Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Polícia Federal prende ex-governador de Madre de Diós que estava foragido em Rio Branco. Veja detalhes

Polícia Federal prende ex-governador de Madre de Diós que estava foragido em Rio Branco. Veja detalhes

Polícia Federal prende ex-governador de Madre de Diós que estava foragido em Rio Branco. Veja detalhes
Polícia Federal prende ex-governador de Madre de Diós que estava foragido em Rio Branco. Veja detalhes

A prisão do político peruano foi realizada por meio da Representação Regional da Interpol no Acre

A Polícia Federal, por meio da representação Regional da Interpol no Acre, cumpriu nesta terça-feira (13/12/2022) um mandado de prisão contra Luis Hidalgo Okimura,  governador regional de Madre de Diós no Peru, no período de 2019 a 2022.

Okimura teve a prisão preventiva de 3 anos, decretada em seu país de origem em 21 de fevereiro deste ano por suspeita de crimes de tráfico de influência, suborno passivo e tráfico de produtos florestais madeireiros em detrimento do Estado. Veja Aqui

O  procurador Dionisio Quicaño acusou Hidalgo Okimura de favorecer um conglomerado chinês importador de madeira nobre. Segundo a acusação, enquanto governador , Okimura evitou a fiscalização das empresas chinesas para permitir o tráfico de madeira. Segundo o Ministério Público do Peru, guias de transporte florestal eram fornecidas aos veículos que transportavam madeira ilegal no território de Madre de Diós, legalizando com esses documentos mercadorias obtidas ilegalmente. Em troca, as empresas que não eram fiscalizadas recebiam facilidades para obter mais concessões.

A denúncia esmiuça ainda uma relação com o cidadão chinês Ji Wu Xiaodong que envolvia a distribuição de bolsas de estudo na China para filhos de autoridades e, em 2019, teriam pago passagem aérea de Hidalgo Okimura para participar da 11ª Exposição de Comércio e Investimentos da China Central, realizada naquele país.

Após ter a prisão decretada, o ex-governador teria fugido de carro para Rio Branco com o apoio de amigos acreanos. A distância de Puerto Maldonado, capital de Madre de Diós até a fronteira com o Brasil é de cerca de 228 km onde está localizada Assis Brasil, já no estado do Acre. Esta teria sido a rota do ex-governador.

Okimura que é médico-cirurgião, segundo os jornais peruanos mantem uma relação próxima com acreanos  tendo inclusive vínculo empregatício com o Instituto de Gestão de Saúde do Acre desde 2012. Leia Aqui

Para quem estava fugindo da justiça, o ex-governador deixou muitas pistas espalhadas na internet.

Em abril de 2022, os sites de notícias do Peru informavam o endereço do médico e ex-governador em Rio Branco, possuíam imagens dele num supermercado da capital e sabiam que ele havia registrado um Boletim de Ocorrência em Rio Branco por perda de documentos.

A Polícia Federal do Brasil vinha trocando informações com a Polícia Nacional do Peru. A interpol foi acionada e o mandado foi cumprido por ordem do Supremo Tribunal Federal. Okimura foi preso e deverá ser extraditado para o Peru onde ficará à disposição da justiça local.

Segundo a nota da Polícia Federal do Acre, ele é acusado de “cometer crimes de corrupção passiva, tráfico de influência e organização criminosa na região de Madre de Diós no Peru enquanto Governador Regional”.

O preso já se encontra à disposição da justiça para continuidade do processo extraditório.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ele se encontrava em Rio Branco/AC.

 

 

 

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Acre

 

 

 

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Filha de Olavo de Carvalho depõe hoje na PF sobre seita criada pelo pai que envolveria rede de pedofilia

A filha do guru da Extrema Esquerda, Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho presta depoimento …