Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Coluna da Angélica- Acirra-se conflito entre PM e Secretário de Segurança

Coluna da Angélica- Acirra-se conflito entre PM e Secretário de Segurança

 Jordão abandonada

A cidade de Jordão está sem comando nesta segunda-feira (12). O prefeito Naudo Ribeiro (PDT) foi para um seringal no Rio Muru; o vice-prefeito Siã Kaxinawá, foi para a aldeia; o presidente da Câmara de Vereadores Eudes Mendes (PDT), viajou acompanhado do vice-presidente Antônio Jorge (PL) e do 1º secretário, Sivaldo Kaxinawá (PCdoB). Para completar, a cidade está sem juiz. Jordão é um município onde o PDT reina quase absoluto. Além do prefeito e do vice, tem três dos nove vereadores, incluindo o presidente da Câmara de Vereadores. Alô , Luís Tchê, presidente do PDT no Acre. Alô, deputado Jesus Sérgio (PDT), desse jeito o bicho pega.

…e Tarauacá na fé

Na outra prefeitura do PDT, Tarauacá, onde a prefeita é nada menos que a esposa do deputado federal Jesus Sérgio, a fé da prefeita Néia Sérgio (PDT) continua dando o tom. Na Páscoa ela mandou colocar umas cruzes com capelinhas para santos católicos na praça da cidade, o que causou descontentamento na comunidade evangélica da cidade. Os moradores reclamam que a única obra da prefeita conhecida por suas “visões”, foi a decoração católica de Páscoa.

Cabeça

A revolta dos oficiais da PM com o Secretário de Segurança vai muito além das Notas de Repúdio publicada nesta segunda-feira (12). Informações de caserna garantem que a cabeça do Secretário foi pedida ao governador Gladson Cameli que se comprometeu em dar a resposta em breve. Sem querer colocar lenha na fogueira e já colocando, o motoboy que teve a moto apreendida e a promessa de Gladson de doar o dinheiro para que ele pagasse as multas e pudesse retirar a moto do pátio do Detran está esperando até hoje.

Sem perdão

Para a Associação dos oficiais, o áudio do Secretário de Segurança vazado no sábado (10), não condiz com o que se espera de um secretário de Estado e afirma que: “não de admite a fragilização das instituições de segurança por parte dos que têm o dever moral de tutelá-las”. Já a nota assinada pelo Comandante da PM, coronel Paulo César Silva, diz que : “o comando não aceita qualquer tipo de declaração ofensiva que coloque em dúvida a capacidade intelectual e emocional do nosso efetivo e de nossos oficiais”.

Resultado amargo

A confusão toda pode acabar tendo um resultado diferente do que os militares esperam. Na surdina existe uma disputa de poder entre a Polícia Militar e a Polícia Civil. Os militares não gostam de ser submetidos às ordens de um civil, e é o que pode acabar acontecendo caso Gladson resolva trocar o Secretário de Segurança. Nos bastidores dizem que tem delegado na expectativa, embora o velho desejo de ter o coronel Marcos Kinpara no comando da pasta tenha ressuscitado. Marcos Secretário seria um meio de manter o irmão Minoru no PSDB. Arrisco dizer que será muito difícil apaziguar os ânimos fardados em qualquer das opções dadas.

Sonho

Com a decisão do STF de restituir os direitos políticos ao ex-presidente Lula da Silva, o PT ganhou musculatura em todo o território nacional. No Acre o ex-quase tudo Jorge Viana (PT), já sente a comichão para retornar ao Senado. Evidente que as chances dele aumentaram e não foi um mau senador, embora esta humilde colunista o ache mais capacitado para o Executivo do que para o Legislativo. As pernas por enquanto, talvez não permitam este passo para o Palácio…ainda. Muita água vai rolar até junho de 2022. Aguardemos.

…e pesadelo

Ocorre que se Jorge Viana optar por disputar a única vaga do Senado disponível em 2022 vai enfrentar muitos candidatos em pé de igualdade com ele. Inclusive a deputada Perpétua Almeida (PCdoB) com quem ele não quis concorrer em termos de quantidade de votos em 2014. Vaidade que resultou na ascensão de Gladson Cameli, que trocou o mandato de senador pelo de governador do estado, permitindo por sua vez a promoção de Mailza Gomes (PP), que ganhou 4 anos de mandato sem nunca ter passado pelo teste das urnas.

Sem opção

Não é nem que Perpétua almeje o Senado, o problema é que se não tiver mudança na legislação eleitoral para o modelo federação ou distritão as opções serão mudança de partido ou se dispor a encarar uma disputa maior. Conhecendo Perpétua Almeida posso antecipar que não passa pela cabeça dela sair do PCdoB. Como o partido terá que lançar candidatos majoritários abre-se a possibilidade para outros quadros do PCdoB, como Chagas Batista de Taraucá que deve tentar uma vaga de deputado estadual. Perpétua disputa o mesmo eleitorado de Jorge Viana. Façam as contas.

 Dificuldades

Se a Reforma Eleitoral não for aprovada e ao que tudo indica não será, porque não interessa aos grandes partidos, a renovação na Câmara dos Deputados e no Senado promete ser grande. O deputado Alan Rick (DEM), possível candidato ao senado, por exemplo, vai ter muita dificuldade para montar uma chapa de deputado federal e estadual competitiva. O partido é praticamente restrito à Alan Rick e Antônio Pedro e os dois não se bicam.

 Transição

O MDB está em fase de transição com seus diferentes grupos se movimentando para lados distintos. Caso Flaviano Melo embarque na onda de disputar o senado e Jéssica Sales saia de vice de Sérgio Petecão (PSD), abrem-se duas vagas na Câmara dos Deputados que poderão ser ocupadas por Mazinho Serafim, prefeito de Sena Madureira e Roberto Duarte. Como vice não é exatamente o perfil da dinâmica Jéssica Sales, eu diria que ela está mesmo mirando na vaga do Senado o que de qualquer menearia abriria uma vaga para o partido na Câmara.

Possibilidade

Na casa dos Rocha, a candidatura de Mara Rocha ao senado, é uma possibilidade, mas não certeza. O PSDB não quer liberá-la para trocar de partido. Terá que esperar a janela para sair. No PL, sua futura casa, poderá formar uma chapa competitiva em dobradinha com Antônia Lúcia, com grande chance de eleger as duas. Entretanto, o partido precisará se esforçar muito para não perder sua vaga no Legislativo Estadual.

PSDB
Com a saída de Mara Rocha, Vanda Milani deve assumir o PSDB. Vanda tem interesse em disputar o Senado, segundo dizem, para eleger o filho Israel Milani, deputado federal. A questão é- conseguirá montar chapa? O deputado Luiz Gonzaga nunca teve interesse em ser deputado federal. Gonzaguinha gosta mesmo é de andar pelas comunidades ribeirinhas distantes o que seria dificultado em um mandato federal. Neste domingo, Luiz Gonzaga estava em algum lugar do Rio Liberdade onde o contato é difícil. Só consegui entender que estava levando máscaras para distribuir entre os ribeirinhos. Portanto arrisco dizer que a empreitada para levá-lo a disputar uma vaga de federal dificilmente será bem sucedida. A dificuldade de encontrar nomes com densidade eleitoral está na mesa tucana.

Bom dia governador Gladson Cameli. Quer dizer que o filho pródigo voltou ao antigo lar? Será que vidro quebrado ao ser colado fica sem marcas?

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

PM garante mais de 10 mil atendimentos em ações de cidadania

 Os serviços de cidadania são levados por meio do programa Juntos Pelo Acre A tenente-coronel …