Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Coluna da Angélica- Bocalom corre atrás do prejuízo

1-Língua queimada

Vou queimar a língua bem queimada se a investigação policial comprovar a suspeita que o mandante/pagante das faixas denunciando corrupção em Secretarias de Governo é parlamentar. Tem mandato. Portanto poderia ter usado a tribuna para fazer as denúncias. O anônimo já tem nome. E começa com…ops. Só depois das provas. Embora todos os indícios apontem, vamos aguardar. Enquanto minha língua esquenta. Mas que foi uma grande besteira, lá isso foi. A pessoa em questão vai ficar totalmente desmoralizada. Mais não posso dizer. Por enquanto.

2-Atabalhoado

Se o prefeito Tião Bocalom (PP), não fosse tão reativo poderia explorar essa confusão em torno da aprovação do empréstimo, vestir-se de vítima e ganhar corações e mentes. Afinal o boicote extrapolou os limites da Câmara de Vereadores. O partido Progressistas enviou documento determinando o voto contra. Fontes da Câmara garantem que até um emissário do candidato do MDB apareceu por lá. Não permitir o empréstimo tende a interesses dos principais adversários do prefeito na eleição de 2024.  O que sugere que o que está em disputa não é a legalidade do pedido. Muito menos o interesse da população. O que está em disputa a eleição do ano que vem. Se Bocalom não fosse tão reativo poderia usar as vestes de vítima e ganhar corações e mentes. Mas prefere seguir seus impulsos. Em vez de usar a caneta, poderia usar o raciocínio. Explicar para o seu Zé que o saneamento não vai chegar à casa dele porque os vereadores foram contra o empréstimo que possibilitaria a obra. Poderia informar a dona Maria do outro bairro que o asfalto que parou a uma quadra da residência dela não vai passar pela frente da casa da dona Maria pelo mesmo motivo. Os vereadores também têm seu ponto sensível. São candidatos a reeleição. Não poderiam pedir votos nesses locais. Se o negócio é espatifar o ninho da pata que seja bem espatifado. Vou guardar a gasolina.

3-Interesses

A reação dos vereadores, inédita, diga-se de passagem, uma vez que a oposição é formada por apenas dois vereadores, parece o clássico “descolar-se” do prefeito para apostar em novo nome. Parece claro que estão tentando tornar-se simpáticos a quem entendem como tendo mais chances de vitória. Bocalom que se prepare. A disponibilização do nome para vice de Marcus Alexandre (MDB), por parte de Lene Petecão (PSD), foi uma mostra disso. O momento é de revoada. Até que os vereadores percebam um aumento nas chances. Aí, voltam para o ninho. Política é jogo de interesses. E de oportunismo. Fazer o certo é substituído pelo onde vou me dar bem. Todos os vereadores de Rio Branco são candidatos à reeleição. A população da capital vai dizer se merecem voltar.

4-Não ajuda

Tião Bocalom também não ajuda. Desde o início da gestão acumula reclamações sobre membros de sua equipe. Se queria beneficiar amigos poderia ter seu grupo de Aspones (Assessor de P#rra Nenhuma). Pelo menos não atrapalhariam a gestão. Não é de hoje que seu chefe da Casa Civil é criticado. Falta-lhe diplomacia para o cargo, dizem. Também falta empenho, reclamam. Nos corredores da prefeitura é voz corrente que Valtim engaveta os projetos quando não manda refazer. A Comunicação é outro setor crítico. Dizer que o prefeito trabalha muito e que o povo reconhece, não basta. É preciso ser mais profissional. Tudo isso respinga negativamente no prefeito. A crítica não é pessoal. É sobre desempenhos. Ou Boca azeita a máquina, ainda que tardiamente, ou se recolhe.

5-São Camilo

O Ministro da Educação, Camilo Santana, viveu seu dia de São Francisco de Assis. Promoveu a paz, mesmo que temporária, entre adversários. O prefeito Tião Bocalom, ferrenho opositor da “Esquerda”, abraçou o Ministro de Lula (PT) e parabenizou publicamente seu desafeto senador Sérgio Petecão (PSD). O governador Gladson Cameli (PP) e o presidente estadual do PT, Daniel Zen, deixaram-se fotografar. Juntos e sorridentes. E ainda deixaram no ar a possibilidade de uma aliança política. Nada demais. Gladson já foi da Frente Popular. Assim como os prefeitos de Tarauacá, Cruzeiro do Sul,  Mâncio Lima e Sena Madureira. O meia volta volver não seria exatamente uma surpresa. Principalmente em se tratando de políticos trigo aqueles que se movem para onde o vento sopra. Em tempo, o único prefeito que se manteve fiel desafiando o vendaval de oportunismo foi Bira Vasconcelos do PT de Xapuri. A ele nossa homenagem pela resistência e retidão.

