Senado. Evidente que as chances dele aumentaram e não foi um mau senador, embora esta humilde colunista o ache mais capacitado para o Executivo do que para o Legislativo. As pernas por enquanto, talvez não permitam este passo para o Palácio…ainda. Muita água vai rolar até junho de 2022. Aguardemos.

…e pesadelo

Ocorre que se Jorge Viana optar por disputar a única vaga do Senado disponível em 2022 vai enfrentar muitos candidatos em pé de igualdade com ele. Inclusive a deputada Perpétua Almeida (PCdoB) com quem ele não quis concorrer em termos de quantidade de votos em 2014. Vaidade que resultou na ascensão de Gladson Cameli, que trocou o mandato de senador pelo de governador do estado, permitindo por sua vez a promoção de Mailza Gomes (PP), que ganhou 4 anos de mandato sem nunca ter passado pelo teste das urnas.

Sem opção

Não é nem que Perpétua almeje o Senado, o problema é que se não tiver mudança na legislação eleitoral para o modelo federação ou distritão as opções serão mudança de partido ou se dispor a encarar uma disputa maior. Conhecendo Perpétua Almeida posso antecipar que não passa pela cabeça dela sair do PCdoB. Como o partido terá que lançar candidatos majoritários abre-se a possibilidade para outros quadros do PCdoB, como Chagas Batista de Taraucá que deve tentar uma vaga de deputado estadual. Perpétua disputa o mesmo eleitorado de Jorge Viana. Façam as contas.

 Dificuldades

Se a Reforma Eleitoral não for aprovada e ao que tudo indica não será, porque não interessa aos grandes partidos, a renovação na Câmara dos Deputados e no Senado promete ser grande. O deputado Alan Rick (DEM), possível candidato ao senado, por exemplo, vai ter muita dificuldade para montar uma chapa de deputado federal e estadual competitiva. O partido é praticamente restrito à Alan Rick e Antônio Pedro e os dois não se bicam.

 Transição

O MDB está em fase de transição com seus diferentes grupos se movimentando para lados distintos. Caso Flaviano Melo embarque na onda de disputar o senado e Jéssica Sales saia de vice de Sérgio Petecão (PSD), abrem-se duas vagas na Câmara dos Deputados que poderão ser ocupadas por Mazinho Serafim, prefeito de Sena Madureira e Roberto Duarte. Como vice não é exatamente o perfil da dinâmica Jéssica Sales, eu diria que ela está mesmo mirando na vaga do Senado o que de qualquer menearia abriria uma vaga para o partido na Câmara.

Possibilidade

Na casa dos Rocha, a candidatura de Mara Rocha ao senado, é uma possibilidade, mas não certeza. O PSDB não quer liberá-la para trocar de partido. Terá que esperar a janela para sair. No PL, sua futura casa, poderá formar uma chapa competitiva em dobradinha com Antônia Lúcia, com grande chance de eleger as duas. Entretanto, o partido precisará se esforçar muito para não perder sua vaga no Legislativo Estadual.

PSDB
Com a saída de Mara Rocha, Vanda Milani deve assumir o PSDB. Vanda tem interesse em disputar o Senado, segundo dizem, para eleger o filho Israel Milani, deputado federal. A questão é- conseguirá montar chapa? O deputado Luiz Gonzaga nunca teve interesse em ser deputado federal. Gonzaguinha gosta mesmo é de andar pelas comunidades ribeirinhas distantes o que seria dificultado em um mandato federal. Neste domingo, Luiz Gonzaga estava em algum lugar do Rio Liberdade onde o contato é difícil. Só consegui entender que estava levando máscaras para distribuir entre os ribeirinhos. Portanto arrisco dizer que a empreitada para levá-lo a disputar uma vaga de federal dificilmente será bem sucedida. A dificuldade de encontrar nomes com densidade eleitoral está na mesa tucana.

Bom dia governador Gladson Cameli. Quer dizer que o filho pródigo voltou ao antigo lar? Será que vidro quebrado ao ser colado fica sem marcas?

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Gonzaga e Nicolau recebem atleta que representará o Acre na “Copa do Mundo” do fisiculturismo 

O presidente e o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputados Luiz Gonzaga e …