Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Cartoon rabbit holding a soccer ball in his hands ready for the game vector illustration

Coluna da Angélica- Vereadores prendem a bola de Bocalom

1- Na área

O prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (Podemos), lança-se ao governo visando o Senado. A informação vem da cozinha do prefeito. Não o subestimem. Não está sozinho. Sua rede de apoiadores se estende pelo interior do estado independente de partidos. Além disso, Mazinho é um leão em campanha. E para ele, a campanha já começou. Não tem derrotas no currículo. O que é um ponto a considerar. Gostemos ou não seus prováveis adversários estão desgastados e enfraquecidos. Márcio Bittar (União), repisando velhas questões anti-ambientais não consegue mais que um e outro voto isolado do agro. Mazinho transita bem na área do agro. A probabilidade é que haja uma mudança no Senado. E Mazinho Serafim não pode ser descartado.

2- Cavaleiro solitário

O ex-deputado Jenilson Leite (PSB), parece disposto a encarar novamente uma disputa solitária. Desta vez pela prefeitura de Rio Branco. É difícil entender o posicionamento da Centro-Esquerda local que prefere apoiar o candidato do MDB, Marcus Alexandre do que marchar com Jenilson. O MDB é o partido de Michel Temer e Eduardo Cunha considerados mentores do golpe contra Dilma Rousseff (PT) e parte de seus parlamentares integra o Centrão. Mas mesmo assim o PT do Acre fechou com ele e isola Jenilson. Com essa decisão a disputa pela prefeitura da capital fica restrita à Direita. Jenilson se movimenta entre os eleitores social-democratas exatamente nesse vácuo. Com o apoio apenas dos órfãos da Centro-Esquerda. Jenilson Leite segue cantando “Eu quero apenas cantar meu canto, eu  só não quero cantar sozinho”. E os órfãos fazem coro “Quero levar o meu canto amigo a qualquer amigo que precisar”. Aguardemos.

3-No jogo

A possibilidade de uma candidatura do deputado Nicolau Júnior (PP) ao governo do Acre em 2026, vem aparecendo aqui e acolá. É assim que começa. Devagar e sempre. Pode assustar. Principalmente se se confirmar a conversa que as tratativas para a eleição municipal são o combo para a 2026 e incluem Gladson Cameli (PP) e Socorro Néri (PP) para o Senado com Luiz Gonzaga (PSDB) para a Câmara dos Deputados. Nicolau surge como alternativa à candidatura de Alan Rick (União) e no vácuo da falta de nomes com chances na oposição. O excessivo apego de Alan Rick, assim como da vice-governadora Mailza Assis (PP) ao segmento evangélico mais radical, despertam mais temor que engajamento. Por isso uma possível candidatura de Nicolau Júnior vem sendo saudada como a grande alternativa. A novidade no combo é o nome da deputada Socorro Néri para o Senado. Como único destaque da bancada federal do Acre na Câmara dos Deputados, Socorro é outra que tem grande chance de vitória. Embora para os críticos o que vem sendo chamado de “Bonde do PP”, seja sangue puro demais. Até mesmo para o Progressistas. Além disso, o setor informal de notícias aponta para um estremecimento nas relações entre Gladson e Nicolau. Seja como for, não subestimem a possível candidatura de Nicolau ao governo do Estado. Pode ter muito mais força do que aparenta.

4-Eleições

Na Argentina o candidato de Ultra Direita, Javier Milei, continua liderando nas pesquisas informais. E fala em fraude eleitoral. A eleição presidencial na Argentina acontece no domingo 22. Ele tem a preferência dos jovens de 18 a 24 anos. Sem formação e sem emprego. É o grupo que se lixa para as anunciadas privatizações de absolutamente tudo, inclusive a Educação e a Saúde. Milei e sua “política libertária” que vai colocar a Argentina totalmente sob o jugo dos EUA, inclusive com a dolarização da economia, tem o apoio ostensivo de Eduardo Bolsonaro (PL). Javier Milei como muitos dos que ocupam cadeiras no Congresso brasileiro não é um político. É um agitador profissional. Do naipe dos deputados bolsonaristas  que votaram contra Mais Médicos, o Desenrola Brasil, o programa  Minha Casa Minha Vida, a igualdade salarial entre homens e mulheres, o piso salarial de enfermagem e o limite de juros do cartão. Votam contra o povo para prejudicar o presidente Lula (PT), Irresponsáveis que em nome de um projeto de poder votam contra o povo. Olhos Atentos, observai.

5-…e consequências

A eleição na Argentina interessa muito ao Brasil. A relação entre os dois países sempre foi marcada por rivalidade histórica que vai muito além do futebol. E inclui desde disputa de fronteiras, como a área das Missões a retaliações como imposição de quarentena aos navios brasileiros lá pelos anos 1895, passando pela disputa por imigrantes europeus. A tensão entre os dois países chegou ao ápice na década de 1980 com os programas nucleares e o temor de uma possível pretensão bélica.  O  almirante Othon Pinheiro da Silva é conhecido até hoje nos meios militares como pai da bomba atômica brasileira. A Argentina por sua vez desenvolvia também seu programa nuclear. E um desconfiava e temia o outro. Foram os presidentes José Sarney do Brasil e Raúl Alfonsín da Argentina que selaram um acordo de confiança mútua. Um compromisso de utilização pacífica dos projetos nucleares. Decisão sacramentada na inauguração da Ponte Tancredo Neves sobre o Rio Iguaçu em 1985. A possível chegada ao poder de um histriônico enlouquecido nos moldes de Hitler e Mussolini, como Javier Milei é uma possibilidade de trazer de volta as antigas tensões. O candidato de Ultra Direita já ameaçou cortar as relações com o Brasil, China e até com o Vaticano. Que Deus salve a Argentina de ter um Papa argentino e um presidente que corta relações com ele.

