Coluna da Angélica- Jorge Viana embaralha o jogo e tira o sono dos adversários

Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

– Abalou

Bastou ser aventada a possibilidade do ex-governador Jorge Viana (PT), disputar o governo do estado em 2022, para a tropa de choque do atual governador cair em cima. O tamanho da reação equivale ao tamanho da força de JV. Pelo jeito na próxima eleição o PT vem com tudo- Lula tocou o terror lá, e Jorge Viana, toca o terror cá. Ambos com grandes chances de vitória. A maioria dos analistas políticos do país apontava para esse retorno. Só não previam que se daria tão cedo. Jorge equilibrou o estado. Gladson desequilibrou. Alea jacta est. Façam as apostas.

– Sucessor

Só a possibilidade de Jorge Viana (PT)  disputar o governo do estado já embaralha o jogo. É um forte candidato e tem quase dois anos pela frente, exatamente o pior período para quem está no poder. Jorge sucedeu Cameli I. Pode repetir o feito com Cameli II. Além de atrasar os salários do funcionalismo público, Orleir se viu às voltas com uma série de denúncias envolvendo o uso de 4 CPFs e apreensão de avião com contrabando. Gladson tenta a todo o custo evitar uma CPI na Educação, mas quanto mais se mexe, mais evidente fica que que não quer a luz iluminando os cantos escuros da administração. E há quem suspeite que um problema na Saúde pode não deixar pedra sobre pedra no castelo real.

– Riscos

Gladson pode começar a sentir os efeitos das ações por impulso, como a de trocar os partidos que apoiaram sua eleição por membros de partidos adversários que arrebanhou à vontade. Basta ver que entre seus “de confiança”, estão ex-membros do PT e do PCdoB. Na sua base de sustentação de 15 deputados na Assembleia Legislativa, apenas os deputados Pedro Longo (PV), seu atual líder, Luís Tchê (PDT) e Jenilson Leite (PSB), o acompanharam na campanha municipal. Os três com origem na extinta Frente Popular do Acre. Nem o partido dele, o Progressistas cedeu. Mal terminou a campanha, Jenilson Leite reassumiu seu lugar na oposição. A entrada de Jorge Viana no jogo sucessório pode evidenciar que Gladson pode não ter os que o apoiaram e tende a perder os que tentou levar para o lado dele. A tendência é que JV vire boa parte dos apoios.

– Diferenças

Muitos não gostam de Jorge Viana como pessoa, mas reconhecem que foi o melhor governador que o Acre já teve. Em contrapartida, é difícil não gostar da pessoa Gladson Cameli , entretanto sua gestão é questionável. Jorge tinha aceitação de mais de 70% quando concluiu o segundo mandato. Gladson em seu segundo ano de governo não chega a esse percentual nem com os contorcionismos de sua base de bajulação que junta tudo o que não der resultado péssimo como aprovação. Além disso, muitos colocam em dúvida o resultado de pesquisas que afirmam ser conduzidas por cargo comissionado. A disputa será animada, até porquê numa eleição onde se entrega o destino de milhares de pessoas nas mãos de um governante, a competência tem mais importância que um par de belos olhos verdes e um sorriso fácil. Decididamente a disputa não é pelo posto de Mr Simpatia.

– Polarizar

Apesar dos outros postulantes, a disputa tende a polarizar entre os dois- o atual e o ex, em que pese a origem conjunta. Jorge foi um dos criadores da Frente Popular. Gladson era da FPA. Com o restabelecimento dos direitos políticos de Lula, o PT renovou suas forças. A tal ponto que já tem petista no Acre abandonando as sandálias da humildade que foi obrigado a calçar. Mal sabe que um calçado errado pode colocar a caminhada em risco. Os senadores Sérgio Petecão (PSD) e Márcio Bittar (MDB), têm mais 4 anos no senado e Luziel Carvalho não apareceu na disputa…ainda.

