Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Coluna da Angélica-crise de candidato em Feijó

Coluna da Angélica- crise e oferta de candidatos em Feijó

1- Mudança à vista

Com Keifer (PP) no segundo mandato e seu irmão, Marcus (PDT), na Aleac, a família Cavalcante parece ter esgotado suas possibilidades para disputar a prefeitura de Feijó. Com isso, apoiadores do ex-prefeito Francimar Fernandes (MDB) já voltam os olhos para o candidato que ficou em segundo lugar no último pleito, com 36, 89% dos votos. A dificuldade para levar Francimar à disputa seria Kiefer. A Câmara de Vereadores de Feijó se prepara para votar uma prestação de contas de Francimar. Kiefer tem o controle de 11 dos 13 vereadores. Se as contas de Francimar Fernandes forem rejeitadas ele ficará inelegível. Nesse possível vácuo, duas lideranças se preparam para disputar, e exatamente dois ferrenhos adversários do atual prefeito: o delegado Railson Ferreira, que foi proibido de falar na rádio local e Tarcísio Araújo (PCdoB). Ambos têm forte apelo popular. Tarcísio que já foi vereador, é presidente do Sinteac local e o delegado Railson é considerado um dos melhores, senão o melhor dentre os que atuaram em Feijó.

2- Mágoa

Os adversários de Kiefer Cavalcante alegam que os 8.528 votos que o consagraram prefeito para um segundo mandato, foram obtidos através do uso da máquina pública: “Kiefer não mediu as consequências em relação ao uso da máquina pública, o que inviabilizou a eleição do Francimar”, analisam moradores de Feijó. Nas quatro linhas do Diário das Reclamações de Feijó, a conta é fácil. Francimar Fernandes foi considerado o melhor prefeito da história de Feijó. Kiefer fica entre os piores. O pior,  nas contas deles, não ganha do melhor a não ser com uso exaustivo da máquina pública. De longe, só dá para observar e registrar. A população de Feijó não respira oxigênio como o resto do mundo. Eles respiram P2O- duas moléculas de política para uma de oxigênio. Apesar disso, Kiefer Cavalcante se elegeu e se reelegeu sem grandes dificuldades.

3- Receptadores

Esta é a palavra. Se não houver quem compre produto de roubo não haverá roubo. É simples. A Polícia Civil enfim seguiu o traçado. Sem isso continuariam a enxugar gelo porque não adianta prender 100 ladrões de fios porque outros 100 virão. Ir no cerne do problema é o que acaba com a prática. O mesmo vale para os furtos de celulares. Voz corrente na cidade diz que os receptadores e revendedores de celulares roubados agem à vista de todos e que muitos sabem onde são os pontos. Prender o trombadinha só, não resolve. No caso do roubo de veículos, idem. Se os carros e principalmente caminhonetes são levados para a Bolívia, por que não pedir o apoio da Polícia Nacional Boliviana ou até mesmo da interpol, para identificar e punir os receptadores de veículos? De outro modo, vão continuar enchendo as cadeias com as sardinhas enquanto os tubarões se locupletam. O corruptor, aquele alimenta a cadeia da corrupção é quem tem que cair.

4-Inexplicável

Em Cruzeiro do Sul, uma pesquisa mostra a ex-deputada Jéssica Sales (MDB) com até 90% das intenções de voto. Outra prevê a vitória de Zequinha Lima (PP), que concorre à reeleição. Zequinha é bem avaliado pela população em geral, mas não entre os funcionários públicos. Jéssica que nem se decidiu sobre uma candidatura, tem forte apelo popular, principalmente entre os jovens: jeito de moleca mas ações adultas. No meio do impasse, vem o jornalista Alemão Monteiro jogar gasolina nesta fogueira. Segundo Alemão, Zequinha embolsou mais de 14 mil em diárias nos primeiros 35 dias de 2023. A curiosidade que mata quer saber para onde foi o prefeito, porque isso talvez determine para onde ele irá em 2024. Além disso, Zequinha também terá que explicar a acusação de um gasto de 14 milhões em combustível, em 2022, no período eleitoral. O que me leva à conclusão que é confortável até certo ponto disputar cargo executivo quando se manobra o trator, mas também arriscado porque nem sempre o telhado de vidro resiste.

