Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Coluna da Angélica- Até tu, Ulysses?
Coluna da Angélica- Até tu, Ulysses?

Coluna da Angélica- Até tu, Ulysses?

1-Contra os trabalhadores

O deputado federal do Acre, Coronel Ulysses (União), foi um dos 65 parlamentares que assinaram o pedido de aprovação de uma PEC que extingue o Ministério Público do Trabalho e a Justiça do Trabalho. Isso mesmo, assinou o pedido para acabar com os órgãos que atuam em defesa dos trabalhadores. Não se sabe se o neodeputado tem algo contra trabalhadores  por algum trauma da VIP ou se encantou com a pseudo nobreza do autor, Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL), autodenominado “príncipe”, por ser descendente de Dom Pedro II que foi destronado com a proclamação da República em 1889. Portanto há 134 anos a monarquia deixou de existir no Brasil. Consequentemente, título de príncipe no Brasil só vale nas histórias da carochinha.

2-Único

A PEC é tão absurda que de toda a bancada do Acre só conseguiu mesmo o voto do Coronel Ulysses. Só para se ter uma ideia, o MPT que esses parlamentares tentam extinguir é o órgão que investiga e combate o trabalho escravo no Brasil. Trabalhador sem direitos e sem um órgão que os defenda, é passível de escravização. Ulysses ficou mal com os trabalhadores do Acre. Tanto os da rede pública como privada. Mau começo, deputado.

3-Peia

No Twitter, em sites de notícias e nos sindicatos de trabalhadores, os parlamentares que assinaram o pedido estão sendo execrados. O site Alagoas Noticias Brasil por exemplo, diz que a proposta conta com o apoio das ” bancadas da Bíblía e da Bala, com a adesão de nomes que mais parecem compor uma instituição policialesca, e não o Congresso Nacional”. A proposta defendida por Luiz Philippe extingue além do Ministério Público do Trabalho,  todas as cortes de Justiça trabalhistas, como as varas do Trabalho, os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e o TST (Tribunal Superior do Trabalho). Com o apoio de Ulysses.

4- Crime

A empresa privada,  concessionária do Bondinho do Pão de Açúcar está realizando uma obra que vai descaracterizar um dos pontos turísticos mais conhecidos do Brasil.  Com o apoio do poder público que concedeu licença, já estão cortando a pedra e colocando tapumes para construir um shopping em cima do Pão de Açúcar. Os ambientalistas chiam porque o local é  um patrimônio tombado, localizado  em área de preservação ambiental. A prefeitura do Rio de Janeiro já deu autorização para fazerem uma tirolesa. Moradores alegam que um shopping no local vai prejudicar a imagem da cidade no mundo todo. A imprensa internacional já está levantando as informações sobre o caso.  Cada vez mais os parques comerciais vão tomando o lugar da natureza, não importa quão bela seja e o quanto atraia turistas do mundo todo.

5-Céu e inferno

O deputado Afonso Fernandes (PL), conheceu os dois extremos da política numa mesma sessão. Ou seja, foi vaiado e depois aplaudido. Com a galeria e os corredores lotados de servidores públicos, o risco sempre existe.  Fagner Calegário, também envolvido dom empresas terceirizadas, ficou quietinho. Não se expôs ao apedrejamento. Fernandes foi acusado da falta de pagamento dos funcionários da empresa Red Pontes.

6- Puxão de orelhas

O discurso de Tanízio Sá, líder do MDB, quase provocou um êxodo da capital para Manoel Urbano. Disse ele que Manoel Urbano tem a melhor atenção a saúde básica da região norte: “é um prêmio atrás do outro… tem carro, ambulância, voadeira, equipamentos…” Tanízio afirmou ainda para uma plateia boquiaberta que o salário inicial de um enfermeiro em Manoel Urbano é de 4.658 reais, muito superior ao da capital, Rio Branco. E ainda deu um puxão de orelhas nos vereadores da capital mandando-os fiscalizar porque dinheiro tem.

7-Empresas

Leitor faz um esclarecimento sobre as empresas da família do governador que foram suspensas pelo STJ. Segundo ele, as empresas da família Cameli faturam no Acre desde o governo Jorge Viana (PT) e faturaram muito nos dois mandatos de Tião Viana (PT), com a execução do programa  Ruas do Povo. Em todo o Acre a execução dessas obras foi pelas empresas Cameli. E conclui que “é  quase certo que tenha ficado muito dinheiro do governo passado para o atual pagar, e que foram pagas”. É uma teoria. Registro feito

8-Animado

O ex-deputado Jenilson Leite (PSB), está animado com a criação da Federação que junta seu partido com o PDT e o Solidariedade. A Federação cria  uma nova força política no país com 34 deputados na Câmara Federal e sete senadores. A união dos três partidos pretende  ampliar a base de apoio e se fortalecer para as eleições de 2024 e 2026, com várias e destacadas lideranças políticas nos estados e municípios. “Acreditamos que com a união dos partidos temos mais chance de  ajudar na construção de políticas públicas que possam atender melhor a população brasileira”, disse Jenilson. Detalhe para animar o dia. A Federação vai unir novamente no Acre, os dois ex-comunistas Jenilson Leite e Moisés Diniz, atual presidente do Solidariedade

9-Climão

Para quem acompanha passo a passo a política nacional, a briga entre o ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente do partido dele, Waldemar Costa Neto, não é novidade. Depois da tentativa de tomar o partido para entregar a um dos filhos, começou a das candidaturas. Bolsonaro apareceu por vídeo chamada no PL, numa tentativa de emplacar Braga Neto na prefeitura do Rio Janeiro e exigiu que é preciso combinar com ele antes de lançar candidaturas. Bolsonaro quer mandar no partido mas Waldemar não solta o osso. É como se lá dos EUA, Jair tentasse segurar os cachorros na coleira, mas aqui no Brasil os cachorros estão tentando se livrar das coleiras.

10- Guerra

A guerra pelo controle da Secretaria de Saúde do Estado fugiu do controle. Os dois grupos antagônicos estão bem armados e têm munição suficiente para se destruírem.  A disputa neste momento delicado para o governador mostra a falta de compromisso dos dois grupos com o governo. Na hora em que precisavam dar tranquilidade a Gladson assolado pelos problemas da Operação Ptolomeu, ficam vazando acusações, o que mostra que o interesse com a estabilidade do governo é sacrificada no altar dos interesses próprios. É cada um por si e isso fica evidente. Parece que para o governador, a oposição vai acabar sendo mais confiável que os aliados.

Bom dia, Secretário de Saúde Pedro Pascoal. É verdade que Vossa Excelência tem uma política mulher como principal opositora? Vazou. Fazer o que né?

Esta é uma coluna de opinião

Contato- [email protected]

Imagem- AC Jornal

 

 

 

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Estado promove mais de 210 praças e oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Acre

O governo do Estado, por meio da Polícia Militar do Acre (PMAC) e do Corpo …