– De mudança

Em Brasília, a conversa é que o deputado Alan Rick está tentado a trocar o Democratas pelo PSDB. Vanda Milani (Solidariedade), não estaria mais com a porta do ninho tucano aberta. O atual presidente do PSDB, Manoel Correia, o Correinha que tem mais medo de perder a presidência do partido do que o governador Gladson Cameli de CPI, teria se encarregado de evitar a mudança. Correinha nadou, nadou e vai morrer na praia. Partido nenhum vai manter na presidência alguém sem mandato, tendo um deputado federal. Caso Alan efetive a mudança, deverá chegar com a chave da presidência na mão. A dúvida maior é se será candidato ao senado na chapa de Gladson Cameli, que vai precisar mais do que nunca manter o PP ao seu lado. Mailza Gomes (PP), afia as unhas.

– Decisão

Já na prefeitura de Rio Branco, a escolha estaria feita desde já. O velho Boca teria colocado na cabeça que vai fazer de seu Secretário de Saúde, Frank Lima, deputado estadual e de seu chefe de Gabinete Civil, Arthur Neto, deputado federal em 2022. Bocalom sonha alto sem combinar com o eleitor. Frank Lima coleciona adversários que afirmam que dos 6 cargos do Saerb, 5 seriam ocupados por parentes dele. Inexplicavelmente a presidente do Saerb que casa e batiza lá dentro seria apadrinhada de Márcio Bittar e Flaviano Melo. Estranhamente os dois do MDB que também têm cargos no governo do estado. Arroubos da coordenadora do Barral y Barral que também seria parente do Secretário, pode não ser a melhor maneira de garantir votos. Enfim. Em cada cabeça uma sentença e na de Bocalom parágrafos.

– Disputado

O eterno presidente do Sindicato dos Jornalistas do Acre, Sinjac, Victor Augusto, apesar de filiado ao Cidadania, vem sendo disputado por outros partidos. A Rede e o Pros, ofereceram a sigla para o popular Bombonzão disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Acre em 2022. Pelo jeito a única dúvida é o partido porque a decisão de encarar a eleição é certa. Victor conta com amplo apoio da categoria que se ressente de não ter uma voz no parlamento para defender os interesses da classe. Em âmbito nacional alguns passos estão sendo dados. O Projeto de Lei Complementar (PLP) 30/2021, do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), permite a inclusão de jornalistas no Simples Nacional, como Microempreendedores Individuais (MEI). O texto-base foi aprovado no Senado e segue para a Câmara dos Deputados. A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), informou que vai apresentar um projeto de lei para a inclusão de  publicitários e radialistas no Simples Nacional também.

– Sanderson

O advogado Sanderson Moura (PSOL), é candidatíssimo ao Senado em 2022. Não é uma vontade pessoal. É o sonho de muitos que desejam uma representação qualificada do Acre no Senado da República. Para os que abaixam a cabeça envergonhados de algumas posturas dos atuais representantes, Sanderson desponta como opção de defesa das causas populares e de justiça social. Pode ser uma lufada de ar fresco na estrutura mofada.

– Esperando Godot

As 108 famílias do Ramal do Bagaço, que foram impedidas de tirar sua produção desde que duas porteiras foram colocadas no ramal, aguardam ansiosamente pela manifestação dos senadores Sérgio Petecão e Márcio Bittar e do deputado Alan Rick. Os três representantes do povo acreano se manifestaram em favor do empresário Ricardo Leite, o Rico, quando este teve uma fazenda invadida em Vista Alegre do Abunã- RO e chegaram a cobrar ações do ministério da Justiça. De acordo com os produtores do Ramal do Bagaço, o empresário defendido pelos três políticos seria o responsável pelas porteiras que impedem a passagem deles. Ele adquiriu uma terra na área e fechou o ramal. Desde então, eles são obrigados a desviar por um caminho intrafegável pelo Quixadá, deixar as motos na margem e usar uma balsa improvisada para conseguirem chegar à Rio Branco. Nas proximidades da Cidade Cenográfica, precisam encontrar um transporte que têm de pagar para levar qualquer produto. Estão perdendo produtos, tempo e dinheiro. Alô senadores. Alô deputado. 108 famílias. Ponto.

Bom dia, Emylson Farias. É verdade que o sonho dourado de vossa excelência é suprimir o “ex” de Secretário de Segurança?

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Acre busca se tornar elo estratégico entre Ásia e Brasil por meio de parcerias comerciais

O governador Gladson Cameli se reuniu na manhã desta segunda-feira, 25, no Palácio Rio Branco, …