Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Coluna da Angélica- Tem boca não

1- Tem boca não

Registro de falta de educação  durante a solenidade de lançamento da Sala do Empreendedor pela prefeitura de Rio Branco, nesta quinta-feira (18).  O deputado Eduardo Ribeiro (PSD), representante oficial do Poder Legislativo Estadual não foi convidado a compor o dispositivo de honra do evento. O representante oficial da Assembleia Legislativa (Aleac), foi preterido por assessores e representantes como João Paulo Bittar. O rebento compôs a mesa representando seu papai, senador Márcio Bittar (União). Em seu discurso JP Bittar parabenizou a gestão municipal e concluiu com a frase “…a pergunta de 1 milhão de dólares é se Bocalom vai ou não para o PL”. O garoto Bittar concluiu com risos. Mas o caso não é para rir. De gafe em gafe Tião Bocalom (PP) vai perdendo simpatias. E apoios. Em tempo, Eduardo Ribeiro colocado de escanteio, levantou da cadeira na geral e foi embora.

2-Mordida fraca

Muito sem sentido essa gritaria dos pastores contra a decisão da Receita Federal que revogou a isenção tributária sobre os salários de pastores. Dizem eles que a medida é uma perseguição às igrejas evangélicas. O que não se sustenta porque até  onde se sabe as igrejas continuam isentas. E os fiéis dessas igrejas pagam impostos. O Imposto de Renda será cobrado apenas dos salários dos pastores e não sobre o montante arrecadado pelas igrejas evangélicas. A obrigação de pagar imposto que atinge todo o cidadão que recebe além de dois salários mínimos por mês também inclui Pais de Santo e líderes de outras designações religiosas. Manter a isenção sobre salários de pastores fere o princípio da igualdade. Art. 150. II – instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente, proibida qualquer distinção em razão de ocupação profissional ou função por eles exercida, independentemente da denominação jurídica dos rendimentos, títulos ou direitos.

3-Milionários

A revista Forbes listou os pastores milionários do Brasil. Em primeiro lugar vem o bispo Edir Macedo,  fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, com uma fortuna orçada em 5,6 bilhões. Antes de fundar a igreja Edir Macedo era funcionário do IBGE. Ele também é dono do  Grupo Record e da Record TV. Em segundo lugar na lista da Forbes está o pastor Valdemiro Santiago, fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus, com um patrimônio orçado em 1,4 bilhão. Valdemiro é aquele que vendia feijões mágicos contra o coronavírus. O terceiro colocado da Forbes é Romildo Ribeiro Soares, mais conhecido por Missionário R.R Soares. Ele é o fundador e líder da Igreja Internacional da Graça de Deus e cunhado de Edir Macedo. Os dois cunhados fundaram o ministério Cruzada do Caminho Eterno. Segundo a revista Forbes, RR Soares tem uma fortuna de 736 milhões. O pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus, maior igreja pentecostal do Brasil, tem uma fortuna de 300 milhões, segundo a Forbes.

4-Luxo

Estes pastores milionários vivem no luxo. Ostentam  roupas de grife. Carros caros. Mansões. E joias.  O perfil no Instagram  Outfit do Templo expõe a ostentação dos pastores e mostra os valores dos itens de grife usados por eles. A maioria dos evangélicos não tem acesso a esse dinheiro. O que me lembra uma frase antiga do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac), Moisés Diniz “quanto menor o soldo, maior a fé”.  Olhos atentos observam que muitos fiéis que não têm dinheiro nem para a passagem de ônibus bancam esse luxo. Na avaliação de muitos, é como atuar como corretor de imóveis do céu. Ou seja, prometem o céu para os desesperados, em troca de dinheiro.

5-Reação da Bancada

A Bancada Evangélica na Câmara dos Deputados composta por quase 230 dos 594 parlamentares, divulgou uma nota sobre a retirada da isenção de Imposto de Renda dos salários dos pastores. A gritaria inclui acusações de sacerdofobia, igrejofobia e bibliofobia. Olhos atentos observam que o correto aplicável a alguns casos poderia ser “explorofobia”. O presidente da Frente Parlamentar Evangélica (FPE), deputado federal Silas Câmara (Republicanos),  é pastor evangélico da igreja Assembleia de Deus. Ele está ameaçado de perder o mandato por acusação de irregularidades nos gastos com fretamento de aeronaves durante a campanha eleitoral com o uso indevido de recursos do fundo eleitoral.

6-Chorando de barriga cheia

Pastores gritam por ter que pagar Imposto de Renda sobre seus salários, mas calam-se sobre o projeto aprovado pelo Senado que amplia o número de concessões de rádio e TV para eles. De 6 para 20 emissoras. E aumenta o espaço de canais de igrejas na TV paga. O que obriga as  operadoras de TV a cabo a veicular gratuitamente emissoras católicas e evangélicas. Essa  Medida Provisória (1018/2020) foi apresentada pelo governo Jair Bolsonaro (PL),  em dezembro de 2020 e foi aprovada no Congresso Nacional em 26 de maio. Portanto a Lei 14.173/2021, obriga as empresas de TV por assinatura a veicularem de graça as TVs religiosas. Apesar disso gerar um passivo para o governo, que terá que indenizar essa expropriação de receita das operadoras. Estranhamente a Lei só favorece canais religiosos. Canais culturais e educacionais ficam de fora. A movimentação para a aprovação desta Lei foi orquestrada  pelo filho do pastor R. R. Soares, o deputado Marcos Soares (União), com mandato na Câmara desde 2015. Em tempo, existem 37 mil de CNPJs de igrejas no Brasil.

7-Fora

Enquanto os bastidores da Assembleia Legislativa do Acre fervem com disputas pela condução do Poder Legislativo a partir de 2025, o presidente Luiz Gonzaga (PSDB), mantém a cabeça fria. “Não sou de briga” é a resposta de sempre do parlamentar que pratica meditação diária. Gonzaga afirma estar mais voltado para a realização do melhor trabalho possível e pretende manter o projeto educacional e a Assembleia Itinerante em 2024. E anuncia o retorno dos trabalhos legislativos no dia 01 de fevereiro, uma quinta-feira. Como se nada estivesse acontecendo. Mas a disputa está acirrada. Um grupo de conselheiros do governador Gladson Cameli (PP) é simpático a Nicolau Júnior (PP). Gladson pende para Pedro Longo (PDT). De acordo com o setor informal de notícias nenhum dos nomes citados se empenha pessoalmente. A iniciativa é dos grupos. Os deputados estão divididos. 12 para cada lado. Tudo isso, faltando um ano para a eleição da Mesa Diretora. Imaginem como estará a guerra daqui a um ano. Aguardemos.

8- Sugestão

Fica como sugestão da coluna o perfil Luisinho Fotocópias no X, ex-Twitter. Luisinho cumpria o serviço militar na época dos acampamentos bolsonaristas. Ele faz vídeos engraçados e esclarecedores tanto sobre o que acontecia nos acampamentos quanto sobre o que os recrutas pensavam dos acampados.

Bom dia, governador do Acre, Gladson Cameli. Parabéns pela decisão do uso de câmeras corporais nos uniformes dos policiais. É acertada e garante a segurança inclusive dos policiais que eventualmente venham a ser acusados de abuso. Assim que se fala. Afinal governador é o chefe da polícia né?

Esta é uma coluna de opinião e reflexão

Contato- [email protected]

Imagem-Blastingnews

 

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Comissão aprova parecer de Petecão que reduz Imposto de Renda de transportadores autônomos de passageiros

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (23), o relatório do senador Sérgio …