O site Brasil Fora da Caverna foi derrubado no Instagram às vésperas da eleição
A explicação publicada no site BFC informa: A página do Brasil Fora da Caverna (BFC), antigo Brasil Fede Covid, no Instagram foi derrubada pela Meta na noite desta sexta-feira (21), pouco depois de ultrapassar a marca de 1,1 milhão de seguidores. Antes da medida, a gigante da tecnologia não emitiu nenhum aviso.
A retirada do perfil ocorre em meio ao período eleitoral de 2026 e interrompe o acesso a um dos principais canais de distribuição de conteúdo jornalístico do veículo nas redes sociais. Nos últimos 30 dias, o BFC ganhou mais de 60 mil seguidores.
A direção do Brasil Fora da Caverna considera a medida um ato de censura e relaciona a derrubada ao crescimento alcançado pelo perfil e à sua presença no debate público durante as eleições. Até o momento, porém, não foram apresentados elementos que permitam confirmar a motivação da Meta para a decisão.
Com alcance gigantesco dentro do campo progressista, a página vinha ampliando sua audiência e a circulação de notícias sobre política, direitos humanos, sociedade e cultura. Para o veículo, a suspensão representa um ataque à liberdade de imprensa e um retrocesso para o jornalismo comprometido com a democracia.
O Brasil Fora da Caverna informou que buscará esclarecimentos e a recuperação do perfil. Por enquanto, o veículo vai atuar por meio do perfil @brasilfedecovid e pelo sitewww.brasilforadacaverna.com.br.
Desafio às leis brasileiras
Antes de derrubar o BFC, o site Brasil em Folhas, denunciou que a Meta, dona do Instagram, realizou ações promocionais na saída de escolas em São Paulo. A empresa montou estandes e distribuiu brindes para divulgar as chamadas “Contas de Adolescentes”. Em alguns casos, a iniciativa ocorreu sem autorização escolar ou consulta aos pais.
Acre in Foco – Cobertura das Últimas Notícias do Acre Acre in Foco traz as últimas notícias do Acre, com cobertura atualizada sobre política, segurança, saúde, cultura e eventos locais. Fique por dentro de tudo