5- Ações em vez de desculpas

O governo federal decidiu voltar a cobrar imposto sobre os combustíveis. Claro que a gente sabe que impostos são necessários para fazer investimentos e que os preços dos combustíveis haviam baixado por força de uma medida artificial que não tem como se sustentar a médio e longo prazo. Mas quero ver explicar para o pobre que a inflação vai subir, e ele vai pagar ainda mais pelos produtos alimentícios. Quando se propôs a disputar a presidência, Lula e sua equipe sabiam bem a situação do país. Presidentes e governadores são eleitos para resolverem os problemas. Os impostos vão aumentar a inflação e provocar a impopularidade de Lula. Porque não adianta oferecer democracia para quem tem fome. Para pais e mães  de família não importa se o pão é capitalista, comunista, ou se veio de Marte.  Eles querem o pão para matar a fome dos filhos.

6- Sem posição

O senador Sérgio Petecão (PSD), pegou seus dois deputados estaduais, dois dos melhores da nova safra, diga-se de passagem, e saiu a percorrer o estado. Se os dois parlamentares estaduais aprenderem a andar como Petecão anda, vão incrementar seus currículos. Petecão sempre foi bom de votos, o erro dele na última eleição de acordo com análise que me foi passada, foi ter ficado em cima do muro num estado polarizado entre Lula e Bolsonaro. Ao não se posicionar perdeu os votos dos bolsonaristas e dos lulistas. Isso explicaria o percentual de votos tão baixos como o que registrou em 2022. O povo gosta de quem assume posição

7- Com posição

A ex-deputada Mara Rocha (MDB) sempre foi firme em seus posicionamentos. Pode-se não concordar com ela, mas nunca acusa-la de esconder o que pensa. Talvez politicamente isso também faça estrago, mas Mara assume o risco. Foi eleita apoiando Jair Bolsonaro (PL), manteve-se fiel a ele durante o mandato e comprou a briga por Bolsonaro durante a campanha. Terminada a campanha, mantém-se fiel a Bolsonaro e crítica em relação a Lula, ao contrário dos 8 deputados federais do Acre que eram Bolsonaro até Lula assumir. Mara dispara sua metralhadora contra as ações do governo petista nas redes sociais. Os 8 do Acre- parece até título de filme do Tarantino- estão pianinhos. O Acre não se vê nas pautas deles.

8-Com posição II

Do outro lado, a ex-deputada Perpétua Almeida (PCdoB), também é uma política de posição declarada. Como parlamentar de oposição, incomodou Bolsonaro. Foi fiel ao projeto da Esquerda durante o mandato, defendeu Lula durante a campanha, consciente da perda de votos dos bolsonaristas acreanos. Mas não abriu mão de seus princípios. Com Mara, forma uma dupla de mulheres acreanas que o eleitor sabe de que lado estão e por assumirem suas posições. O que dá segurança aos  eleitores. Não vejo na nova safra de deputados federais do Acre, nenhum que transmita essa segurança.

9- Desvio

Mas não são só os deputados federais acreanos que escorregam na maionese. Com todos os problemas que afligem o país, a deputada  Coronel Fernanda do PL do Mato Grosso está preocupada com o uso da imagem da foice e do martelo. Fernanda é autora de um Projeto de Lei que pune com reclusão de dois a cinco anos e multa quem  fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a foice e/ou o martelo, para fins de divulgação do comunismo ou o socialismo. Caso o projeto seja aprovado, é possível que o PCdoB tenha que trocar sua logomarca. A sugestão de um tuiteiro é que o partido passe a usar, em caso de aprovação do projeto, um raio caindo na cabeça de uma … o resto da frase você completa, porque não seria de bom tom repeti-la aqui. Mas que a sugestão provocou risos, lá isso causou.

10-Calo

A vereadora Elzinha Mendonça (PSB) é o calo mais novo e mais dolorido do prefeito Tião Bocalom(PP). Ela não se limita a falar dos problemas da capital nas sessões da Câmara. Sempre que vai a algum lugar de denúncia, leva uma equipe para filmar e posta os vídeos nas redes sociais. Ou seja, os problemas da cidade ultrapassam as paredes do Parlamento Mirim e chegam aos eleitores. Parece que Bocalom, agora encontrou o chapéu da viagem.

Bom dia senador Sérgio Petecão. É verdade que agora é Vossa Excelência que anda de conversê com o ex-prefeito Marcus Alexandre? Isso depois de trocar ideias com Jenilson Leite, pode significar uma chapa Marcus/Jenilson? Duvido. Nenhum dos dois vai aceitar ser vice. Marfisa vai para o jogo novamente?

Esta é uma coluna de opinião.

Contato- [email protected]

Imagem- Acre Notícias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Comissão aprova parecer de Petecão que reduz Imposto de Renda de transportadores autônomos de passageiros

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (23), o relatório do senador Sérgio …