6- O cão

Milei diz que entra em contato telepático com seu cão morto há 5 anos. Conan, o cão morto é o conselheiro político de Milei. CCT- Conselheiro Cão Telepático. O candidato à presidência da Argentina pela Ultra Direita diz que há dois mil anos, quando era gladiador iria lutar contra o seu conselheiro político Conan que a época tinha a forma de leão. A luta no Coliseu de Roma foi impedida por Deus. A história conhecida na Argentina foi trazida ao público pelo correspondente da Globo News Ariel Palácios.  69 deputados federais brasileiros  assinaram uma carta pública de apoio a Javier Milei nas eleições. Os de sempre. Aqueles que se encaixam na nota nº 4 acima. 51 das assinaturas de apoio ao Milei são de parlamentares do PL. Dentre elas, a de figurinhas carimbadas pela agitação política: Eduardo Bolsonaro, Abílio Brunini,  Bia Kicis, Bibo Nunes, Carla Zambelli, Carlos Jordy, Caroline de Toni, Gustavo Gayer, Nikolas Ferreira e Marco Feliciano. Essa vergonha não passamos. Nenhum deputado do Acre assinou a carta de apoio ao candidato que recebe conselhos políticos do cão morto.

7-Prenderam a bola

O presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco, vereador Raimundo Neném se recusou a convocar uma sessão extraordinária solicitada pelo prefeito Tião Bocalom (PP), sob alegação que não há quórum. Apesar de após feita a convocação, os vereadores terem o prazo de 24h para aparecer. O setor informal de notícias dá conta que a resistência é capitaneada pelo vereador Fábio Araújo (PDT) que está fora de Rio Branco. Ou seja, estaria dando as cartas de longe. Nesta sexta-feira (20), além do presidente, apenas o vereador João Marcos Luz (Sem Partido) estavam na Câmara Municipal. Nos bastidores o comentário é que Bocalom não tem base na Câmara, tem parceiros de negócios. A alegação de analisar melhor os projetos, seria tradução para “barganhar”.  Em reunião com o prefeito, os vereadores se comprometeram em aprovar…e viajaram. Talvez os vereadores estejam espichando os olhos para o céu. Para ver se a chuva se aproxima. A seca na Amazônia tá braba. Nisso todos concordam. Contém ironia.

7-Escalonando

Joe Biden visita Israel e jura amor e armas eternas a Netanyahu. Apoio incondicional a politica de guerra de Netanyahu. Bombas que custam 100 mil dólares caem  aviões que custam 100 milhões de dólares cada um, voando a um custo de 40 mil dólares por hora para matar pessoas que vivem com menos de 10 dólares por dia. Explodiram o hospital Batista Al-Ahly, de Gaza.  Bombardearam a igreja cristã ortodoxa grega de mais de 1500 anos em Gaza. Os mortos e feridos somam milhares de pessoas. Segundo informações, mataram mais de 1500 crianças. O mundo reage. E não apenas nos países árabes. Em Israel, são registradas manifestações contra a política de guerra de Netanyahu. Na capital dos Estados Unidos, judeus norte-americanos exigem que o Congresso peça o cessar-fogo. Em Michigan as manifestações em favor da Palestina reúnem milhares de pessoas. Os franceses desobedeceram ordem de não se manifestar em defesa da Palestina e ocuparam as ruas. A proibição teve que ser revogada. Na Turquia, população destruiu as lojas do Mcdonalds acusado de fornecer refeições gratuitas para os soldados do exército de Israel. O presidente da Colômbia, Gustavo Petro rompeu as relações com Israel.

8-Escalonando II

O presidente da Rússia, Putin após a declaração de apoio incondicional dos EUA à Netanyahu, alertou  os EUA que os caças russos armados com mísseis hipersônicos Kh- 47 M2 do sistema Kinzhal, estão a postos observando as movimentações no Mar Negro e que também monitora o Mediterrâneo. A distância entre a zona neutra do Mar Negro até Israel é de 1375 km. Um míssel kinzhal cobre essa distância em pouco mais de 7 minutos. Nesse intervalo de tempo não há sistema de defesa anti aérea capaz de interceptar. Esses mísseis podem ser redirecionados para diversos pontos do planeta. A Rússia possui mais que o dobro do arsenal norte-americano. Podemos estar à beira de uma terceira guerra mundial. Muito mais destrutiva que qualquer das guerras anteriores. E o Brasil ainda se divide em torcedores. Insanos. Não percebem a gravidade da situação e o terror que desponta no horizonte.

Sabadou com a música Masters of war de Bob Dylan. Para ouvir e refletir: “Vocês brincam com meu mundo como se ele fosse seu brinquedinho…Quando a contagem de mortos aumenta vocês se escondem em suas mansões enquanto o sangue de jovens jorra de seus corpos e é enterrado na lama”. Não tem bom dia, nem boa noite. Só tristeza. Até segunda.

Esta é uma coluna de opinião e reflexão

Contato- [email protected]

Imagem- Stock

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Já passou da hora de arriar a lona do circo neopentecostal bolsonarista

O Brasil não é do “senhor Jesus”, nem de Malafaia, nem de Michelle e nem …