6-Guerra pelo comando da Saúde

Há uma guerra em curso pelo comando da Saúde Estadual. De um lado, o atual Secretário Pedro Pascoal que teria o apoio da família Bestene, aí incluído Alysson Bestene e setores importantes da Secretaria de Governo e da Casa Civil. De outro o diretor da Fundhacre, João Paulo Silva, que contaria com o apoio do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Nicolau Júnior (PP), aliado de todas as horas de Gladson Cameli (PP). Este teria sido o motivo da Aleac ter emitido uma nota em defesa do deputado Afonso Fernandes (PL) por ter sido acusado de molecagem, por quebra de acordo. A conversa não foi pública. Foi entre os dois, Secretário e deputado. Por telefone. Por causa da manifestação dos trabalhadores da terceirizada Red Pontes, quarta-feira (25). Pedro Pascoal teria acusado Afonso Fernandes de ter arquitetado o protesto. Pode até não ter nada a ver, mas se a empresa não paga os trabalhadores a lógica seria um protesto na frente da sede da Red Pontes e não na frente da Secretaria de Saúde. Afinal, não são funcionários da Saúde e sim da Red Pontes. O diabo mora nos detalhes. Se o requerimento do deputado Emerson Jarude (Novo), tivesse sido aprovado, esse jogo de empurra sobre pagou, não pagou, teria sido esclarecido. Jarude quer que o governo do Estado apresente os comprovantes de pagamentos das terceirizadas. Em tempo, a população só soube do quiprocó entre o Secretário e o deputado por causa da nota da Aleac. Em tempo 2: fonte garante que o deputado  Fagner Calegário (Podemos),  foi pessoalmente conversar com o governador. Se conseguiu, não sei. O objetivo  não era fazer elogios a Pedro Pascoal.

7-Poderoso

O presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP), é o todo poderoso do país. Ele conseguiu ganhar a Caixa Econômica de porteira fechada. Além de garantir verba para a próxima eleição, assegura os ganhos do filho  que é sócio da empresa que negocia a publicidade da Caixa. O rapaz de 23 anos já intermediou acordos com o Ministério da Saúde e com a Secom no valor de 8,5 milhões. Esses defensores da família deveriam acrescentar à sua defesa o pronome possessivo minha. Defendem a família deles.  Lira quer ser presidente do Brasil. Olhos atentos, observai. No teatro da política Lira é protagonista e divide o poder com Lula (PT). Domina o Congresso e quem domina o Congresso, domina o Brasil. Lula vendeu a Ultra Direita nas urnas, mas não a exploração. Olhos atentos, observai. É preciso votar em pessoas comprometidas com o país e com a população. Sem discursos clichês. Sem interesses espúrios. Vale para o parlamento em todas as esferas. Vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores. O preço do voto errado é impagável.

8-STF

O Supremo Tribunal Federal decidiu, nesta quinta-feira 26, que bancos e instituições financeiras que financiaram imóveis podem retomá-los, em caso de não pagamento das parcelas, sem precisar acionar a Justiça. Isso significa que os bancos podem agir quando o devedor deixar de pagar três parcelas. Isso mesmo, a partir de três parcelas não pagas, o banco poderá dar a opção de 15 dias para a pessoa quitar o débito mais juros e multas. Caso a criatura que não teve como pagar e deixou atrasar três parcelas não pagar tudo em 15 dias, o banco pode  leiloar o imóvel em 30 dias. Apenas os ministros Cármen Lúcia e Edson Fachin votaram contra.  Fachin ainda tentou alertar que a decisão restringe de maneira desproporcional o âmbito de proteção do direito fundamental à moradia. Mas não conseguiu sensibilizar os outros 8 Ministros. A decisão beneficia os bancos. Óbvio. Juízes deveriam interpretar as questões a partir de   consciência social e não de mercado. Mas…

 Sextou com a música Tempos Difíceis do Racionais MC’s:  “Tempos difíceis, está difícil viver…milhões de pessoas boas morrem de fome e o culpado, condenado disto é o próprio homem. O domínio está em mão de poderosos, mentirosos que não querem saber, porcos, mas querem todos mortos…prometem mentindo, fingindo, traindo. E na verdade, de nós estão rindo.

Esta é uma coluna de opinião e reflexão

Contato- [email protected]

Imagem- Myloview

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Já passou da hora de arriar a lona do circo neopentecostal bolsonarista

O Brasil não é do “senhor Jesus”, nem de Malafaia, nem de Michelle e nem …