Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Coluna da Angélica- Implacável: MDB tira Emerson Jarude da CCJ
Coluna da Angélica- Implacável: MDB tira Emerson Jarude da CCJ

Coluna da Angélica- Implacável: MDB tira Emerson Jarude da CCJ

1-Contra

O  deputado Gerlen Diniz (PP) é contra a volta do  imposto sindical obrigatório. Aquele desconto dos trabalhadores para o sindicato de sua categoria. A falta dessa verba enfraquece os sindicatos o que por sua vez enfraquece a luta e a mobilização dos trabalhadores na luta por seus direitos.  É esse dinheiro que mantêm a autonomia e protege os interesses dos trabalhadores perante o  governo, prefeituras e demais  e órgãos decisórios. Sem imposto que garante uma renda fixa para as entidades sindicais, estas precisam apelar para doações. Vale ressaltar que sindicatos pagam advogados para defender os trabalhadores associados, oferecem serviços médicos e de lazer dentre outros.  Olhos atentos, observai. Não é uma imposição ao trabalhador. É uma garantia de ter apoio quando necessita.

2-Marielle Franco

A ocupação Marielle Franco permanece. A Terra Prometida é que foi “desprometida”. Marielle Franco consiste em 150 pessoas que ocupam uma área de apenas dois hectares que tem o apoio organizacional do MTST, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto.  Sobre a Terra “Desprometida” onde as pessoas passaram pelo constrangimento de ter contra elas uma aparato de guerra com atirador de elite, o governador Gladson Cameli (PP) se encheu de clichês para justificar suas posições em relação ao fato e às novas determinações: determinação judicial não se discute, se cumpre; não posso passar por cima da justiça; tem muita politicagem no meio;  não colocar debaixo do tapete; não vou me curvar; não colocar a carroça na frente dos bois; quem cala consente, etc…E concluiu com a cereja do bolo: daqui a pouco você vai estar na sua casa e vão invadir. Ora, decisão judicial se cumpre, mas quem buscou com insistência essa decisão?  E não, Excelência. Não é politicagem. É falta de política de habitação. Vidas humanas não podem ser tratadas como politicagem. Além do que o normal é que o governador como chefe do Estado e da polícia receba críticas. Ninguém pode reclamar da situação ao 1º Ministro do Canadá ou ao governador do Texas. Ora, pois.

3-Interesses

A luta pela terra e moradia é parecida no mundo todo. Tomemos como exemplo o intrigante  incêndio que devastou Lahaina, no Havaí,  no dia 08 de agosto, e suas consequências.  O incêndio foi atribuído a mudanças climáticas. As sirenes de alerta não funcionaram apesar do sistema de sirenes da ilha ser o mais integrado do mundo, com a conexão de 400 sirenes espalhadas pela região. Nenhuma funcionou naquele dia. As ruas foram bloqueadas o que impediu a evacuação dos moradores. Mais de 100 morreram. 800 pessoas estão desaparecidas. A água para apagar o incêndio que acabou com mais de 3 mil construções foi negada sob a justificativa que “a água é uma dádiva dos deuses e portanto não deve ser usada de modo leviano”. As seguradoras recusaram-se a cobrir os danos. Os moradores que não terão como reconstruir suas casas começaram a receber propostas de compra de suas áreas, de investidores norte-americanos apenas 48 horas após o incêndio. Ou seja, dois dias depois, investidores já estavam negociando  o preço da terra arrasada. De acordo com o Redacted, canal de jornalismo investigativo, Lahaina era a única região do Havaí onde ainda não havia compra terras. Olhos atentos observam que as crises políticas e climáticas podem ser implementadas ou agravadas com o objetivo de transferir capital e propriedade das mãos de muitos para poucos. Lá como cá, más fadas há.

4-Não basta expelir

…tem que isolar. Atendendo ao pedido do deputado Tanízio Sá, líder do MDB, o deputado Emerson Jarude (Novo) foi retirado da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Jarude foi praticamente obrigado a sair do MDB e agora também da CCJ. Os deputados Edvaldo Magalhães (PCdoB) e Eduardo Ribeiro (PSD), juntaram-se ao protesto de Jarude. Aguardemos os próximos capítulos do Emerson Jarude na Geladeira, lembrando que este tipo de ação tende a transformá-lo em vítima. E o povo adora uma vítima.

5- Tanízio

Leitor atento comenta: “Tanizio Sá (MDB), mata e morre pelo Gladson Cameli (PP), mas não larga do pé do Marcus Alexandre (MDB). Muito estranho. Como é Gladson se é Marcus Alexandre?” Feito o registro reforçando a estranheza.

6-Dinheiro tem

O governador Gladson Cameli, soltou a língua em uma entrevista no município de Feijó. Embalado pelo clima da festa sua Excelência falou muito.  De lá, anunciou cortes na administração e detalhou que determinou aos Secretários de Estado um levantamento para atingir 30% de redução de gastos. O enxugamento deve atingir principalmente os terceirizados. “Quem não quiser trabalhar, saia”. Palavras do governador no áudio da entrevista obtido pelo jornalista Leo Rosas. Na mesma entrevista, o chefe do Executivo disse que as obras de recuperação dos ramais vão ser licitadas de novo. Ora, estamos adentrando setembro. Em outubro começa o período das chuvas. Isso significa que não haverá tempo hábil para a recuperação dos ramais (estradas vicinais), neste ano. E ainda confessa: “dinheiro tem. Eu quero gastar”.

7-…quero gastar

O policial penal Janilson da Silva Ferreira que foi atingido por um tiro no olho durante a rebelião no presídio de segurança máxima Antônio Amaro, em Rio Branco, precisou fazer uma campanha para arrecadar doações para custear tratamento fora do Acre. A lógica seria o Estado custear o tratamento. Foi ferido em trabalho. Ele não enxerga pelo olho atingido. Esperava-se que o Estado agisse prontamente garantindo o tratamento. Afinal a frase “dinheiro tem. Eu quero gastar”, foi proferida pelo governador na entrevista em Feijó, no último final de semana. Num estado carente como o Acre, sua Excelência o governador não precisa procurar onde gastar. A necessidade o procura…às vezes em vão.

8- Quem procura, acha

Os vereadores de Rio Branco por exemplo, sempre encontram cursos no nordeste. E nem ligam para as contradições de na maioria dos casos se enquadrarem naquele grupo dos que consideram mais desenvolvidos os estados do Sul/Sudeste. Na hora de buscarem cursos, só encontram no Nordeste, região das melhores praias do país. Pois Célio Gadelha e Ismael Machado vão passar quatro dias em João Pessoa, Paraíba e Salvador, Bahia, respectivamente. Se conseguirão alguma qualificação, só o sol dirá. Do tanto de cursos que participam os vereadores da capital era para termos a legislatura mais capacitada do Brasil.

Bom dia, Secretário de Agricultura, Luís Tchê.  Vossa Excelência ainda é o presidente estadual do PDT? 

Esta é uma coluna de opinião e reflexão

Contato- [email protected]

Imagem- Ac24horas

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Com 91 vagas, inscrições para o concurso do Detran seguem até 23 de maio

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e do …