Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Coluna da Angélica- Um retrato da política no Acre

1-Bombástica

A temperatura ferveu na sessão da Assembleia Legislativa desta terça-feira (18). A ex-líder do governo Michelle Mello (PDT), se colocou na posição de confronto ao governo e ameaçou em alto e bom tom que a partir de agora vai expor ao público o que ficava restrito aos bastidores. “Será verdade sobre verdade”, disse ela. . Outros dois parlamentares da base, Afonso Fernandes (PL) e Fagner Calegário (Podemos), criticaram o governo por não pagar as empresas terceirizadas desde julho. Edvaldo Magalhães (PCdoB), enfiou o dedo na ferida do governo di cum força. Edvaldo e Michelle deitaram e rolaram sem que ninguém assumisse a defesa do governo. O atual líder do governo, Manoel Moraes (PP), nem apareceu. Deixou a plateia à espera de sua defesa…desastrada. Para completar, os dois deputados do PSD criticaram duramente seu líder Sérgio Petecão, acusado de privilegiar interesses pessoais.

2- Marionetes

Michelle Melo que soltou o seu grito de independência, usou o conhecimento adquirido em 8 meses como líder do governo para afirmar que  o governo usa os deputados da base como marionetes. Só servem para aprovar os projetos do Executivo. Muitos deles com defeitos.  Ninguém contestou. A deputada foi além. Usou o termo covarde para designar alguns integrantes da equipe do governo. Disse que o Executivo não dá atenção às pautas dos deputados da base.  E arriscou: “aviso que nunca terão”.  Ela ameaçou expor e nominar um por um dos listados na categoria “covarde”, a partir desta quarta-feira (20). Aguardemos o terremoto porque a promessa é não deixar pedra sobre pedra. A briga está só começando. Michelle tem a vantagem da tribuna da Assembleia. Mas os outros têm a mídia…

3-Ferino

Mantendo a característica que o destacou enquanto deputado, o Secretário Adjunto de Governo Luiz Calixto, disse ao jornalista Luciano Tavares durante o podcast Papo Informal que está lendo o livro Mentes Perigosas, o psicopata mora ao lado de Ana Beatriz Barbosa Silva. E explicou o conteúdo do livro: “pessoa que tem carinha de anjo, carinha de Barbie, envolvente e sabe manipular mas por dentro é perverso. Um diabo”. Para refrescar a memória, quando Michelle Melo era líder do governo, Calixto publicou uma foto dela chamando-a de “minha Barbie”. Parece que a publicação foi apagada. O rosa esmaeceu. Mas a briga promete.

4-Prioridades questionáveis

Muitos alunos na capital estão sem aula de matemática há mais de três meses e enfrentam o risco de suspensão das aulas por falta de professores  porque a Secretaria de Educação está fazendo mudanças no quadro de professores por causa da finalização dos contratos. Isso sim é emergência. Ou crime, na avaliação dos pais. Mas os esforços são para pegar uma carona de 25 milhões que pode ser impedida a qualquer momento. Há quase um mês o Decreto Legislativo para sustar a carona da Secretaria de Educação com o governo do Maranhão dorme na gaveta. Aguardando espaço na pauta de votações. Mesmo com todos os questionamentos da Aleac e do TCE a empresa do Maranhão que a Secretaria de Educação do Acre pegou carona para reformar escolas no interior do estado em pleno período letivo desembarca no Acre para sublocar contratos  para empresas locais. A denúncia é do deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB).  Parece que Lei por aqui é encarada apenas um amontoado de letras pretas em papel branco. Opcional. Vai entender.

5-Arrebentou

A falta de pagamento dos trabalhadores terceirizados que vinha fervendo em fogo baixo explodiu na noite desta terça-feira (19). Com 4 meses de salários atrasados e sem ticket alimentação há mais de um ano, os servidores da Red Pontes que prestam serviço de limpeza no Pronto-Socorro realizaram um protesto. Fecharam a rua. A situação é de desespero. Uma trabalhadora relatou ao site Notícias na Hora que precisou entregar os filhos para o pai porque não tinha como alimentá-los. Muitos afirmam que foram despejados porque não têm como pagar aluguel.  A empresa diz que o governo não paga e o governo nega que haja pagamentos em atraso. Parece que os salários dos trabalhadores se perderam nesse labirinto de disse me disse. Esperamos que os trabalhadores não sejam trocados por dívidas de campanha. Seja como for, as feridas estão sendo expostas.

