Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Aleac aprova Auxílio Temporário de R$ 400 para servidores da Saúde e indenização a servidores temporários do Detran e Depasa

Os deputados estaduais aprovaram durante sessão extraordinária desta quarta-feira (15), o Projeto de Lei de autoria do Executivo que concede indenização aos servidores provisórios.

O relator da proposta, deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), frisou que o PL é fruto da Emenda Constitucional nº 64/2022 de autoria dele e do deputado Pedro Longo.

A Emenda promulgada, ainda no ano passado, prevê o pagamento de indenização extraordinária a servidores contratados temporariamente pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) e pelo Departamento Estadual de Águas e Saneamento (Depasa), atual Saneacre. Porém, ela necessitava de uma lei para regulamentá-la.

“Hoje, estamos corrigindo com essa proposta, uma injustiça contra os servidores temporários do antigo Depasa e do Detran. Isso vai envolver dezenas de servidores no Detran, e centenas de servidores do Depasa. Uma conquista importante, fruto da legislatura passada”, frisou.

Segundo o PL, os servidores farão jus a um salário mínimo por cada ano de efetivo exercício, desde que a rescisão tenha ocorrido nos últimos cinco anos, de forma involuntária e sem justa causa, e que não tenham recebido indenização ordinária.

Ainda de acordo com a proposta, serão contabilizados, como de efetivo exercício, todo o tempo de serviço prestado, independentemente da quantidade de contratos temporários, de excepcional interesse público, celebrados entre os servidores e a administração pública.

Os deputados aprovaram também, mas, com emenda, o Projeto de Lei que retoma sem data para terminar, o auxílio para os servidores da saúde no valor de R$ 400. A relatora da proposta, a deputada Michelle Melo (PDT) destacou a importância da aprovação do PL.

“Tivemos uma conversa com a categoria do sindicato e ficou estabelecido que faríamos uma emenda para revogar o art. 4º desta Lei. Neste sentido, o benefício que seria pago aos servidores até o dia 31 de dezembro de 2023, passará a ser pago sem data definida para término. Assim, honramos o compromisso do governo e desta Casa com a categoria”, frisou.

Os deputados aprovaram, ainda, o Projeto de Lei Complementar que cria dois cargos na Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Artesãos acreanos participam do 17º Salão do Artesanato em Brasília

Sete artesãos acreanos participam do 17º Salão do Artesanato de Brasília, entre esta quarta-feira, 8, …