Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Coluna da Angélica- Bem-vinda ao mundo real, Mailza

1- Ofuscado

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), foi ofuscado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (26).  Não se sabe se o Boca vai reclamar disso, mas fato é que o depoimento de Bolsonaro à PF atraiu todas as atenções.  26 de abril marca o dia em que o leão Jair miou como um gatinho se desculpando pela traquinagem. Ele declarou à Polícia Federal que o vídeo questionando a integridade das urnas eletrônicas postado logo após os atos criminosos de 8 de janeiro foi compartilhado acidentalmente. Que pretendia apenas guardar o vídeo para ver depois e alegou estar sob efeito de remédios devido a uma hospitalização recente. Ora, se a postagem foi acidental porque não a removeu depois que o efeito do remédio passou? O advogado tentou ajudar e só piorou a narrativa. Segundo ele, Jair estava sob efeito de morfina e a intenção era mandar o vídeo para o arquivo do Wathsapp, mas acabou indo errado para outra rede. Aguardamos as desculpas de sempre- fui mal interpretado; tiraram de contexto; quem me conhece sabe…

2- Efeito

Não se vê cidadão comum ser perdoado de crime por estar sob efeito de drogas. Além disso não se sabe se Bolsonaro provou que no dia do fato estava sob o efeito de remédios. Mesmo que provasse, estar sob efeito de remédios não é licença para cometer crimes. O valente Jair que a tudo reagia aos berros, humildemente tenta se eximir da responsabilidade. Quase 300 pessoas permanecem presas por participação na tentativa de golpe. Gente que acreditou que houve fraude na eleição. Estes assumiram a responsabilidade pelos atos. Ponto.

3-Delirando

Tem quem pense que o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom está delirando se pensa contar com o apoio do governador Gladson Cameli em 2024. Já não contou em 2020…Dentro do PP, partido de ambos, tem quem analise a situação da seguinte maneira: Gladson pode manobrar para dominar a Executiva Municipal do partido e colocar Socorro Néri (PP) como candidata do Progressistas com o objetivo de fazer dela sua sucessora no governo. Segundo estes, se Gladson conseguir dominar a Executiva Municipal, ferrou para Bocalom. Dessa vez não terá Petecão (PSD) para forçar a candidatura dele. Aguardemos. O jogo está sendo jogado. A rapidez dos lances nos deixa tontos. É como tentar acompanhar o mundial de tênis de mesa. Não se enxerga nem a bolinha. Mas ela está em atividade constante. E mudando de lado.

4-Sonhando

No MDB, o deputado Emerson Jarude, presidente da Executiva Municipal, colocou seu nome na disputa. E tem o apoio da Executiva Municipal. Mas o resto do partido não comprou a candidatura dele a prefeito da capital. Até aí nenhuma novidade. O MDB é um caleidoscópio político e nunca sai unido. Na última eleição o partido tinha Mara Rocha disputando o governo e muitos medebistas apoiaram Gladson Cameli. Márcia Bittar (PL) era a candidata ao Senado na chapa do MDB, mas o cacique-mor, Flaviano Melo, apoiou Jenilson Leite (PSB). Para 2024, a Executiva Municipal fecha com Jarude, mas os cabeças brancas conversam com Marcus Alexandre. Alguns filiados dizem que Jarude não é MDB, que o partido dele é o PE- Partido do Enfrentamento.  E liderança de outro partido brinca:”não tem gerente nessa bagaça?”. Com todo o respeito. Apenas repliquei a frase que me foi dita porque achei engraçada e mostra como os outros veem o MDB.

5- Troféu

Nessa briga entre o prefeito Tião Bocalom e o senador Sérgio Petecão, parece que ambos disputam o troféu de vítima da hora. Boca disse textualmente: “se existe alguém vítima nesta história, sou eu”. Já começou perdendo, Tião. Em toda a eleição acontece algo com o Petecão. Portanto, o senador tem mais experiência no assunto e certamente vai manter o troféu.

6-PL das Mentiras

Por  238  contra 192  foi aprovada a urgência para que o Projeto de Lei das Fake News (Mentiras) entre na pauta de votação da Câmara. A resistência limitou-se ao  Novo e ao PL. Os deputados de oposição teriam sido orientados a não registrar presença na sessão de hoje para  impedir a votação do requerimento de urgência. A bancada do Acre se dividiu. Gérlen Diniz (PP), Eduardo Veloso (União) , Roberto Duarte (Republicanos) e Coronel Ulysses (União), votaram contra. Antonia Lúcia (Republicanos) e Socorro Néri (PP), votaram a favor da urgência. Zezinho Barbary (PP) e Meire Serafim (União), não votaram. Uma dúvida: quem não vota é da turma do tanto faz?

7-PL das Mentiras II

O objetivo do PL 2630 é o combate a desinformação (mentiras) e o ódio nos ambientes digitais. Para isso prevê que os crimes que acontecem no mundo analógico também serão punidos se acontecerem no ambiente digital. por exemplo, não serão tolerados em redes sociais, posts que estimulam ataques a escolas e suicídio, com a responsabilização das plataformas caso aconteça este tipo de publicação. As plataformas terão que avaliar possíveis impactos negativos na vida dos usuários, antes de lançar novas funcionalidades e apresentar medidas de mitigação destes danos.  No caso de conteúdos publicitários estes deverão ser apresentados  aos usuários como publicidade  para a proteção dos consumidores contra golpes no ambiente digital. Como o objetivo é garantir liberdade, responsabilidade e transparência na Internet, ou seja, segurança nas redes sociais, uma entidade, independente do governo, irá supervisionar a atuação das plataformas, protegendo a liberdade individual de cada usuário, independente dos interesses políticos. O PL também garante que qualquer pessoa expresse sua fé e veicule conteúdos religiosos em redes sociais sem interferência ou avaliação das plataformas digitais. As regras valerão exclusivamente para as Big Techs- aquelas com mais de 10 milhões de usuários.

8-Esperto

O governador Gladson Cameli espertamente empurrou a tarefa de vetar as alterações nos PCCRs dos funcionários públicos para a vice-governadora. As mudanças no PCCR é uma reivindicação antiga do funcionalismo público.  Obediente, a vice assumiu o ônus de desqualificar o relatório da Líder do Governo, Michelle Melo (PDT). O veto assinado por Mailza justifica que alterações no PCCR eleva as despesas e desobedece a Lei de Responsabilidade Fiscal. Aquele blá, blá, blá desbotado de tão velho que todos sabem que não convence ninguém além da base. Nessa história, Mailza fica com a vassoura da bruxa e Gladson com a auréola de anjo brilhando sobre a cabeça por ter concedido um aumento de mais de 20% para o funcionalismo. É aquela história- manda quem pode, obedece quem tem juízo. Mailza vai ter que digerir o sapo cururu que foi obrigada a engolir. E vai engolir sorrindo. Um sorriso sem graça. Mas vai.

Bom dia, 1º Secretário da Assembleia Legislativa, Nicolau Júnior (PP). Vossa Excelência já pensou numa alternativa para a eleição de 2026? É bom ir pensando caso não queira mais um mandato de deputado estadual. Parece que o caminho está se fechando né? As pedras aparecendo…

Esta é uma coluna de opinião

Contato- [email protected]

Imagem- Vecteezi

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Comissão aprova parecer de Petecão que reduz Imposto de Renda de transportadores autônomos de passageiros

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (23), o relatório do senador Sérgio …