Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Coluna da Angélica- Então é Natal, com a paz selada entre Gladson e Bocalom

1-Decoração natalina

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom (PP), mostrou que é bom em decoração. É unanime nas ruas da capital o comentário que a decoração da prefeitura ficou muito melhor que a do governo. E gastando menos. Com menos de 800 mil, Bocalom entregou uma das decorações mais belas do Brasil com direito a árvore de natal com 8 metros de altura e um iglu com máquina de neve além das luzes que enchem os olhos. A população mostrou seu contentamento lotando a praça todas as noites. O governo do Estado gastou 2 milhões e 200 mil para decorar Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Um milhão e 400 mil a mais que Boca. Maior gasto, menor resultado. Se tivesse consultado o prefeito da capital poderia ter apresentado um resultado melhor com menos gasto. Um milhão e 600 seriam suficientes para decorar a capital e Cruzeiro do Sul. Afinal com pouco mais que os 650 mil que o governo gastou só com a casinha do Papai Noel no Natal de 2022, o Velho Boca decorou a cidade em 2023. E bem.

2-“Atrapaiado”

O cerimonial da prefeitura quase apagou o brilho das luzes natalinas na cerimônia do acender das luzes. Erraram os nomes das autoridades e exageraram na puxação de saco do prefeito. No meio do discurso do prefeito iniciaram a contagem regressiva para o acender das luzes e enquanto Bocalom gritava aperreado “pera, pera”, os fotógrafos começaram a subir no palco e as luzes começaram a acender. Sem alternativa o pobre prefeito fez coro com a contagem. Não passou despercebido o riso da presidenta do TJ, desembargadora Regina Ferrari, que havia sido convidada para apertar o botão para acender as luzes de natal. A confusão pelo menos contribuiu para a população dar boas gargalhadas e desestressar da agonia pelo atraso de mais de uma hora. Fato é que Boca foi impedido de vender seu peixe. Ou sua decoração. Pelo seu próprio cerimonial.

3-…e sem logística

A organização da festa pecou também em relação a chegada do Papai Noel.  Bocalom tentou agradar gregos e troianos com a inovação de um Papai Noel vermelho e outro azul. A organização os concentrou na ladeira da maternidade. O trajeto pela Getúlio Vargas foi atrapalhado pelo trânsito intenso. Mais um pouco e chegariam para o Natal de 2024.

4- Cordialidade

Por educação, cordialidade ou algo mais, Tião Bocalom convidou o governador Gladson Cameli (PP) para a cerimônia. Gladson compareceu. Como convidado de honra. Corretos os dois. “Vamos selar a paz em prol da população. Eu e o prefeito temos um compromisso com a população”, disse Cameli. Foi o suficiente para os especialistas em pitacos entenderem como um sinal de um possível apoio de Gladson a Boca na eleição de 2024, caso o candidato de sua preferência, Alysson Bestene (PP), não decole.  Tudo para evitar a vitória de Marcus Alexandre (MDB). Bocalom não saiu do Progressistas. Ponto.

5- Medidas

Javier Milei começou seu governo com decretos. O primeiro deles altera  a lei anti-nepotismo para empregar sua irmã Karina como Secretária-Geral da Presidência. Detalhe, o decreto estipula que só ele pode quebrar a regra do nepotismo. Detalhe 2, Karina é taróloga. Deve dividir conselhos ao irmão presidente com o cachorro morto que se comunica com ele por telepatia.  Entre magias e sobrenatural,  Milei iniciou sua gestão.  O primeiro dia de governo foi marcado pelo aumento de 180% no preço dos alimentos com tendência a piorar. Javier Milei anunciou aumento da inflação e do desemprego. Também anunciou a liberação dos preços. Novas medidas serão expostas nesta terça (12). Não está descartada a desvalorização da moeda. Milei assumiu que fará um ajuste fiscal no setor fiscal público, que recairá sobre o Estado e não sobre o setor privado. Assemelha-se a uma mistura de Fernando Collor com Jair Bolsonaro. Pobres hermanos.