6-Fora da tenda

O vendaval político atingiu em cheio a Tenda Amarela.  A revolta dos dois deputados do PSD sobre o evento realizado pelo Diretório Estadual do partido para receber o candidato do MDB, Marcus Alexandre e seu séquito, se manifestou em cores fortes contra o presidente da Estadual, senador Sérgio Petecão. Nem Eduardo Ribeiro nem Pablo Bregense citaram o nome de Petecão, porém este bailava entre as frases. O presidente da Executiva Municipal do PSD, Eduardo Ribeiro, destacou que como presidente já havia definido que as conversas políticas só se dariam no próximo ano.  Passaram por cima da presidência municipal. “Se espetáculo desagradou não culpem a plateia”, disse ele. Pablo Bregense seguiu o mesmo tom e ratificou as palavras de Eduardo Ribeiro. alertando que a soberba precede a queda, deixou claro que os dois parlamentares do PSD, que não participaram do evento “Tenda Amarela para candidatura Azul”, não serão levados a reboque. E ainda lascou: “parece que o que vale na política é aquele que engana. É bom o que não tá nem aí e busca o individualismo…que as cabeças brancas não sejam cabeças duras”, foram as expressões usadas. Os dois parlamentares deixaram claro que o apoio ao MDB não está fechado e que continuarão  trabalhando por uma aliança até o próximo ano.

7- Reagiu atirando

Mentirosos e “têm que ser homem”, reagiu o presidente da Executiva Estadual do PSD, Sérgio Petecão ao desabafo de seus parlamentares. Petecão disse que os dois sabiam da reunião com o MDB. Mas saber, todo mundo sabia. Até quem não é do PSD. O que os deputados questionaram não foi isso. Eles destacaram que o acordo era só definirem alianças em 2024. Além disso, eleição municipal é da competência do Diretório Municipal e não do Estadual. Parece que a alegria de Petecão não durou mais que um fim de semana. Mas terá que se adequar. Há dois meses, o PSD expulsou prefeito, vices, vereadores e filiados por infidelidade. Não vai fazer o mesmo com seus dois deputados. Não pode querer sacrifica-los no altar de Marcus Alexandre como o MDB fez com Emerson Jarude (Novo). Ou vai? Seja como for, a trombada foi registrada. E foi pública.

8- Meia volta

A vereadora Lene Petecão (PSD), que se empolgou e colocou seu nome à disposição para vice de Marcus Alexandre, mesmo sendo da base de Tião Bocalom (PP), correu atrás do prejuízo. Na impossibilidade de se explicar diretamente ao prefeito, se justificou para Waltinho. Em seguida declarou que permanece na base de Bocalom e que só lançou seu nome para vice do MDB em protesto contra a direção do PSD. A gente acredita. O prefeito não sei. Fato é que quem calça 37 não pode enfiar o pé num sapato 35 e achar que vai abalar na passarela.

9-Compartilhou os louros

O presidente da Assembleia Legislativa, Luiz Gonzaga (PSDB) dividiu os louros do sucesso da Escola do Legislativo com os outros 23 deputados. A Escola do Legislativo do Acre concorreu com as dos Legislativos, Executivos e Judiciários de todo o Brasil e foi uma das quatro selecionadas. O motivo para comemorar ter sido destaque na Suíça é muito maior do que se pode imaginar. Mas Gonzaga mais que comemorar, dividiu o feito com os colegas e disse que sem o trabalho e apoio de cada um o sucesso não seria possível. Agiu como líder. Ao assistir as entrevistas no vídeo gravado em Genebra não consegui evitar de pensar que a diretora da Escola, Rachel Farias, daria uma excelente deputada. Não entendo como os partidos não despertaram para essa possibilidade.

Bom dia, vice-governadora Mailza Assis…esteja onde estiver. Dizem que Vossa Excelência sumiu desde a Expo Juruá. O governador a gente sabe que está nos States. Afinal, quem está no governo?

 

Esta é uma coluna de opinião e reflexão

Contato- [email protected]

Imagem- Gazeta do Povo

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Já passou da hora de arriar a lona do circo neopentecostal bolsonarista

O Brasil não é do “senhor Jesus”, nem de Malafaia, nem de Michelle e nem …