6-Loa, Loas

Os legislativos estadual e municipal precisam votar a Lei Orçamentária Anual (LOA) até o próximo dia 14, uma vez que o início do recesso parlamentar está marcado para iniciar no dia 15. Faltam apenas dois dias para discutirem e acertarem todos os pontos. Ontem uma reunião na Câmara de Vereadores estava marcada uma audiência para debater a LOA municipal. Apenas três vereadores apareceram: Fábio Araújo (PDT), Raimundo Neném (PSB) e Ismael Muniz (PSDB).  Segundo funcionários da Câmara  Joaquim Florêncio (PDT), chegou por lá e perguntou o motivo da reunião. Ao saber que era para discutir a LOA, disse “rapaz, vou embora”. E foi. Na Assembleia Legislativa do Estado a audiência pública na segunda-feira, três dias antes da votação da LOA estadual, foi para comemorar os 75 anos da Declaração dos Direitos Humanos. A pedido da deputada Michelle Melo (PDT).

7-Curiosidades

Na Aleac o ano legislativo foi marcado pela troca de líder. Em menos de um ano o governo teve dois líderes e na verdade só um. Que não é o líder. Pedro Longo (PDT). Que nem ocupa o cargo oficialmente. Mas que atua mais e melhor que os nomeados…juntos.  Ao mesmo tempo em que preside as sessões. É o deputado Bom Bril, da base de sustentação do governo. 1001 utilidades. Eduardo Ribeiro (PSD), centrado, fecha o ano com projetos interessantes: garantiu que mulheres tenham acompanhante de sua escolha em procedimentos que necessitem de sedação. Uma medida  de precaução contra possíveis abusos sexuais; garantiu também a possibilidade de pagamento de conta atrasada no momento do corte de energia elétrica e a educação financeira nas escolas. A Casa foi bem gerida pela dupla Luiz Gonzaga (PSDB), na presidência e Nicolau Júnior (PP), primeiro secretário. Juntos garantiram o funcionamento do poder e tranquilidade para o governador. Na oposição, o destaque é o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) que sozinho faz parecer que são 10 parlamentares apontando as falhas do Executivo. Tem conteúdo e método. E oratória.

8- Ativa

A ex-deputada Mara Rocha (Sem Partido), não sossega. Estar sem mandato só faz diferença para ela por não poder indicar emendas…e votar contra o governo Lula.  No mais, segue a luta política. Ferozmente. Mara era das mais atiçadas na manifestação contra a indicação de Flávio Dino realizada em Brasília neste domingo (10). Os eleitores que gostam de representantes com posição bem definida, firmes e destemidos podem ter o desejo contemplado em 2026. Tanto Mara Rocha como seu irmão o ex vice governador Wherles Rocha tendem a voltar à política institucional. O Major Rocha aliás, guarda uma surpresa para ser apresentada em 2024. Aguardemos.

9-Beija-mão 

Secretários de Estado, deputados e cargos comissionados, não pouparam manifestações públicas pelo aniversário da vice-governadora Mailza Assis (PP). Lendo as mensagens tem-se a impressão que a vice já pode ser canonizada. É uma pessoa sem defeitos e com capacidade para administrar o mundo. De Senador Guiomard para o mundo. Já, já, alguém se habilita a escrever uma biografia com esse título. Olhos atentos observam que a Ministra Nancy Andrigui só tem até do dia 19 de dezembro para se pronunciar sobre o pedido de afastamento de Gladson Cameli do posto de governador. 7 dias para a decisão. Se não anunciar, a decisão ficará para depois de 20 de janeiro de 2024. Depois do recesso. Quando voltam as sessões de julgamento. Sem nenhuma garantia que Nancy acate o pedido e afaste o governador. Muita gente pode estar se antecipando e beijando a mão alheia antes da cerimônia. Parece que  todos querem é se segurar.

Bom dia, padre Máximo. Então o senhor critica a ausência de Jesus nas comemorações de Natal é? Como se a festa não fosse de origem dita pagã. Originalmente era a celebração do solstício de inverno com o culto ao  Deus Sol. A igreja católica se apropriou desta celebração e para dar um ar mais palatável a seus dogmas o transformou em aniversário de Jesus. Se procurar direitinho, caro padre, não vai encontrar Jesus nas igrejas nem nos corações. Quanto mais numa festa anterior ao nascimento dele.

Esta é uma coluna de opinião e reflexão

Contato- [email protected]

Imagem- Melhor de 10

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Acre é o 12º estado com a melhor taxa de investimentos públicos do país, mostra Ranking dos Estados

De acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados 2023, o Acre é a 12ª …